Buscar

6 a 10 - METODOLOGIA DA PESQUISA 2015.1

Prévia do material em texto

MTP - Aula 06 - CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA II: A COSNTRUÇÃO DO EMBASAMENTO TEÓRICO, LEVANTAMENTO PRELIMINAR E METODOLOGIA ( Tem atividades propostas )
REVISÃO DE LITERATURA: O QUE JÁ SE PUBLICOU SOBRE O TEMA ?
APÓS A REVISÃO DA LITERARURA, O QUE SE DEVE INSERIR NO EMBASAMENTO TEÓRICO ?
VAMOS CONHECER UM PEQUENO ROTEIRO PARA CONSTRUÇÃO DP EMBASAMENTO TEÓRICO ?
METODOLOGIA 
Como o estudante desenvolverá o trabalho ?
Aula 07 – A REDAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA I: REGRAS PARA CITAÇÕES
Mas o que significa citar ? Como devo organizar uma citação ?
Vamos conhecer os 3 tipos de citação:
- Citação direta;
- Citação indireta;
Algumas regras para compor citações diretas e notas:
SISTEMA DE CHAMADA
Sistema autor data
AULA 08 - A REDAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA II: REGRAS PARA REFERÊNCIAS
O interesse dos estudantes diante do saber levam-no a investigar e toda pesquisa começa com uma pesquisa bibliográfica em que são observadas referências teóricas em documentos que podem ser livros, artigos, trabalhos de conclusão de curso. Assim, as obras citadas e consultadas para elaboração dos trabalhos acadêmicos devem ser organizadas na forma de lista de Referências que deve ser apresentada no formato orientado pela ABNT, ao final de qualquer trabalho (NBR 6023, 2002).  Entende-se pelo termo referências o conjunto padronizado de informações que permitem a identificação de documentos consultados para a elaboração de um trabalho acadêmico.
Há diferença entre referência, bibliografia e referências bibliográficas?
 
 
 
 
Gabarito: 1 – A , 2 – A , 3 – C.
Vamos referenciar?
Preciso mencionar a edição?
Quando houver a indicação da edição, esta deve ser inserida na sua referência, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição.
4ª edição = 4. ed.
5ª edição = 5. ed.
PATACO, Vera Lúcia P.; VENTURA, Magda Maria; RESENDE, Érica dos Santos. Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
Como devo mencionar o nome da editora?
O nome da editora é indicado conforme aparece na publicação, seguido de vírgula, eliminando-se as palavras que identificam sua natureza comercial ou jurídica como: S/A, Ltda, Editora, Livraria etc.
: Atlas,
: Ibpex,
: Campus,
Quando houver duas editoras ambas devem ser indicadas com seus respectivos locais, seguidas de dois pontos e separadas por ponto e vírgula. Se tiver mais que duas editoras, indica-se somente a primeira ou a que estiver em destaque na publicação. 
Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP,
E se não há identificação da editora?
Quando a editora não puder ser identificada, utiliza-se a expressão latina sine nonime, que significa sem nome, de forma abreviada entre colchetes [s.n.]. 
FRANCO, I. Discursos: de outubro de 1992 a agosto de1993. Brasília, DF: [s.n.], 1993. 107 p.
Preciso mencionar o ano da publicação?
O ano de publicação do documento deve ser indicado em algarismos arábicos (1,2,3..), mesmo que nele apareça em algarismos romanos. 
        LEITE, C. B. O século do desempenho. São Paulo: LTr, 1994.
A obra não menciona local e editora! Como devo referenciar?
Na impossibilidade de local e editor da publicação, emprega-se a notação S.l. (ausência de local – letra “S” em maiúscula seguida de ponto e letra “l” em minúscula);
GONÇALVES, F. B. A história de Mirabor. [S.l.: s.n.], 1993.
Preciso mencionar o volume?
Nas referências com vários volumes, o número de volumes da obra deve ser indicado após a data e o ponto final, com a palavra volume abreviada. Não confundir:
2 v. (dois volumes) 
 v. 2 (volume 2) 
Exemplo:
RUCH, Gastão. História geral da civilização: da Antigüidade ao século XX. Rio de Janeiro: F. Briguiet, 1940. 4 v.
Como referenciar os livros?
Modelo:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano de publicação.
Como referenciar capítulos de livros? Temos duas regras!
Quando a autoria do capítulo diferente da autoria do livro:
SOBRENOME, Prenome (autor do capítulo). Título. In: SOBRENOME, Prenome (autor da obra). Título: subtítulo. Local: Editora, ano. Página inicial e final.
Exemplo:
ROMANO, Giovani. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
Quando a autoria do capítulo igual à autoria da obra:
SOBRENOME, Prenome (autor do capítulo). Título (do capítulo). In: ______. Título: subtítulo. Local: Editora, ano. Número do capítulo (se houver), página inicial e final.
Exemplo:
SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ______. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. Cap. 3. P. 15-24.
AULA 09: O trabalho de conclusão de curso I: IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DECURSO. A ÉTICA E LEGITIMIDADE DO SABER.
Qual a relação entre a educação superior e a construção do conhecimento?
Ensino: Compromisso com a transmissão do conhecimento.
Pesquisa: Processo de construção do conhecimento com o propósito de gerar novos conhecimentos.
Extensão: Ações da Universidade junto à comunidade, disponibilizando o conhecimento adquirido.
 
O que é um trabalho de conclusão de curso? Quais são os tipos mais comuns?
A ética e legitimidade do saber
O conhecimento científico, sem dúvida, é o resultado da articulação lógica entre a realidade e as teorias, por isso deve ultrapassar o nível do simples levantamento de dados, mas apresentar uma interpretação teórica consistente e com autoria. Em trabalhos de pesquisa, seja em que nível for, exige-se rigor porque envolve o desenvolvimento do raciocínio lógico quando se busca demonstrar discursivamente alguma resposta ao problema proposto.
Nesse sentido, observa Umberto Eco (1994), que citamos muitos textos alheios, porque configuram a fonte primária de toda pesquisa. É claro que podemos citar um texto de alguém e, em seguida interpretá-lo ou podemos citar um texto para que sirva de fundamento para nossas interpretações. Sendo certo dizer que as citações diretas devem ser feitas com muita parcimônia, pois poderá denotar que o estudante “não quer ou não é capaz de resumir as ideias de um autor” (1994, p. 122). Se a citação direta é muito longa, isso não é bom! Ao usá-la temos que estar com muita certeza de que é realmente importante, na verdade, vital para nossos argumentos.
Todas as citações devem apresentar a referência completa na forma da ABNT (NBR, 6023), usando-se o sistema de chamada escolhido pelo estudante. A remissão ao autor e à obra é uma boa prevenção contra o plágio. Convém destacar que cópia não autorizada de trabalhos alheios é considerada plágio. Plagiar significa apresentar como sua a ideia de outrem, porque qualquer autor é digno de menção. Podemos nos prevenir contra o plágio trabalhando com paráfrases, ou seja, quando se escreve usando as próprias palavras resumindo ou interpretando as ideias de um autor. Um bom critério para se evitar uma falsa paráfrase e correr o risco de ser acusado de plágio, acontece quando reescrevemos o texto “sem tê-lo diante dos olhos, significando que não só não o copiamos como o entendemos” (ECO, 1994, p. 128).
A Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais, estabelece em seu artigo 46, que não constitui ofensa aos direitos autorais a reprodução ou citação de pequenos trechos com a menção do nome do autor e da publicação de onde foram transcritas, sendo livre o uso de paráfrases. Mas antes de figurar na lei, o respeito à produção alheia é um princípio ético que confere legitimidade ao saber produzido. Por legitimidade entende-se aquilo que tem o caráter, o estado ou qualidade do que é legítimo. Também denota conformidade à lei, às regras. Assim temos que pensar na responsabilidade que o estudante/pesquisador assume na construção de sua pesquisacientífica.
Para refletir sobre o tema assista ao vídeo: Garoto Folgadão
http://charges.uol.com.br/2004/10/07/garoto-folgadao-geracao-coca-cola/ 
ATIVIDADE PROPOSTA
 
AULA 10: O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Regras gerais para formatação de trabalhos científicos
FORMATAÇÃO
ESPAÇAMENTO
FONTE
TÍTULOS
ALINHAMENTO
NUMERAÇÃO PROGRESSIVA
PÁGINAÇÃO
CRITÉRIOS TEXTUAIS
CAPA
Tem a finalidade de identificar o trabalho. Deve conter: nome da instituição, nome do autor, título e subtítulo, se houver, local e ano de entrega.
LOMBADA
FOLHA DE ROSTO
Formatação de artigos científicos
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
ELEMENTOS TEXTUAIS
ELEMENTOS PÓS- TEXTUAIS
ELEMENTOS TEXTUAIS
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 
Monografia
 
PROJETO FINAL 
Título
Objetivos
Hipótese (s) 
Bibliografia
Introdução
Quadro teórico
Metodologia e fontes
ATIVIDADE PROPOSTA

Continue navegando