Buscar

Toxicidade de ácidos e bases

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

H2SO4 
Tóxico se ingerido. Tóxico em contato com a pele. Fatal se inalado. Causa queimadura severa à pele e dano aos olhos. Causa danos oculares graves. Pode causar reações alérgicas na pele. Suspeito de causar defeitos genéticos. Pode causar câncer. Pode prejudicar a fertilidade ou o feto. Causa dano ao sistema respiratório e sistema nervoso central e órgãos visuais através da exposição repetida ou a inalação de vapor ou névoa pode causar tosse, espirros, sangramento nasal, broncospasmo, dificuldade respiratória e edema pulmonar. A ingestão causa corrosão das membranas mucosas da boca, garganta e esôfago, dor epigástrica intensa com náuseas e vômitos, edema de glote e asfixia.
HNO3
O Ácido Nítrico é altamente corrosivo e tóxico, enérgico oxidante, podendo levar à inflamabilidade. Suas reações com compostos como Alcoóis, Aminas, Amoníaco, Aldeídos, Hidrazinas, Anidrido Acético, Cetonas, substâncias inflamáveis, metais alcalinos, Ácido Sulfúrico, Hidrocarbonetos, podem ser exotérmicas e explosivas.
HCN
A ação tóxica do HCN deve-se à sua capacidade de inibir a enzima citocromoxidade, fundamental para as células consumirem o gás oxigênio transportado pelo sangue. O íon cianeto provoca, então, a parada da respiração celular. Na verdade, a pessoa acaba morrendo por asfixia, mesmo que o seu sangue esteja saturado de oxigênio. Assim as células morrem e, se esse processo acontece rapidamente nos centros vitais do organismo, ocorre a morte.
H2S
Pele: Contato repetido com a pele causa irritação ou ressecamento, especialmente por causa de sua ação desengordurante, podendo produzir dermatite. A superexposição ao produto provoca hiperemia e necrose na pele. Inalação: Produto de baixa volatilidade, não oferece perigos em circunstâncias normais. Como há a presença de SO3 e SO2 livre, e em algumas circunstâncias, pode formar H2S, que é tóxico. A exposição prolongada aos vapores de alta concentração causa tonturas e cefaléia.
HClO4
Se inalado, causará irritante para o nariz e garganta levando a tosse ou dificuldade respiratória. Ingestão: Corrosivo, causa queimaduras na boca, garganta e estomago. Se ingerido, causará náusea ou vômito. Contato com olhos e pele: corrosivo, pode causar danos visuais permanentes. Pode causar queimaduras severas na pele e dor. Exposição crônica: pode causar erupção e problemas de sensibilização
HCl
Inalação: irritante para os olhos, nariz e garganta. Se inalado, causará tosse ou dificuldade respiratória. Se inalado profundamente pode causar edema pulmonar. Ingestão: Se ingerido pode causar severas queimaduras às mucosas da boca, esôfago e estômago. Contato com os olhos e pele: queimará a pele. Queimará os olhos. Contato com a pele: Corrosivo à pele pode causar severas. Contato com os olhos: Causa rapidamente severa irritação nos olhos e pálpebras. Em caso de contato prolongado pode haver permanente dano visual ou perda da visão.
NaOH
Inalação: Causa severa irritação. A inalação do pó causa sérios prejuízos ao trato respiratório. Os sintomas podem incluir dores de garganta e espirros. Pode ocorrer pneumonia grave. Ingestão: Corrosivo! Pode causar severas queimaduras na boca, garganta e estômago. Pode causar danos aos tecidos e morte. Podem incluir sangramento, vômito, diarréia e queda de pressão. Contato com a pele: Causa severas irritações e queimaduras na pele. Contato com os olhos: Causa severa irritação. Grandes exposições podem causar severas queimaduras e cegueira. Exposição crônica: Contato prolongado com soluções diluídas ou pó tem efeito destrutivo nos tecidos.
KOH
Efeitos da inalação de pó ou névoa variam de irritação moderada a dano sério da área respiratória e dependem da severidade da exposição. Sintomas podem incluir tosse, espirros e danos à área nasal ou respiratória. Concentrações altas podem causar dano pulmonar. A ingestão podem causar queimaduras severas na boca, garganta e estômago. Contato com a pele: Pode causar dor, vermelhidão, irritação severa ou queimaduras. Contato com os olhos: Irritação de causas de olhos com vermelhidão e inchaço. Maiores exposições causam queimaduras severas e possível cegueira .
NH4OH 
O Amoníaco, devido a liberação de Amônia, pode ser sufocante e de extrema irritação aos olhos, garganta e trato respiratório. Dependendo do tempo e nível de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações à severas lesões no corpo, devido a sua ação cáustica alcalina. O contato do Amoníaco pode causar severas queimaduras nos olhos e pele. Extensas queimaduras podem levar à morte. Principais partes atingidas: Olhos, pele e sistema respiratório.
H2SO4 http://www.quimiclor.com.br/produtos/pdf/fispq1_5.pdf
HNO3 http://www.quimiclor.com.br/produtos/pdf/fispq1_3.pdf
H2S http://www.quimiclor.com.br/produtos/pdf/fispq1_4.pdf
HClO4 http://www2.iq.unesp.br/FICHA-SEGURANCA/ACIDO%20PERCLORICO.pdf 
HCl http://www2.iq.unesp.br/FICHA-SEGURANCA/ACIDO%20CLORIDRICO.pdf 
NaOH http://www2.iq.unesp.br/FICHA-SEGURANCA/HIDROXIDO%20DE%20SODIO.pdf 
KOH http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/hidroxido_potassio.html 
NH4OH http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/fispq_hidroxidodeamonio.html

Continue navegando