Buscar

AO 03 - Formulario treino (1)

Prévia do material em texto

�
	Formulário treino para Atividade Online – AO 03 
	Nome da Disciplina: 
	Bioética
	Natureza: 
	Obrigatória
	Questões:
	
1) Sobre o aborto explique o que o que é a ADPF 442 e quais resultados se deram desse processo.
Arguição de descumprimento de preceito fundamental, esta tem como objetivo reparar ou impedir a violação de um preceito fundamental. O PSOL e o ANIS entraram com pedido para recepção parcial do Art 124 e 126 do CP que determina como crime a interrupção voluntaria da gravidez ou auxilia esta interrupção. O pedido da ADPF foi que não fosse considerado crime a interrupção até o 12ª semana de gestação, sendo crime somente a gestação efetiva a esta semana, a ADPF argumenta que os artigos violariam preceitos fundamentais oferecidos na nossa constituição, e por isto era para haver esta proposta. 
 
2) Ainda sobre o aborto, faça um posicionamento a favor ou contra ao aborto, fundamentando sua opinião com aspectos de ética, moral, direito e ciência.
Todos tem direito a vida este é nosso primeiro direito, desta forma, é inviável que seja interrompido este direito, pois se houve consentimento perante o ato sexual, houve então um consentimento no sentido de poder ou não gerar uma vida, desta forma deve-se arcar com as consequências, independente de religião, idade ou fatores financeiros. A vida é única e esta é uma Lei da CF que garante proteção a vida e é um direito inviolável. Vemos também no código penal que provocar o aborto é sim um crime. Portanto, não; Não sou a favor do aborto.
3) Faça um panorama atual sobre o direito de transgêneros serem tratados com o gênero em que se identificam e o seu direito de nome social. Apresente ainda o seu posicionamento (baseado no Direito/legislação, moral e ética) em relação a situação hipotética de um(a) aluno(a) transgênero na escola na qual você trabalhe.
O direito a identidade sexual é reconhecido no Brasil, tendo esta que ser respeitada pelo gênero ao qual ela se identifica, independente da sua biologia, ao direito ao nome em relação a pessoas TRANS o STF já possibilitou este feito, não havendo necessidade de cirurgia de alteração de sexo para mudar o nome, basta a pessoa requerer um novo nome condizente com sua aceitação em relação ao seu biótipo.
Tendo em vista que o principal fundamento, foi o da dignidade humana e o bem estar de cada um dos indivíduos. No caso de aluno trans., como o STF já permitiu a mudança de nome, então cabe a cada indivíduo respeitar a individualidade e a opção de cada um. 
4) Sobre a lei 9434/97 explique como se dá o procedimento de autorização e doação de órgãos para transplante no Brasil? Como você poderia auxiliar na redução do preconceito em relação a doação de órgãos e, consequentemente, o aumento de doares na sociedade?
5) Sobre Diretivas de vontade antecipada, diferencie Testamento vital e Mandato Duradouro. Fale também sobre os princípios que norteiam esses documentos e se eles possuem valor legal. Responda ainda: Você acha válido e importante o indivíduo ter o direito de escolher os tratamentos aos quais serão submetidos ou até mesmo exercer o direito de recusa de tratamento?
6) Na Constituição Federal existem alguns princípios e direitos fundamentais do homem. A vida e a liberdade são os principais, porém, deles derivam outros como a liberdade de crenças. Baseado nesses princípios, explique o conflito de direitos em que se encontram os médicos e seus pacientes praticantes da religião “Testemunha de Jeová” ao se recusarem a receber transfusão de sangue. Qual a sua opinião a respeito (fundamente na moral, ética e direito)?
7) Atualmente tem-se falado muito sobre Nazismo. Um dos fundamentos que o nazismo usava para dizimar pessoas era a Eugenia. Qual é o conceito de Eugenia e se essa fosse uma prática legal atualmente, quais implicações essa teoria traria para a nossa sociedade atual?
�

Continue navegando