Buscar

Sistema Cardiovascular

Prévia do material em texto

Sistema Cardiovascular – Anatomia MFG 106 – Ciências Biológicas – Beatriz Horst
Tipos de circulação
- pequena circulação/circulação pulmonar: envia o sangue rico em gás carbônico para os pulmões, onde é oxigenado ao chegar aos capilares pulmonares. Com o removido, o sangue volta ao coração. VD tronco pulmonar capilares veias pulmonares AE
 
			oxigenação do sangue
- grande circulação/circulação sistêmica: envia sangue rico em oxigênio a todas as células e tecidos do corpo. O sangue passa pelas artérias, que se dividem em ramos cada vez menores, até os capilares, onde ocorre a troca de por . Após a troca, os capilares levam o sangue rico em até as veias, que chegam ao coração.
VE artéria aorta rede arterial arteríolas capilares vênulas veias veia cava superior e inferior AD
					oxigenação do corpo
Coração
É um órgão formado por musculatura estriada cardíaca. Sua função é bombear o sangue para o resto do corpo.
- estrutura do coração
É formado por quatro câmaras. A metade direita e a metade esquerda são separadas entre si por uma parede (septo). Na metade superior, encontram-se os átrios e na metade inferior, os ventrículos. A parte direita do coração bombeia o sangue sem oxigênio, vermelho escuro, para o pulmão para ser oxigenado. A parte esquerda bombeia o sangue rico em oxigênio, vermelho claro, para abastecer o organismo com oxigênio. 
- limites do coração
Está situado dentro do tórax, no espaço chamado mediastino.
- limites laterais: pulmão direito e esquerdo.
- limite inferior: acima do diafragma. 
- limite anterior: osso esterno e costelas.
- limite posterior: traqueia, esôfago, artéria aorta descendente e coluna vertebral.
- limite superior: grandes vasos do coração.
- valvas ou válvulas cardíacas 
Sua função é garantir que o fluxo sanguíneo siga uma única direção. 
- mitral/bicúspide: permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. É constituída por laminas membranáceas, esbranquiçadas e irregularmente triangulares. Trabéculas carnosas e cordas tendíneas fixam as cúspides da valva aos músculos papilares. Apresenta 2 cúspides, sendo elas:
	- a cúspide anterior é a maior, com formato triangular e grossas cordas de sustentação.
	- a cúspide posterior é dividida em três bolsões proeminentes, separados por pequenas fendas.
- tricúspide: permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito. É constituída por três laminas membranáceas, esbranquiçadas e irregularmente triangulares. Trabéculas carnosas e cordas tendíneas fixam as cúspides da valva aos músculos papilares. Cada lamina é denominada cúspide, sendo elas:
- a cúspide anterior é a mais longa.
- a cúspide posterior é a segunda mais longa.
- a cúspide septal é a mais curta.
- aórtica: permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta ascendente. Apresenta três folhetos semilunares, que abaúlam pelo enchimento com sangue em cada diástole, formando os seios de Valsalva. Os folhetos são designados conforme os seios de Valsalva correspondente e de acordo com a origem das artérias coronárias. 
- pulmonar: permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar. É composta de um anel de sustentação, que fixa as três cúspides. Os folhetos da valva recebem nomes de acordo com sua distribuição topográfica. Há um anterior e dois posteriores, dos quais um a direita e outro a esquerda. É constituída por pequenas laminas dispostas em concha, denominadas válvulas semilunares.
- fases do movimento cardíaco
- contração/sístole: o coração se contrai, o sangue passa dos ventrículos para as artérias, com as valvas pulmonar e aórtica abertas enquanto as valvas tricúspide e mitral se fecham, impedindo do sangue voltar.
- distensão/diástole: o coração relaxa, o sangue entra nos átrios e depois nos ventrículos, as valvas pulmonar e aórtica se fecham para o sangue não voltar.
- camadas da parede cardíaca
	- pericárdio: membrana que reveste e protege o coração. Restringe o coração a sua posição no mediastino, apenas permitindo a movimentação para contração. Consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
		- pericárdio fibroso: tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa e se prende ao diafragma.
		- pericárdio seroso: membrana mais fina e mais delicada, circundando o coração. A camada parietal, mais externa, é fundida ao pericárdio fibroso. A camada visceral, mais interna, também chamada de epicárdio, adere à superfície do coração.
	- epicárdio: é uma delgada lamina de tecido seroso. 
	- miocárdio: camada media e mais espessa do coração. É composto por musculo estriado cardíaco. Esse musculo permite que o coração se contraia, impulsionando sangue.
	- endocárdio: camada mais interna do coração. É composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. Também reveste as valvas e é continua com o revestimento dos vasos sanguíneos que entram e saem do coração.
- configuração externa
	- faces
		- face anterior/esterno costal: formada pelo ventrículo direito.
		- face diafragmática/inferior: formada pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito; está relacionada com o tendão central do diafragma.
		- face pulmonar/esquerda: formada pelo ventrículo esquerdo; ocupa a impressão cardíaca do pulmão esquerdo.
	- margens
		- margem direita: formada pelo átrio direito, estendendo-se até as veias cavas superior e inferior.
		- margem inferior: formada pelo ventrículo direito e parcialmente pelo ventrículo esquerdo.
		- margem esquerda: formada pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pela aurícula esquerda.
		- margem superior: formada pelos átrios e pelas aurículas.
- configuração interna
	- átrio direito
Forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono/venoso de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. A veia cava superior recolhe sangue da cabeça e parte superior do corpo. A veia cava inferior recebe sangue das partes inferior do corpo (abdômen e membros inferiores). O seio coronário recebe o sangue que nutriu o miocárdio.
A parede posterior do AD é lisa, e a parede anterior é rugosa, devido a presença de cristas musculares, chamadas músculos pectinados.
O sangue passa pelo AD para o VE através de uma válvula chamada tricúspide.
Anteriormente, o AD apresenta uma expansão piramidal denominada aurícula direita, que serve para amortecer o impulso do sangue ao penetrar no átrio.
Os orifícios onde as veias cavas desembocam tem os nomes de óstios das veias cavas.
	- átrio esquerdo
Cavidade de parede fina, com paredes posteriores e anteriores lisas, que recebe o sangue já oxigenado por meio de quatro veias pulmonares.
O sangue passa do AE para o VE através da válvula bicúspide/mitral.
O AE também apresenta expansão piramidal chamada aurícula esquerda.
	- ventrículo direito
Forma a maior parte da superfície anterior do coração. Seu interior apresenta uma serie de feixes de fibras musculares cardíacas chamadas trabéculas carnosas.
No centro da borda livre de cada uma das válvulas, encontra-se pequenos nódulos denominados nódulos das válvulas semilunares (pulmonares).
	- ventrículo esquerdo
Forma o ápice do coração. Como o VD, também tem trabéculas carnosas.
Do VE, o sangue sai para a maior artéria do corpo, a aorta ascendente, passando pela valva aórtica. Depois, parte do sangue flui para a parede cardíaca e o restante do sangue passa para o arco da aorta e para a aorta descendente. Ramos do arco da aorta e da aorta descendente levam sangue para o corpo.
VE recebe o sangue oxigenado do AE. Sua função é bombear sangue para a grande circulação. 
A parede do VE é mais espessa que a do VD, que se deve a maior força necessária para bombear sangue para o resto do corpo.
Artérias
Conjunto de vasos que saem do coração e se ramificam sucessivamente distribuindo-se para todo o organismo.Mantem sua forma tubular, mesmo sem sangue, as artérias não colabam.
tronco pulmonar: leva sangue venoso para os pulmões/pequena circulação. 
Sai do coração pelo VD e se bifurca em duas artérias pulmonares, uma direita e outra esquerda. Cada uma delas se ramifica a partir do hilo pulmonar em artérias segmentares pulmonares.
Ao entrar nos pulmões, os ramos se dividem e subdividem até formarem capilares em torno dos alvéolos nos pulmões. O passa do sangue para o ar e é exalado. O passa do ar para o sangue. Esse mecanismo é denominado hematose.
artéria aórtica: leva sangue arterial para o corpo/grande circulação.
Suas quatro divisões são a aorta ascendente, o arco da aorta, a aorta torácica e a aorta abdominal.
O começo da aorta contem válvulas aórticas.
A artéria aorta se ramifica na porção ascendente em duas artérias coronárias, uma direita e outra esquerda, que irrigam o coração.
	- artéria coronária direita: corre no sulco coronário ou atrioventricular e dá origem ao ramo marginal direito que supre a margem direita do coração.
	- artéria coronária esquerda: passa entre a aurícula esquerda e o tronco pulmonar. Divide-se em dois ramos: ramos interventricular anterior e ramo circunflexo.
artérias do pescoço e cabeça
artéria aorta torácica: após a curva, a artéria começa a descer do lado esquerdo da coluna vertebral, dando origem aos ramos: 
	- viscerais (nutrem os órgãos): pericárdicos, bronquiais, esofágicos e mediastinais.
	- parietais (irrigam as paredes dos órgãos): intercostais posteriores, subcostais e frênicas superiores.
artéria aorta abdominal: ao atravessar o hiato do diafragma até a altura da quarta vertebra lombar, onde termina, a aorta é representada pela porção abdominal. Os ramos terminais são a artéria ilíaca comum direita e esquerda.
artérias dos membros superiores e dos membros inferiores
	
Veias
Sua função é conduzir o sangue dos capilares para o coração. As paredes das veias são menos resistentes e mais delgadas do que as das artérias, embora também apresentem 3 camadas. Quando não transportam sangue, perdem sua forma de cilindro e colabam. As veias são envolvidas por musculo liso, que ajudam a manter o fluxo sanguíneo para o átrio direito.
veias da circulação pulmonar/pequena circulação: as veias conduzem o sangue que retorna dos pulmões para o coração após sofre a hematose, recém o nome de veias pulmonares. São quatro veias pulmonares, duas para cada pulmão. Uma direita superior e inferior e uma esquerda superior e inferior. As quatro veias desembocam no AE.
veias da circulação sistêmica/grande circulação: duas grandes veias desembocam no AD trazendo sangue venoso para o coração. São elas a veia cava superior e a inferior.
veias da cabeça e do pescoço
veias do tórax e abdome
	- tórax: existem duas exceções. A primeira se refere ao seio coronário que se abre diretamente no AD e a segunda disposição venosa diferente é o sistema de ázigos. As veias do sistema de ázigo recolhe a maior parte do sangue venoso das paredes do tórax e abdome.
	- abdome: há um sistema venoso que recolhe sangue das vísceras abdominais para transporta-lo ao fígado, é o sistema da veia porta. A veia porta é formada pela anastomose da veia esplênica com a veia mesentérica superior.
veias dos membros superiores e dos membros inferiores
Capilares
Fazem a ligação entre uma arteríola e uma vênula.
Suas paredes são formadas por uma única camada de células endoteliais, tornando o capilar o lugar perfeito para a troca de oxigênio e nutrientes. 
São os menores vasos sanguíneos, com diâmetro entre 5 e 20 micrometros.
Seu pequeno diâmetro faz com que as células sanguíneas sofram uma pequena deformação ao passar por eles, liberando o contido nas células.

Continue navegando