Buscar

esportiva LCA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As lesões do LCA estão relacionadas com a prática desportiva, principalmente nos esportes de impacto que exigem constantemente movimentos rotacionais do joelho. Essa lesão, antes quase que exclusivas da população masculina, vem acometendo também mulheres por causa da procura cada vez mais precoce pela prática de atividades físicas, associadas ao alto nível de competitividade, nas mais variadas modalidades esportivas.
Um dos mecanismos mais comuns de lesão do LCA é o entorse, provocado por um movimento rotacional anormal do joelho. Além disso, pode ocorrer também uma lesão sem que haja um contato direto quando, por exemplo, o atleta muda de direção subitamente, para bruscamente durante a corrida ou, ainda, após um salto inadequado.
O atleta refere, com clareza, o movimento do trauma (entorse) seguido de dor de forte intensidade associado, muitas vezes, a um estalo e a sensação de impossibilidade de continuar correndo ou mesmo de apoiar o pé no chão. O aumento de volume do joelho pode ocorrer logo nas primeiras horas devido ao sangramento que ocorre dentro da articulação, trazendo dificuldades para extensão e flexão do mesmo.
As lesões do LCA trazem com frequência um desconforto e restrições para prática de atividades físicas. Muitos atletas, após o término da fase aguda, até conseguem retornar aos esportes que não exijam movimentos rotacionais do joelho, como, por exemplo, a corrida nas esteiras ou em terrenos regulares. No entanto, a sensação de falseio do joelho, até para as atividades habituais, e a atrofia da musculatura da coxa são queixas comuns relatadas pela maioria dos atletas.
Mas esse fantasma não é exclusivo do futebol. Muito pelo contrário, é muito frequente, e até mais, em esportes como o Handebol, Basquete, Skate, entre outros.

Outros materiais