Buscar

Estrias: O que são e suas causas

Prévia do material em texto

Como o conceito de beleza nos dias de hoje vem chegando ao extremo, sendo padronizado para ter a beleza ideal, as estrias vêm criando um grande transtorno entre a população, principalmente em mulheres. Mas a final o que são estrias? Já pararam para refletir sobre tal? Vamos lá, primeiro precisamos entender, que a pele é constituída por três camadas, a epiderme, derme e hipoderme. Sendo a derme a camada mais complexa composta por tecido conjuntivo, fibras elásticas e proteínas fibrosas, sua principal função é sustentar e dar elasticidade a pele. Na derme é possível encontrar macrófagos que são células de defesa que a auxiliam regeneração dos tecidos. Estrias são definidas como um processo degenerativo cutâneo, onde o tecido constrói barreiras e impede a passagem de agua e proteínas para a pele causando lesões atróficas em trajetos lineares que variam de coloração. Segundo Guirro e Guirro (2002) existem três teorias que tentam justificar a etiologia das estrias:
Teoria mecânica: Ocorre quando a perda de fibras elásticas, podendo ser causadas por alguns motivos tais como; o famoso efeito sanfonado que é quando a pessoa engorda e emagrece com alta frequência, crescimento rápido na adolescência, excesso de exercícios, gravidez, ressecamento da pele e outro exemplo popular é quando se coloca implantes mamários. 
 Teoria endocrinológica: Quando a uso indiscriminado de hormônios adrenais corticais como os anabolizantes. 
Teoria infecciosa: Existem relatos que processos infecciosos provocam danos as fibras elásticas originando as estrias. 
Além desses fatores, acreditam que a uma predisposição genética e familiar. Na maior parte da literatura as estrias são consideradas uma lesão irreversível.

Continue navegando

Outros materiais