Buscar

PACIENTES VITIMAS DE AVC

Prévia do material em texto

PACIENTES VITIMAS DE AVC

Define-se acidente vascular cerebral (AVC) como um déficit neurológico agudo durando mais de 24 horas, de etiologia cerebrovascular. É dividido em AVC isquêmico e AVC hemorrágico
Introdução 

Estão entre as principais causas de morte e incapacitação física em todo o mundo desenvolvido. 
 Em escala mundial, é a segunda principal causa de morte. E ocorre predominantemente em adultos de meia-idade e idosos.
O AVC isquêmico corresponde a 87% de todos os casos de AVC, enquanto o AVC hemorrágico corresponde a cerca de 10% e a hemorragia subaracnoide a 3%.
Epidemiologia

Etiologia

Déficit Motor
Déficit Sensitivo
Afasia
Apraxia
Negligência 
Agnosia Visual
Déficit de Memória
Alterações comportamentais
TEPT
Quadro Clínico

O tratamento do AVC é feito nos Centros de Atendimento de Urgência, que são os estabelecimentos hospitalares que desempenham o papel de referência para atendimento aos pacientes com AVC. Essas unidades de saúde disponibilizam e realizam o procedimento com o uso de trombolítico, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) específico.
Tratamento

A equipe multiprofissional pode ser constituída por todos os profissionais que lidem com pacientes: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, fisioterapeutas, musicoterapeutas, farmacêuticos, funcionários administrativos e agentes comunitários de saúde.
Multidisciplinaridade

Identificação 
 Nome : I. M. P.			Sexo: Feminino
 Idade: 65 anos
Intervenções :
Neurologista: 1x por mês
Fisioterapia: 2x por semana
Fonoaudiólogo : 3x por semana
Caso Clínico

HDA
Filho relata que mãe sofreu AVE-I segundo o mesmo por motivo emocional . Começou sentir tontura por volta de 8:00am em sua residência ,após aproximadamente 40min a mesma foi levada ao Hospital, onde permaneceu por 1 semana. Ao voltar para casa encontra-se acamada, a mesma ainda apresenta déficit na fala , e hemiplegia do lado esquerdo.
Caso Clínico

Fisioterapia
Objetivos :
Ganho de ADM
Ganho de Força Muscular 
Marcha
Procedimentos :
Mobilização Articular
Mobilização Neural
Exercícios Passivos
FES
Hidroterapia
FNP
Exercícios Ativos
Piscina com uso de Step
Solo com tornozeleiras

Com bases nas pesquisas do trabalho realizado foi possível observar que apesar de todos os profissionais concordarem que uma equipe interdisciplinar seria de total efetividade para o tratamento dos pacientes, nenhum deles trabalham conjunto. Porém o resultados de todos os tratamentos que estão sendo propostos para a paciente estão tendo resultados satisfatórios.
Conclusão

Referências :
Benjamin EJ, Virani SS, Callaway CW, et al; American Heart Association Council on Epidemiology and Prevention Statistics Committee and Stroke Statistics Subcommittee. Heart disease and stroke statistics - 2018 update: a report from the American Heart Association. Circulation. 2018 Mar 20;137(12):e67-492. [Erratum in: Circulation. 2018 Mar 20;137(12):e493.]
The WHO stepwise approach to stroke surveillance (endereco na internet). Overview and Manual (version2.0). Local: Noncommunicable Diseases and Mental Health. World Health Organization. (atualizado em: 01/2006 mes/ ano; acessado em 11/12. Disponivel em: http://www.who.int/ncd_surveillance/en/steps_stroke_manual_v1.2.pdf 


Continue navegando