Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
METALGRÁFICA PALMIRA LTDA
GELIAD PRUDENTE DE MEDEIROS - RGM: 
DAIANE ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS - RGM:
DAVID NAZARETH FLOR PEREIRA - RGM:
FABIO LOPES LIMA - RGM: 
JESSICA FREIRE DA SILVA REGO - RGM: 
SILEIDA ROSA DORNELAS CAETANO - RGM: 19264437
SÃO PAULO
2019
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGOCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESOS GERENCIAIS
METALGRÁFICA PALMIRA LTDA
Projeto Multidisciplinar em Processos Gerenciais I apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, sob orientação da Profa. Ms. Viviane Spadaro Di Gesu e da Tutora Danielle Pietra de Morais.
SÃO PAULO
2019
INTRODUÇÃO
O presente estudo é um projeto multidisciplinar com foco no processo gerencial e tem como objetivo apresentar as ações gerenciais da empresa Metalgráfica Palmira.
A empresa em questão esta localizada as margens a BR 040 na cidade de Santos Dumont-MG, onde produz embalagens de aço para os seguimentos alimentícios, químicos e também embalagens promocionais para diversas empresas. Anteriormente, a empresa possuía uma gestão voltada para a centralização de poder e delegação de funções, atualmente modificou a estrutura da empresa com relação à distribuição de tarefas. A gestão antes era dividida basicamente entre diretor e a produção, sendo o elo entre dois grupos realizado por apenas dois encarregados. Já a gestão atual é caracterizada pela delegação de funções, embora permaneça um modelo enxuto, a direção é compartilhada entre dois sócios, cada um atuando em sua área. O grupo tático é formado pelos gerentes de produção, financeiro, compras, vendas e manutenção, sendo o elo entre esses grupos e o operacional formado pelo supervisor geral da fábrica e supervisores de setor. 
Para a realização da pesquisa a metodologia utilizada se embasa em uma pesquisa exploratória, desenvolvida na empresa mencionada, recolhendo todas as informações fornecidas e observando a situação real da empresa.
O presente projeto se estrutura em cinco momentos, sendo o primeiro a introdução, apresentando o objetivo do mesmo, descrevendo de forma sucinta a empresa e a metodologia utilizada para a pesquisa. No segundo momento, apresentam-se os dados oficiais da empresa, seu histórico, missão, visão e valores da organização, ramo de atividade, produtos e serviços, dados macroeconômicos do segmento de atuação da empresa e participação da empresa no seu mercado de concorrência, Após apresenta-se a estrutura organizacional, em seguida descreve a área gerencial, abordando a gestão de pessoas, a gestão de marketing, a gestão financeira e a gestão logística. Na sequência apresenta-se a consultoria em processos gerenciais descrevendo uma proposta de pós-vendas na organização pesquisada. Por fim as considerações finais e as referências utilizadas no desenvolvimento da pesquisa.
EMPRESA
DADOS OFICIAIS
A empresa tem como denominação Metalgráfica Palmira Ltda., CNPJ: 24.571.721/0001-10, Inscrição Estadual: 6070195510082. A empresa esta localizada a Rod BR 040, Sn, Km 746, Santos Dumont, MG, CEP 36240-000, Brasil. 
A empresa para seu funcionamento possui cento e vinte (120) funcionários, sendo quinze (15) deles alocados na administração e cento e cinco (105) na área de produção, além disso, compõe o quadro da Metalgráfica os dois sócios diretores que participam ativamente da gestão. Estes funcionários estão devidamente distribuídos entre os setores de compras, vendas, financeiro, produção, manutenção, recursos humanos. 
A matriz é sediada na Zona da Mata Mineira, mas especificamente na cidade de Santos Dumont-MG, a matriz fica num ponto estratégico entre as grandes capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Pela localização privilegiada, a Metalgráfica Palmira garante aos clientes de embalagens metálicas agilidade, eficiência e qualidade, tanto no atendimento quanto na entrega.
Possui uma filial localizada no centro-oeste do Brasil, em Teresópolis de Goiás-GO. Situada no coração do país, proporciona aos clientes de todo Brasil e exterior a mesma eficiência no trabalho, tanto pela fácil logística quanto pela garantia na qualidade do atendimento, produção e entrega.
O ramo de atividade da empresa é de comércio de produtos e serviços, especificamente na produção de embalagens de aço. A Metalgráfica Palmira oferece latas para os ramos alimentícios, industriais, químicos e promocionais, atendendo pequenas e grandes demandas de forma ágil, criando soluções que atendam as necessidades e superem as expectativas de quem busca embalar seu produto.
HISTÓRICO
Diferente dos dias atuais, em 1924, Pedro Ladeira, Joaquim Homem da Costa, Antônio Angelino Pereira, João Alberto Boecke, Manuel Ribeiro de Paiva, Jacques Gabriel Pansardi e José Carlos de Paula, se agruparam a fim de fundar uma empresa que teria como objetivo inicial promover o crescimento da cidade de Santos Dumont, ou seja, a criação da Metalgráfica Palmira não se baseando apenas na geração de lucros, mas principalmente na prosperidade da região. Neste primeiro momento, as atividades da empresa eram voltadas a impressão de rótulos em caixas, garrafas e cartolinas (ABUD, 2015). 
Com o advento da indústria latinicista e, constantemente, com a produção de queijo reino em larga escala na região da Zona da Mata mineira, no ano e 1936 a empresa viu oportunidade de crescimento a partir da confecção de embalagens metálicas para acondicionar o queijo reino, as chamadas cuias. Pioneira na fabricação brasileira deste tipo e embalagem a Metalgráfica Palmira crescia e consolidava sua marca no mercado de embalagens de aço. 
A globalização não permitiu que a empresa permanecesse apenas fabricando um tipo de embalagem, a concorrência cresceu e tornou imprescindível a diversificação de produtos, produtos esses que serão descritos no item de produtos e Serviços. Assim, além de expandir a linha de produtos a empresa abriu em 2007 uma filial na cidade de Teresópolis em Goiás- GO. Localizada estrategicamente para atender diversos clientes localizados no triangulo mineiro e no estado de Goiás, a filial foi uma alternativa para diminuir os custos logísticos, pois encurta a distância entre fábrica e cliente, e tributários, uma vez que o estão possui alguns benefícios fiscais, com redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE GOIAS, 1997). 
Atualmente a Metalgráfica Palmira encontra-se com oitenta e sete anos (87) de existência, passando de geração em geração, a empresa atualmente é administrada pela terceira geração e sua meta é realizar o processo sucessório nos próximos anos. O objetivo inicial de promover o crescimento da região é compartilhado com outras empresas, mas não perde a importância para seus gestores, em um mercado régio pelo capitalismo, a busca pelo lucro é o que faz com que a empresa permaneça competitiva. Sua consolidação p setor de embalagens de aço é comprovada pela fidelização de seus clientes e pelos prêmios que já lhe foram conferida como o “Embalagens Destaque Alimentos” e “Embalagem Destaque Promocional”, pela ABRE Design e Embalagens, em 2005. 
A empresa ocupa uma área total de cerca de 7.900 m². Sua capacidade nominal instalada em cinco linhas regulares e quatro linhas eventuais é de 2.156.000 unidades/ano. O percentual atual da capacidade instalada: 72%. Produz embalagens (latas) de aço para clientes e aplicações diversas através de processos litográficos, estamparia e montagem.
As principais unidades de produção são: Almoxarifados de matérias primas: folhas de aço, produtos químicos; Fotolito: onde se produzem a arte final, filmes, prelos e chapas; Litografia: onde são feitos o envernizamento e a impressão das embalagens de aço; • Estamparia: onde são feitas as tampas e fundos das embalagensde aço; Montagem: setor das linhas de produção para a montagem final (corpo, tampa e fundo); Qualidade: controle da qualidade do produto; Expedição: produtos acabados aguardando embarque.
MISSÃO, VISÃO E VALORES DA ORGANIZAÇÃO
A missão, visão e valores da Metalgráfica Palmira são descritos abaixo:
Missão: Criar soluções inovadoras para armazenagem de produtos. 
Visão: Ser referência em inovação, flexibilidade e atendimento.
Valores:
Profissionalismo: Temos compromisso com as metas individuais e coletivas. 
Lealdade: Somos fiéis aos objetivos da empresa.
Disciplina: Respeitamos normas, regras e prazos.
Humildade: Reconhecemos e admitimos erros, ouvimos e aceitamos críticas e tratamos os outros com respeito.
Perseverança: Mantemo-nos firmes diante das dificuldades.
Flexibilidade: Adaptamo-nos às mudanças.
Criatividade: Pensamos, expressamos, transformamos e inovamos.
O tripé missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para criação, organização e desenvolvimento empresarial.
A missão deve responder o que a empresa se propõe a fazer e para quem. Seu enunciado é uma declaração concisa do proposito e das responsabilidades da empresa perante seus clientes. Segundo Valadares (2002) a missão de uma empresa pode ser definida como a declaração sobre a sua razão de ser, aquilo que orienta os objetivos e estratégias empresariais, devendo ser postas em temos claros, objetivos e entendida por todos da organização. O autor ainda afirma que a missão deve refletir, fundamentalmente, uma filosofia de trabalho. Para Welch (2005) a missão anuncia com exatidão para onde esta indo e os valores descrevem os comportamentos que o levarão até lá, não significando que a missão não deva ser ousada ou inspirada. Para Scott, Jaffe e Tobe (1998, p. 62) “a missão é a síntese de como os clientes veem a empresa, de como os empregados em seu grupo veem a empresa de quais devem ser os produtos e serviços, de quem são os clientes e que valores são agregados para eles. [...] Ela é construída com valores essenciais.”
A visão é a descrição do futuro desejado pela empresa e reflete o alvo a ser procurado. Para Collins e Porras (1998) a visão deve retratar um estado futuro desejado. Deve ter uma descrição clara que conduz a imagem de uma situação projetada. No entendimento de Scott, Jaffe e Tobe (1998) mesmo que a visão nos oriente para o futuro é importante compreender que ela parte do presente. Para Scott, Jaffe e Tobe (1998, p. 73) “a visão é uma imagem mental poderosa do que queremos criar no futuro. Ela reflete aquilo que nos preocupamos mais, representa uma expressão de como será nossa missão e deve estar em harmonia com nossos valores e propósitos.”
Quanto aos valores, esses são princípios ou crenças que servem de guias ou critérios para os comportamentos, atitudes e decisões e todas ou quaisquer pessoas, no exercício das suas responsabilidades e na busca de seus objetivos, estejam executando a missão em direção à visão. Tamayo e Gondin (1996, p. 63) conceituam valores como “[...] princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a comportamentos desejáveis para orientar a vida da empresa e estão a serviços de interesses individuais, coletivos ou mistos”. Para Tamayo e Borges (2001), valores são recursos que a organização utiliza para criação, desenvolvimento e conservação de uma imagem, elevando a própria autoestima do trabalhador dentro da organização. A função dos valores é orientar a vida da empresa, norteando o comportamento dos membros, uma vez que determina sua forma de pensar e agir.
RAMO DE ATIVIDADE
A empresa esta inserida no setor industrial de produção e aço. A empresa oferece latas para os ramos alimentícios, industriais, químicos e promocionais, atendendo pequenas e grandes demandas de forma ágil, criando soluções que atendam as necessidades e superem as expectativas de quem busca embalar seu produto.
Vale destacar, que as primeiras latas de aço surgiram no início do século XIX. O seu desenvolvimento foi, como muitos outros da história da humanidade, impulsionado por necessidades militares, tendo sido de especial importância no caso o apoio de Napoleão Bonaparte, que necessitava de um processo confiável para a preservação de alimentos. Na época os soldados franceses morriam nos campos de batalha atingidos não só pelas balas dos adversários, como de fome (GARCIA, 1979).
Foi a partir de 1812 que surgiram os primeiros alimentos acondicionados em latas de aço; em 1813 a marinha e o exército inglês passaram a utilizá-las com esse propósito. Essas primeiras latas eram feitas de modo artesanal, uma a uma, por ferreiros, em chapa de ferro batido que posteriormente eram imersas em estanho líquido para protegê-las da corrosão. De acordo com Garcia (1979, 189-191) “A guerra civil americana provocou um grande avanço na indústria de latas, fazendo saltar de uma produção anual de 5 milhões de latas no inicio do conflito, para 30 milhões ao seu final, cinco anos depois, conforme mostra”.
O autor mencionado acima (1979) ainda descreve que o desenvolvimento das latas de aço foi então impulsionado pela revolução industrial, que não somente possibilitou a mecanização da fabricação das latas, assim como a de chapas de aço de baixo teor de carbono. Assim a matéria prima fundamental para a produção da lata passou a ser a chapa de aço recoberta por uma fina camada de estanho, conhecida no Brasil com o nome de folha de flandres. No final do século XIX, a lata de aço de três peças (fundo, corpo e tampa) já era produzida de forma muito semelhante aos dias de hoje, não obstante as numerosas e importantes inovações introduzidas desde então, as quais possibilitaram uma grande melhoria de desempenho.
PRODUTOS E SERVIÇOS 
Os produtos da Metalgráfica Palmira estão voltados para a fabricação de várias embalagens de aço, fazendo parte de sua linha de produtos ofertados à fabricação de cuias de queijo reinos, as latas de doce de leite, linha para condicionamento de produtos de limpeza para uso industrial, embalagens para exportação de ovo em pó, latas promocionais, latas para eletrodo (setor de mineração) e linha de latas para acondicionamento de tintas. 
A fabricação de latas metálicas envolve uma série de operações, principalmente de corte e conformação de metais a frio. As latas são feitas de duas, três ou mais peças, dependendo do tipo. As latas de aço normalmente têm três ou mais peças: fundo, corpo, tampa e eventualmente um anel no qual se encaixa a tampa. O seu processo de fabricação abrange três fases: litografia; estamparia e montagem. Na litografia são impressos os rótulos diretamente sobre as folhas de metal, o que confere às latas excelentes resultados gráficos. Na estamparia são produzidos os fundos, tampas e anéis, normalmente chamados de componentes, em prensas de altas velocidades. Nas linhas de montagem, dispondo das folhas litografadas e dos componentes, são montadas as latas.
O corpo das latas de três ou mais peças é fechado com costura lateral, que pode ser soldada eletricamente ou com termoplástico. Os componentes (fundos, tampas ou anéis) são fixados ao corpo por enganchamento e aperto, numa operação denominada recravação. O material mais utilizado para a produção das latas de aço é a folha de flandres, uma fina chapa de aço (0,15 a 0,30 mm de espessura) recoberta por uma camada de estanho, para evitar a corrosão. Em alguns casos, utiliza-se alternativamente a folha cromada, recoberta por cromo metálico ao invés do estanho, que deve receber, previamente, uma camada de verniz antes da sua utilização.
DADOS MACROECONOMICOS DO SEGUIMENTO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA
A empresa atua no mercado a mais de 90 anos no mercado de embalagens de aço para produtos químicos, alimentícios, mineração, eletrodos e latas promocionais, sendo assim referência no setor de embalagens de aço.
A Metalgráfica Palmira esteve na Brazil Promotion em São Paulo, sendo classificada como a maior feira de Marketing Promocional da América Latina e tem o objetivo de apresentar as principaisnovidades e lançamentos do ano em produtos e serviços promocionais, brindes, presentes corporativos, produtos e serviços para a realização de eventos, gráficas especializadas, agências, soluções para o merchandising no ponto de venda, marketing digital, novas tecnologias, mídias interativas e muito mais.
Como as latas da Palmira são referência em embalagens e recipientes de diversos produtos, participou dessa feira. A feira reúne cerca de 240 fornecedores numa área de 16.188m², na Transamérica Expo Center, e recebe mais de 12.500 profissionais de decisão das empresas de diversos segmentos do mercado.
A empresa utiliza embalagens atraentes para conquistar clientes, pois para ela é preciso causar impacto e a apresentação do seu produto é fundamental. Descreve que, de acordo com Design (2012), um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da autoestima do consumidor. Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano. Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas têm acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.
A empresa destaca que qualquer marca que se preocupa com o meio ambiente deve levar em consideração embalagens metálicas. Expõe que o ciclo de vida de uma lata de bebida de alumínio é de apenas 30 dias, de uma lata para outra. Nesse curto período, uma lata de bebida vai da prateleira para o consumidor e, depois, para uma instalação de reciclagem em que ela poderá ser refundida e reformatada em outra lata de bebida de alumínio com exatamente as mesmas características físicas da lata original. Como o alumínio pode ser reciclado sem nenhuma perda de qualidade, as latas de alumínio são o produto ideal para uma reciclagem de ciclo fechado.
A empresa ainda destaca que se deve investir em embalagens atraentes, investindo no design das embalagens. Descreve que a embalagem deve fazer parte do planejamento de marketing do produto não só porque dela depende grande parte das vendas, mas também pela redução dos custos e fidelização do cliente.
De acordo com Defoco (2012), uma pesquisa feita recentemente pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design de embalagem registraram aumento em suas vendas. Desses, 41% também conseguiram reduzir os custos. A mesma pesquisa também mostrou que, entre produtos semelhantes, o consumidor prefere o que possui a embalagem mais atraente e prática. Investir em design de embalagens é quesito fundamental para uma empresa tornar-se competitiva no mercado, não importa seu tamanho, já que influencia muito na decisão de compra, além de comunicar os diferenciais do produto e da marca - e ainda evita problemas legais e funcionais que possam surgir.
Assim como essas, outras estratégias macroeconômicas de segmento de atuação da empresa são descritas pela mesma, assim como se destacar nas prateleiras, uma matéria-prima para embalagens de diversos produtos, ter embalagens práticas, funcionais, e clara, atraentes, garantir segurança no armazenamento dos produtos e poder escrever se é lata é Palmira. 
PARTICIPAÇÃO DA EMPRESA NO SEU MERCADO DE CONCORRENCIA
As tendências do mercado não são estáticas, estão sempre mudando e é preciso inovar para chamar a atenção dos consumidores. Para isso, latas promocionais produzidas com criatividade e com sua marca são fundamentais para se destacarem entre os concorrentes.
Além disso, as latas promocionais também agregam valor ao produto que acompanha a embalagem metálica. Por exemplo, um brinde de fim de ano embalado em uma lata promocional bem desenhada num processo litográficos bem feitos faz toda a diferença em quem vê o produto final.
Por fim, o que importa é não ficar parado: embalagens metálicas chamativas e inovadoras podem fazer a diferença entre vender ou não. Uma lata promocional seja por uma aparência bonita, uma funcionalidade que atenda às necessidades dos clientes ou porque aumenta exposição de sua marca, com certeza coloca sua empresa em um novo patamar.
A empresa tem investido em qualidade, meio ambiente e destaque, oferecendo produtos com novo design, novas cores, unindo experiência e qualidade há nove décadas no mercado.
A Metalgráfica Palmira tem mais de nove décadas no mercado de latas, valorizando os clientes de forma plena, pois se compromete em fornecer qualidade, segurança e flexibilidade. A Palmira oferece latas para os ramos alimentícios, industriais, químicos e promocionais, atendendo pequenas e grandes demandas de forma ágil, criando soluções que atendam as necessidades e superem as expectativas de quem busca embalar seu produto. Conta com um atendimento eficiente e moderno, que acompanha todo processo desde a compra do aço, passando pela produção das latas solicitadas e culminando na entrega do produto, garantindo com isso a satisfação dos clientes. A família Palmira, além de acumular a experiência quase centenária no mercado de latas, conta com o conhecimento e empreendedorismo da próxima geração que está sendo preparada hoje para garantir no futuro o mesmo atendimento de ponta e eficiência na confecção de das latas.
A flexibilidade em atender qualquer demanda e a diversificação de seus produtos, são os diferenciais da Metalgráfica Palmira.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL	
A estrutura organizacional da Metalgráfica Palmira é composta da seguinte forma:
Diretor Administrativo
Diretor Industrial
Gerente de RH
Programador de produção
Secretária de vendas
Gerente Financeiro
Secretária de departamento de pessoal
Encarregado da construção civil
Ajudante de pedreiro
Eletricista
Operador da empilhadeira
Secretária de suprimento III
Supervisor de Man. Litografia
Almoxarifado
Soldador
Super. Manutenção
Impressor Litográfico Oficial
Supervisora da Conservação
Selador
Faxineira
Supervisor da estamparia
Encarregado da Estamparia
Supervisores da qualidade
Inspetor de qualidade
Supervisor Fotolitográfico
Fotolitográfico
Superv. produção
Coord. Linha
Oper. Maq. I,II,III
Oper. Tesoura
Expedidor
Alimentador de linha
Gerente de Produção
Gerente de manutenção
Fresador
Torneiro mecânico
Oper. Maq. Envernizadora
Alimentador de linha
Impressor Litográfico
Auxiliar de torneiro
Embalador
Mec. Manutenção
Alimentador de linha
Oper. Maquina I, II, III
Faxineiro
Mecânica de manutenção
Ajuste Impressora
Fluxograma da produção industrial da Metalgráfica Palmira
Óleo lubrificante, graxa, ruído
	2Verniz, esmalte sintético, agua Rás, ruído, vapor
Estamparia
	1Litografia
MP
HOE
CEM
Qualidade
Almoxarifados
A B C D
	3Fixador de filme
Fixador de chapa
Solução de forno
Solução de fonte
Revelador de chapa
LEGENDA
Almoxarifados
A: Matéria prima principal - Folha de flandres (aço)
B: Solventes redutor, agua Rás, esmaltes
C: Tintas
D: Embalagens de papelão, plásticos.
Fotolito
Setor de produção de arte final. Filmes, prelos, chapas
Qualidade
Setor que verifica a qualidade do produto em fabricação
Litografia
MP – área de envernizamento
HOE-área de impressão
CEM--área de impressão
Estamparia
Setor de prensas
Montagem
Setor de linha de produção para a montagemde embalagem (lata)
Expedição
Produto aguardando embarque
Montagem
	
Fotolito
Expedição
Fluxograma operacional
FLUXOGRAMA OPERACIONAL
1ª ETAPA
2ª ETAPA
FOTOLITO
Fotolito
Litografia
Envernizamento
Litografia
Impressão
Estamparia
Expedição
4ª ETAPA
MONTAGEM
3ª ETAPA
MONTAGEM
Controle de qualidade
Montagem
 	
ÁREA GERENCIAL
3.1 GESTÃO DE PESSOAS
O setor de Gestão de Pessoas é composto por um gestor, duas auxiliares de recursos humanos e uma secretária. Todos os procedimentos são organizados em um sistema tecnológico, facilitando assim seu desenvolvimento.
A área de gestão de pessoas promove treinamento de seis em seis meses. Além de promover palestra motivacional para os funcionários. Quando há um simples acidente, é reunido todo o pessoal do setor em um determinado horário para que não haja prejuízo à produção, sendo essa reunião para avaliar o que esta acontecendo e o que pode ser melhorado em razão do acidente ocorrido. 
Dão aos funcionários oportunidade de expor suas ideias e essas são analisadas e se possível atendidas. Respectivamente a empresa possui um quadro de funcionários que tende a ter novos perfis, novas ideias, novas visões, que adaptam-se com mais facilidade as novas tarefas e estão sempre buscando meios de aprender e mostrar o que sabe por meio de boas sugestões.
A área de gestão de pessoas tende a promover um relacionamento mais amplo e facilitador com a liderança e os funcionários, busca oferecer uma comunicação mais aberta e clara para que a satisfação aconteça. Além disso, desenvolve um plano de carreira, oportunizando possibilidades de promoção e na aprendizagem e desenvolvimento.
Mesmo assim, a gestão de pessoas vem desenvolvendo um amplo trabalho para aqueles que dizem não ter autonomia necessária para tomar decisões, criticam também à questão de não terem a oportunidade de expor as suas opiniões tão pouca as levam em consideração, reclamam sobre sua remuneração e liberdade de participação na empresa, quanto a essas reclamações estão sendo realizadas ações para que a empresa possa atender suas reivindicações, sem prejuízo de seu desenvolvimento.
Do ponto de vista motivacional, a área de gestão de pessoas vem desenvolvendo ações para que a os funcionários sejam mais valorizados, sendo essa essencial para se alcançar um bom desempenho. Entretanto, a maioria tem se demonstrado motivados em relação ao desempenho de suas tarefas e quanto à questão de oportunidade de crescimento e valorização. 
A maior preocupação do setor de gestão de pessoas é quanto à segurança, e essa é desenvolvida por dois funcionários de segurança do trabalho, oferecendo palestras mensalmente e as orientações quanto ao uso dos equipamentos de segurança são continua. 
A gestão de pessoas da Metalgráfica Palmira e essa, presa pelo crescimento profissional, promoção de um ambiente seguro, limpo e saudável, respeito entre pessoas, reconhecimento pelo bom trabalho, oportunidades de aprendizado, liderança que não só delega, mas orienta o seu subordinado como deve executar, ensina e faz junto. Os funcionários conhecem as normas administrativas da empresa e tem consciência de suas responsabilidades e o quanto é importante segui-las. 
A relação entre a liderança e a satisfação dos funcionários é trabalhada pelo setor de gestão de pessoas com muita determinação, reduzindo de forma considerável o índice de absenteísmo e rotatividade na empresa.
O setor de gestão de pessoas da Metalgráfica Palmira vem desenvolvendo um plano de ação para a manutenção dos resultados positivos e melhoria dos pontos mais críticos em todas as áreas, esses pontos são apontados pelos funcionários. Vale mencionar que os dirigentes dão total liberdade para a tomada de decisão nessa área. 
3.2 GESTÃO DE LOGISTICA 
A gestão logística da Metalgráfica Palmira envolve análise, planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas. Dentre as soluções, a empresa embala o produto do cliente no recipiente retornável, acondiciona e lacra os contêineres, transporta e disponibiliza o produto no local de destino, utilizando principalmente o transporte terrestre, além de recolher as embalagens retornáveis. 
Faz manutenção e conservação das embalagens, o que inclui a higienização, limpeza e lavagem para disponibilizá-las novamente para o uso.
Uma grande vantagem é o rastreamento das embalagens feito em todo o ciclo. Antes de seguir para seu destino, cada embalagem recebe uma plaqueta com código de barras. Os dados da nota fiscal e os detalhes do produto a ser transportado são armazenados para permitir o rastreamento da embalagem. 
O serviço oferecido pela Metalgráfica Palmira inclui locação ou venda das embalagens retornáveis. Entre as soluções disponíveis no portfólio da Metalgráfica Palmira, estão às embalagens retornáveis compostas por uma linha de caixas colapsáveis que podem ser desmontadas quando não há necessidade de uso e de soluções projetadas a partir de uma amostra ou desenho fornecido pelo cliente. 
As principais vantagens da gestão logística são a locação, o rastreamento e a manutenção das embalagens. Com estes três serviços, o cliente ganha com o melhor planejamento do fluxo da matéria-prima e a otimização de recursos, com a identificação de situações de subaproveitamento das embalagens. 
No armazenamento dos produtos na empresa, a mesma utiliza paleteiras, carrinhos hidráulicos, as empilhadeiras, as esteiras, a empresa cataloga, especifica, normatiza e patroniza todos os materiais e estoque.
A empresa tem como foco as melhorias nos prazos de entrega, pois esses beneficiam toda a cadeia logística, desde o ponto de aquisição da matéria prima até o consumo final.
3.3 GESTÃO DE MARKETING
Nesse setor possui três funcionários, sendo um gestor de marketing e dois assistentes. Esse setor cuida marketing da empresa. Analisa a concorrência, realiza pesquisa de mercado com o objetivo de conhecer o que pretende o consumidor, verifica a necessidade de promover propaganda, além de se preocupar com a qualidade e o aprimoramento dos produtos oferecidos. O gestor de marketing executa todos os procedimentos com o auxilio dos assistentes. O gestor verifica e controla os resultados das vendas e se há necessidade de mudanças. 
Os públicos alvos da empresa são o setor alimentício e químico. Entre o setor alimentício consta LeitBom, Regina, queijos Quatá, queijo Tirolez, entre outros e, no setor químico estão CBMM, ESAB, LUZTOL, entre outros. Também possui linhas promocionais que atende a CacauShow, Casa e Vídeo, Catupiry, entre outros. 
Para atuar com esse público o gestor de marketing faz divulgação dos produtos no site da empresa e também por contatos via e-mail e telefone. Possui também uma página no facebook com contatos com os clientes e atraindo novos.
Os vendedores precisam tem qualificação na área e experiência comprovada. Precisa ser dinâmico, ser comunicativo, saber se expressar com clareza, articulação e de forma objetiva, falando apenas o necessário. Possui um vocabulário correto sem gíria e busca informações a todo o momento. Deve ser criativo buscando soluções inovadoras para a proposta apresentada ao cliente. Deve ser capaz de identificar as necessidades do cliente e apresentando solução eficaz, para que o cliente não compre apenas uma vez.
As vendas são realizadas pela internet. No site da empresa possui um espaço para que o cliente se cadastre e pede o orçamento dos produtos que deseja e a equipe comercial entra em contato. Tem um profissional que visita os laticínios da região e as empresas que buscam produtos promocionais para oferecer os produtos existentes. 
O setor de marketing define as metas de vendas de acordo com o faturamento, sendo assim realiza um planejamento estipulando uma quantidade mínima e uma máxima de vendas. Entretanto, antes da definição das metas o setor faz uma análise do mercado e de seu faturamento trimestral, após essa análise reúnecom sua equipe de vendas e comunica o mínimo que precisam vender. De acordo com o alcance das metas esses funcionários recebem uma comissão estipulada no planejamento. 
3.4 GESTÃO FINANCEIRA
O setor financeiro possui quatro funcionários, sendo um gestor financeiro e três assistentes financeiros. 
A gestão financeira controla a conta bancária da empresa, verificando a disponibilidade da empresa e emitindo relatórios mensalmente para os administradores da empresa. No processo de pagamentos e cobranças, o setor agenda todos os pagamentos e cobranças para atender os fluxos de entrada e saída de valores futuros. Vale destacar, que esse setor é somente da matriz, a filial mencionada na apresentação da empresa possui o seu setor próprio, mas os administradores também recebem todos os relatórios da filial. Esse setor também realiza as previsões futuras de curto e longo prazo. Possui um controle de pagamentos autorizados e não autorizados, orçamental e financeiro. 
O controle de contas a receber e pagar é feito por meio de controle de planilhas, verificando o saldo mínimo e saldos futuros. A ferramenta utilizada são planilhas feitas no Excel, onde tem a função de oferecer uma ligação das planilhas para cada ação. Além disso, verifica a disponibilidade e investimentos e financiamentos. 
O gestor financeiro acompanha todos os processos e verifica se tudo esta de acordo com as exigências da empresa e sua disponibilidade, além de verificar e completar transações e ligações de suporte no sistema de contabilidade.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
No desenvolvimento da pesquisa a receptividade da empresa foi fundamental para todo o processo, dando-nos muita atenção em todos os questionamentos. Trataram-nos com muito respeito e atenção, me deixando à vontade durante o processo de pesquisa. 
Um dos grandes pontos positivos da empresa é a valorização que a mesma deposita aos seus funcionários. No desenvolvimento de suas funções em todos os setores aqui mencionados, ou seja, a gestão financeira, marketing, logística e gestão de pessoas, todos são tratados da mesma forma. Quando há um problema, esses são resolvidos de uma maneira bem tranquila, pois os lideres agem de forma com que o funcionário procura a correção sem nenhum conflito. Todos os lideres são treinados para desenvolver suas funções em relação aos funcionários de forma com que esses não se sintam ofendidos e, os funcionários de todos os setores participam de programa de treinamento e desenvolvimento oferecido pela empresa.
Um dos pontos negativos da empresa é se preocupar intensamente com a tecnologia da produção, não inovando os equipamentos de informática e um sistema mais moderno nos setores financeiro, marketing, logístico e gestão de pessoas, sendo esses desenvolvidos por meio de planilhas para atender o processo e interagir com os demais setores. Além de não preocupar-se com o pós-venda, sugestões apresentadas nesse estudo.
Quanto ao objetivo principal desse estudo, onde enfoca a análise das gestões de pessoas, marketing, financeiro e logístico, todas as informações foram passadas de forma satisfatória, da qual foi possível descrever todas embasadas nos conhecimentos dos funcionários que desenvolvem as funções dos respectivos setores.
No setor financeiro os pontos importantes foram descritos pelos informantes como um processo amplo, mas que desenvolve com satisfação as forma como controla todos os procedimentos. Um dos fatores mais importantes é que esses profissionais recebem todas as informações com antecedência, podendo os mesmo realizar o processo com antecedência sem precisar ser realizado com rapidez, podendo ser analisados com precisão e qualidade. Há um comprometimento de todos envolvidos no processo e a responsabilidade predomina. 
No setor de gestão de pessoas é desenvolvido programa de treinamento, capacitando seus funcionários. Tendo como reconhecimento alguns prêmios conquistados. A qualidade dos produtos é um valor muito importante e a tradição é um fator inquestionável, tendo total conhecimento de mercado e das evoluções e, dessa forma, tornando-se referência no setor de embalagens de aço. Praticando uma administração participativa, funcionários e administradores mantêm um fluxo de informações eficientes, gerenciando operações e visando a redução gradativa de custos, erros e desperdícios. A empresa preza pela saúde de seus colaboradores, proporcionando segurança nas atividades e prevenindo as situações de risco de qualquer acidente.
Ciente de que o meio ambiente é um compromisso social, a Metalgráfica Palmira integra juntamente com a área de gestão de pessoas política de gestão da empresa à preservação ambiental, praticando ações efetivas que resultam positivamente para meio ambiente, sociedade e empresa.
Na área de marketing há um grande envolvimento de todos em busca de novos clientes e na conservação dos clientes existentes. O conhecimento e a capacidade de todos predominam.
A logística da empresa é desenvolvida de forma eficiente voltado para um bom armazenamento, com o mínimo de estoque necessário e desenvolve um trabalho logístico voltado para as melhorias nos prazos de entrega beneficiando toda a cadeia logística, desde o ponto de aquisição da matéria prima até o consumo final.
Com esse trabalho pudemos desenvolver mais nossos conhecimentos teóricos e verificar como são desenvolvidos na prática, em relação a cada processo desenvolvido pela empresa aqui mencionada, podendo assim enriquecer meus conhecimentos para futuramente poder atuar de forma eficaz. 
	
REFERÊNCIAS
ABUD, Maria Tereza Ladeira. História e atualidade da Metalgráfica Palmira. Entrevista concedida em 02, 03 e 05 de abril de 2019.
COLLINS, James; PORRAS, Jerry. Feitas para durar: Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
DEFOCO. Design: Uma nova metodologia no design de produtos traz resultados eficazes (2012). Disponível em: http://www.defoco.com.br/tag/design-2/. Acesso 08 abril 2019. 
GARCIA, Antônio Simões. Por Dentro da Lata. In.: SIMPÓSIO DE FOLHAS 
METÁLICAS, 2º, 1979, Volta Redonda RJ. Anais. Cia Siderúrgica Nacional, p. 189-211, 1979.
GOIAS, Decreto nº 4.852, de 29 de dezembro de 1997. Regulamenta o Código Tributário do Estado de Goiás. Secretaria da Fazenda de Goiás. Brasília, 1997. Disponível em: <http//sefaz.go.gov.br/Ite_ver_40_3htm/rete/anexos/anexo09_beneficio_fiscal.htm#a8>. Acesso 20 abril 2019.
METALGRAFICA PALMIRA. Tecnologia e qualidade em embalagens de aço. Disponível em: http://www.palmira.com.br/. Acesso 20 abril 2019.
SCOTT, Cynthia D.; JAFFE, Dennis T.; TOBE, Glenn R. Visão, valores e missão organizacional: construindo a organização do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
TAMAYO, A.,; GONDIM, M. G. C. Escala de valores organizacionais.
Revista de Administração da Universidade de São Paulo. v 31, n. 2, p. 62-72, Abr./jun., 1996.
TAMAYO, A.; BORGES, L. O. Estrutura cognitiva do significado do trabalho. Revista Psicologia: organizações e trabalho, Florianópolis, V. 1, n. 2, p. 11-44, jul./dez, 2001
VALADARES, Maurício Castelo Branco. Planejamento Estratégico Empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
WELCH, J. Paixão por vencer. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2005.

Mais conteúdos dessa disciplina