Buscar

Cerâmicas a base de silicatos

Prévia do material em texto

Cerâmicas a base de silicatos
- composição dos silicatos
- sílica
- vidros a base de sílica
- silicatos
Carbono
O carbono existe em várias formas polimórficas, inclusive no estado amorfo. Não se enquadra na classificação tradicional de metais, cerâmicas e polímeros. Está sendo tratado na parte de cerâmicas pois a grafita, uma de suas formas, é as vezes classificada como uma cerâmica.
-diamante
O diamante é um polimorfo metaestável, fora da sua configuração de equilíbrio, do carbono. Ele se forma a temperatura ambiente e sob pressão atmosférica.
Em sua estrutura cristalina, os átomos de carbono ocupam todas as posições, sendo um deles ligado a outros quatro em ligações do tipo covalente. Esse arranjo é conhecido como estrtutura cristalina cúbica do diamante. 
Devido a essa estrutura cristalina e a suas fortes ligações covalente, o diamante possui propriedades físicas que o tornam um material bastante atraente, como o fato de ser extremamente duro e de possuir uma baixa condutividade elétrica. Esse material também apresenta uma elevada condutividade térmica, condição surpreendente para um material não metal. 
- grafita
Polimorfo do carbono que apresenta estrutura cristalina diferente da do diamante e é mais estável do que este último em temperatura e pressão ambientes. Sua estrutura é formada por átomos de carbono em um arranjo hexagonal, sendo cada átomo ligado por fortes ligações covalentes a três átomos vizinhos coplanares. O quarto átomo é ligado fracamente por uma ligação do tipo van der Walls. É devido a essas ligações fracas que a grafita possui excelentes propriedades lubrificantes. 
A grafita também possui outras propriedades atrativas como elevada resistência, alta condutividade elétrica em direções paralelas as camadas hexagonais, boa estabilidade química, elevada condutividade térmica, entre outras. 
Vários são o seus usos: como elemento de aquecimento em fornos, como eletrodos para soldagem, para materiais refratários e isolantes, em reatores químicos, em resistores, etc.
- fulerenos
Essa forma polimórfica foi descoberta em 1985 e consiste em um aglomerado esférico contendo 60 átomos de carbono. Seu grupo de átomos tem configuração tanto hexagonal quanto pentagonal. Suas moléculas são arranjadas de maneira que duas delas compartilhem o mesmo lado, obtendo dessa forma simetria em sua estrutura. Fulereno é o termo que identifica a classe de materiais com esse tipo de molécula.
Como sólido cristalino puro, os fulerenos é um isolante, mas unidos adequadamente com impurezas, pode tornar-se altamente condutor e semi condutor. 
Difusão em materiais iônicos

Continue navegando