Buscar

resumo bioquim.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual é a diferenca entre fosforilação oxidativa e fosforilação por substrato¿ oxidativa a formação de ATP se da pela transferência de elétrons do NADH ou do FADH2 ate o O2. Através de uma serie de grandes complexos protéicos. Esse processo ocorre na membrana interna das mitocôndrias. Na fosforilação por substrato, o ATP é gerado pela transferência de um grupamento formado de alta energia a partir de um composto fosforilado ao ADP. Essa ligação rica em energia geralmente foi adquirida na reação onde o substrato foi oxidado.
Em condições de pouco sol e água disponível, qual planta apresentaria melhor desempenho C3, C4 e CAM¿ Nessas condições, as plantas CAM têm um melhor desempenho na fixação do carbono. As plantas CAM abrem seus estômatos à noite para fixar o CO2 e os fecham durante o dia para manter os tecidos hidratados. O carbono é fixado pela enzima PEP-carboxilase. Em plantas C4, a fixação também é evoluída, uma vez que o CO2 entra em contato com a PEP, se transforma em malato e o carbono é fixado no ciclo de Calvin. Esse sistema é evoluído porque o CO2 é sempre reaproveitado. O mecanismo da planta C3 é o menos eficiente porque elas passam mais tempo com os estômatos abertos, perdendo mais água. Alem disso o CO2 não é reaproveitado.
Metabolismo: é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula.Catabolismo: Degradação de moléculas complexas como proteínas, lipídios ou polissacarídeos em uma pequena variedade de moléculas mais simples, como CO2, amônia e água. A função do catabolismo é capturar energia química para formar ATP.Anabolismo: síntese de produtos complexos a partir de percursores simples, como a síntese de um polissacarídeo, ou um glicogênio a partir da glicose. O anabolismo requer energia para ser realizada. Anfibolismo: atua no catabolismo e anabolismo de acordo com a energia livre na célula.
Quais os produtos do ciclo do acido cítrico (krebs)¿ onde acontecem¿ 3NADH, 1FADH2, 2CO2, 1ATP e 4H+. O ciclo ocorre na matriz mitocondrial.
Quais os produtos da glicolise¿ Porque são importantes¿ Onde são utilizados¿2 Piruvatos, 2 ATPs, 2 NADH, 2 H+ e 2 moléculas de H2O(saldo). Os produtos são importantes pois são utilizados em outros processos, como o piruvato, que é utilizado na gliconeogenise para produção de glicose em orgaos que precisam manter a homeostase de glicose no sangue. Os ATPs são reutilizados no ciclo de Calvin, os NADH são utilizados na cadeia de transporte de elétrons, os piruvatos também podem ser utilizados no ciclo de Krebs.
A glicolise 6fosfato participa da glicolise e da gliconeogenise¿ qual o papel da glicose 6-fosfatos nessas duas vias¿¿ Como ela pode ser utilizada nessas duas vias que são inter dependentes¿ Na glicolise, a glicose 6-fosfato é utilizada na isomerização da frutose 6-fosfato. Na gliconeogenise a glicose 6-fosfato é hidrolizado pela glicose 6-fosfatase para produzir a glicose livre.
O que é força próton motriz¿ É a soma dos dois componentes: um gradiente de carga (elétrico) e um gradiante químico (concentração). A força proto motriz nos cloroplastos envolve o gradiente químico (concentração de pH), enquanto a mitocondrial possue uma grande influencia do gradiente (elétrico carga potencial de membrana).
Fotofosforilação cíclica ocorre quando não existe NADP+ disponível para aceitar os elétrons da ferredoxina reduzida. Isso se deve a quantidade eleveda de NADPH em relação a NADP+, fatores que levam ao fechamento dos estômatos, diminuindo a concentração de CO2. É uma via alternativa para os eletros do FS I (P700). O eletron da ferredoxina reduzida pode ser reciclado quando transferido ao citocrom que alimenta o FS I fechando o ciclo. O FS II não entra na fotofosforilação cíclica.
Quais as condições necessárias a fermentação¿¿ quais reações acontece nessa via metabólica¿ Ocorre na anareobiase (ausência de oxigênio). Ocorrem 2 reações: fermentação do acido lático e fermentacao alcoólica. Na fermentação do acido lático a reação piruvato + NADH + H+ >>> Lactato + NAD+ é catalizado pela enzima lactato desidrogenase. Na fermentação alcoólica, o piruvato é descarboxilado para produzir acetaldeido. Este é reduzido para produzir etanol pela enzima álcool desidrogenaze. A reação final da fermentação alcoólica é: Glicose + 2ADP + 2P + 2H+ >>> 2Etanol + 2ATP + 2CO2 + 2H2O.
Qual é o primeiro produto estável do ciclo de Calvin¿ como se forma hexoses¿ como a molécula é regenerada para que mais CO2 seja fixado¿ O primeiro produto é a glicose que é uma hexose. A síntese de hexose pode ocorrer apartir de percursores não glicídios mais elaborados, como acido lático e aminoácidos. As hexoses também são formadas apartir da redução do 3-fosfato-glicerato, e assim, entrar no ciclo de Calvin. Para que mais moléculas de CO2 sejam fixadas é necessária a regeneração da ribulose 1,5 bifosfato completando o ciclo.
O que é fotorrespiração¿ Fotorrespiração é a atividade oxigenase da enzima rubisco. Em condições atmosféricas normais, a concentração de CO2 no estroma é suficiente para que a velocidade de carboxilase seja 4X maior que a velocidade de oxigenase. O fechamento dos estômatos acarreta em uma diminuição na concentração de CO2 no estroma, aumentando a velocidade da reação oxigenase.
Como uma reação termodinamicamente desfavorável pode acontecer¿ Ocorre apenas contra um gradiente de concentração, necessitando ter gasto de energia para acontecer.
Quais moléculas são ativadoras e inibidoras da glicolise¿ Ativadores: ADP e AMP da fosfofrutocinase (reguladores alostérico). Glicose da hexocinase. Frutose 1,6 Bifosfato da piruvatoquinase. Moleculas inibidoras: glicose 6P (Hexoquinose), frutose-6-bifosfato (fosfofrutoquinase) + importante
O que é complexo antena È responsável pela captação de luz, presente na membrana do tilacoide. È um conjunto de proteínas integrais de membrana associadas(ligadas quimicamente)a moléculas de pigmentos. 
Mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose , as quais processa e converte em energia na forma de ATP e fornece para a célula. função a liberação de energia. Cloroplasto distinguem-se bem dos restantes organelos da célula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomas, podendo assim sintetizar proteínas e auto-multiplica- se.
fase fotoquímica (Clara)a luz é captada, absorvida pela clorofila e armazenada em moléculas de ATP , esta fase cria um campo elétrico em torno das moléculas de água. dá-se a fotólise da água (desdobramento das moléculas da água em íons de oxigênio e hidrogênio, devido à radiação). O hidrogênio formado (íon H+) é inserido na molécula NADP que servirá no próximo processo para oxirredução.
Equação: 4H2O + 2NADP + 3ADP + 3P -(luz)-> 3ATP + 2NADPH2 + O2 + 2H2O
fase química (escura), ciclo de Calvin, o carbono que provém do dióxido de carbono do ar é fixado e integrado numa molécula de hidrato de carbono (carboidrato). Desta fase resulta a formação de compostos orgânicos como a glicose, necessária à atividade da planta. Esta fase não depende diretamente da luz, mas sim, dos produtos da fase luminosa que constroem glicídios através do CO2.
Equação: CO2 + 2NADPH2 + 3ATP -(enzimas)-> 2NADP + 3ADP + 3P + H2O + (CH2O)6
1° produto estável da ciclo de Calvin ? como forma-se hexoses? como a molécula é regenerada para que mais co2 seja fixado? o primeiro produto estavel eh o 3 fosfoglicerato. As hexoses sao formadas a partir da juncao dos gliceraldeidos 3P. a molecula é regenerada a partir da triose fosfato e ATP
1- Considerando as reações da via pentose fosfato, quantas moléculas de glicose 6-fosfato são necessárias para produzir 6 moléculas de NADPH? Qual a estequiometria da via para produzir 4 moléculas de frutose-6-fosfato mais 2 moléculas de gliceraldeído 3-fosfato? Quais os destinos prováveis dos produtos da via pentose fosfato (considerando as etapas oxidativas e não oxidativa da via)? São necessárias 3 moléculas de glicose-6-fosfato. Para a produção de 4moléculas de frutose-6-fosfato mais 2 moléculas de gliceraldeído 3-fosfato é necessária a seguinte reação: 4 xilose 5-fosfato + 2 ribose 5-fosfato ↔ 4 frutose 6-fosfato + 2 gliceraldeído 3-fosfato. Destino dos produtos: NADPH é utilizado em biossíntese redutoras. A ribose 6-fosfato é utilizada na síntese de RNA, DNA e coenzimas nucleotídicas.
2- Dentre as funções biológicas dos lipídeos, esta o armazenamento de energia. Assinale a alternativa correta. (x talvez ) A degradação dos lipídeos ocorre nas mitocôndrias . ( ) O produto de degradação dos lipídeos proporciona um menor rendimento energético comparado ao produto de degradação equivalente oriundo do catabolismo dos carboidratos; ( ) A energia necessária para o catabolismo dos lipídeos é menor do que a energia necessária para o catabolismo de carboidratos; ( ) O lipídeos são moléculas mais oxidadas, por isso o seu rendimento energético é maior em relação aos carboidratos; ( ) Qualquer lipídeo pode ser convertido em energia metabólica; ( X ) Os lipídeos são essenciais na dieta dos animais (Certeza certa)
3 – Qual a finalidade metabólica da ligação de um ácido graxo com uma coenzima A? R: O ácido graxo ligado a coenzima-A é convertido em acil –CoA, essa acil-CoA que entrará nas mitocôndrias. Dessa maneira o ácido graxo é ativado. Essa é a primeira fase de degradação oxidativa dos ácidos graxos.
4 – Quais características comuns e particulares nas vias de degradação e biossíntese de ácido graxos? ( X ) A degradação e a síntese de ácidos graxos envolvem a participação de acetil-coenzima A. ( ) O malonil CoA está envolvido somente no processo catabólico dos ácidos graxos. ( ) A degradação de ácidos graxos ocorre no citossol, e a biossintese destas moléculas ocorre nas mitocôndrias. ( ) No catabolismo de ácidos graxos são formados ATP, NAD+ e FAD. ( ) No anabolismo de ácidos graxos são consumidos ATP e NADH
5 – Compare a oxidação e a síntese de ácidos graxos, considerando: A. Localização celular: A síntese ocorre no citoplasma, ao contrário da degradação, que ocorre na matriz mitocondrial. Oxidação ocorre nas mitocôndrias, síntese ocorre no citoplasma. .B- Transporte de acilas: Os intermediários na síntese de ácidos graxos são ligados por covalência a sulfidrilas da proteína carreadora de acilas (ACP), enquanto os intermediários na degradação dos ácidos graxos são ligados por covalência à sulfidrila da coenzima A. C- Coenzimas redutoras e oxidantes: As coenzimas presentes na oxidação são: acil-CoA, Enoil-CoA, 3-L-Hidroxiacil-CoA e beta-cetoacil-CoA. Na biossintese, são: acil-PCA graxa, Enoil-PCA, 3-D-Hidroxiacil-PCA e beta-cetoacil-PCA.
6 – Descreva brevemente o processo de beta-oxidação para o ácido palmítico (C16) e para o ácido margárico (C17), dizendo quantos ciclos são necessários para cada um e quantas e quais moléculas são formadas pela beta- oxidação destes ácidos graxos. R: Para o ácido palmítico são necessários 7 ciclos, e são formadas 8 moléculas de acetil CoA. Para ácido margárico são necessários 7 ciclos, e são formadas 7 moléculas de acetil CoA e 3 moléculas de propionil-CoA e 14 carbonos.
7 – Qual a função da descarboxilação que ocorre durante a síntese de ácidos graxos? R: a quebra das moléculas realizando liberação de Co2. Formação do Acetil Coa pela descarboxilação do piruvato.
8 – Qual a origem do carbono excretado como uréia? R: É oriundo do bicarbonato (HCO3-) porem também pode ser proveniente do CO2. 
9 – Como uma elevada concentração de amônia poderia alterar o ciclo do ácido cítrico nos mamíferos? R: Altos níveis de amônia favorecem a transformação de alfa-cetoglutarato em glutamato. Isso deve comprometer as reações do ciclo do acido cítrico gerando uma redução na produção de ATP.
10 – Sobe determinadas condições (dieta rica em proteínas , p. ex.) a degradação de aminoácidos pode ocorrer em taxas maiores do que a degradação de carboidratos. Sabendo que os mamíferos não podem manter uma concentração de amônio elevada em seus tecidos, explique: A>. Qual o destino do excesso de nitrogênio no organismo dos mamíferos? R: Fígado, ciclo da uréia e urina. O excesso de nitrogênio em mamíferos é excretado pela urina. Uma parte da amônia livre é excretada na urina, porem a maior parte dela é utilizada na síntese de uréia, que é quantitativamente a via mais importante para descarte de nitrogênio do organismo.
b. Em qual órgão ou tecido deste nitrogênio é processado para ser excretado? R: É absorvido no epitélio do intestino, processado no fígado. A uréia é produzida no fígado. O nitrogênio presente na uréia será encaminhado aos rins, para que estes a filtrem e produzam a urina. Assim, a urina está pronta para ser excretada.
c. Como ocorre o transporte deste nitrogênio produzido pela degradação dos aminoácidos nos diferentes tecidos até o local de processamento para a excreção? R: As principais formas de transporte desse N p/ o fígado é através do glutamino e da alanina, via corrente sanguínea e sistema linfático. A degradação de proteínas começa no estomago e ocorre também no pâncreas e no intestino delgado. Porém, quem produz a uréia é o fígado. A uréia sai do fígado por difusão, e é transportada para os rins através da corrente sanguinea. A urina (produto do processamento feito pelos rins) vai para a bexiga, e assim é excretada.
11 – Qual a relação do alfa-cetoglutarato, da gultamina e do glutamato no anabolismo de aminoácidos? R: A amônia é assimilada em aminoácidos através do glutamato e da glutamina. O alfa-cetoglutarato é responsável pela síntese de glutamato por uma reação de transaminação. O glutamato, por sua vez, sintetizará a glutamina por uma reação de amidação dependente de ATP. Este glutamato é ativado pela reação com ATP formando o intermediário gama-glutamilfosfato. O NH3, então, desloca o grupo fosfato para produzir glutamina. Todos estão inter-relacionados, o alfa-cetoglutanato pode ser alterado p glutamato por trans-aminação ou pelo glutamato desidrogenase. A glutamina sintetax forma glutamina a partir do glutamato.
12 – Por que o glutamato tem um papel central na biossintese de aminoácidos? R: Pois a amina α da maioria dos aminoácidos vem da amina α do glutamato, por transaminação. Porque o glutamato (e a glutamina) é a primeira molécula formada pelo NH4+ e também porque regula a ação da glutamina sintax.
13 – Como o nível de glutamina afeta o ciclo da uréia? R: A glutamina é hidrolisada a glutamato e NH4 pela glutaminase, o glutamato então é transformado em α-cetoglutarato, e entra no ciclo da uréia. Altos níveis de Glutamina produzem efeito osmótico e leva ao edema cerebral.
14 Qual o mecanismo comum que ocorre na biossintese de aminoácidos, pela transferência de Nitrogênio do glutamato para o outro a-cetoácido (p. ex. o piruvato)? R: Os mecanismos em comum são a transaminação e a amidação. Os aminoácidos são sintetizados pela transferência de um nitrogênio, fornecido pelo glutamato (composto comum fundamental tanto para a síntese como para a degradação dos aminoácidos) a uma estrutura de carbono proveniente do ciclo de Krebs ou da glicólise.
15 – Quais as vias metabólicas dependem da interação das reações que ocorrem entre o citoplasma e a mitocôndria? Exemplifique. R: a via metabólica dos lipídeos, pois a síntese dos ácidos graxos ocorre no citoplasma e a beta-oxidação nas mitocôndrias. Um bom exemplo é o metabolismo de lipídeos. No citoplasma, ocorre a síntese dos ácidos graxos, na qual coenzimas e carregadores de acilas trabalham para sintetizá-los. Essas coenzimas e carregadores de acilas também estão relacionadas na degradação dos lipídeos, mais precisamente no processo de beta-oxidação. Este processo ocorre nas mitocôndrias.
16 – Quais os mecanismos disponíveis para uma célula regular a velocidade da via glicolitica? R: A regulação da glicólise é complexa pela sua importância nageração de energia na forma de ATP e pela produção de váriosintermediários glicolíticos destinados a biossíntese. Na maioria dascélulas, a velocidade da glicólise é determinada, principalmente, pelaregulaçãoalostérica das enzimas hexocinase, fosfofrutocinase−1 (PFK−1) e piruvato −cinase. As reações catalisadas por essas enzimassão irreversíveis e podem ser “ligadas” ou “desligadas” por efetoresalostéricos. Por exemplo, a hexocinase é inibida pelo excesso deglicose-6-fosfato. Vários compostos de “alta energia” atuam comoefetores alostéricos. Por exemplo, elevadas concentrações de AMP(um indicador de baixa produção de energia) ativa a PFK−1 e a piruvato−cinase. Por outro lado, teores elevados de ATP (umindicador que as necessidades energéticas das células foramatingidas) inibem as duas enzimas. O citrato e a acetil−CoA, queacumulam quando existe ATP em quantidade suficiente, inibem aPFK −1 e a piruvato−cinase, respectivamente. Afrutose−2,6−bifosfato, produzida por indução de hormônio da PFK −2,é um indicador de altos níveis de glicose disponível e alostericamenteativa a PFK − 1. O acúmulo de frutose−1,6− bifosfato ativa a piruvato−cinase, promove um mecanismo de controle (afrutose−1,6− bifosfato é um ativador alostérico).

Continue navegando