Buscar

Caso Concreto 10 - Direito Civil IV

Prévia do material em texto

Caso Concreto X
1- Antenor dos Anjos, proprietário de uma casa localizada no Bairro de Piedade, construiu uma janela a menos de metro e meio do imóvel de Soraia. Dois anos depois, Soraia construiu um muro, observando o Código de Posturas Municipais e as regras da legislação civil, reduzindo, entretanto, a circulação de ar e a claridade na residência de Antenor, que inconformado, promoveu uma Ação Demolitória.
 Analise a situação narrada, com base na legislação civil brasileira, e aponte a quem assiste razão e fundamente a sua reposta.
R: De acordo com o Art. 1.301/CC, Antenor não poderia ter construído janelas, eirados, terraço ou varanda a menos de meio metro do terreno vizinho. Já em relação à circulação de ar e a claridade na residência de Antenor, o Art. 1.302/CC diz que ele teria um ano e um dia para exigir que janelas, sacadas ou terraços sejam desfeitos. Além de não falar nada sobre muros, como o prazo já foi prescrito, a razão está totalmente com Soraia.
Art. 1.301/CC: É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de meio metro e meio do terreno vizinho.
Art. 1.302/CC: O proprietário pode no lapso de um ano e dia após a conclusão da obra, exigir que se desfaça janela, sacada, terraço ou goteira sobre seu prédio; escoado o prazo, não poderá, por sua vez, edificar sem atender ao dispositivo no artigo antecedente, nem impedir, ou dificultar o escoamento de águas da goteira, com prejuízo para o prédio vizinho.
2- O direito de superfície é concedido a outrem pelo:
R: D) proprietário, caracterizado pelo direito de construir ou de plantar em terreno da concedente, por tempo determinado, mediante escritura pública devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
3- Norma alugou um apartamento no primeiro andar de um prédio e, dois dias após sua mudança, sentiu-se incomodada por ruído excessivo. Apurou o fato e descobriu que o ruído advinha de um assoalho de madeira instalado em apartamento do terceiro andar. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
R: B) A ação cabível deve versar sobre direito de vizinhança, sendo que a responsabilidade pelo distúrbio deve ser apurada sob o critério objetivo.

Continue navegando