Buscar

APOL - Instrumentos para o Diagnóstico Psicopedagógico Institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instrumentos para o Diagnóstico Psicopedagógico Institucional
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Através de seu trabalho de assessoramento, o psicopedagogo auxiliará o grupo a perceber que o modo como se trata a criança está diretamente relacionado à concepção que se tem de infância, coordenando a ação pedagógica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, S.S.; SANTOS, R.B. O psicopedagogo e a educação infantil: algumas considerações  http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/27405_14168.pdf. Acesso em 04 maio 2019. 
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do texto-base Uma proposta de atuação psicopedagógica escolar em Educação Infantil sobre a intervenção psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. Observação da criança nos diversos contextos da escola é uma das etapas da intervenção psicopedagógica.
II. A entrevista com a família é a etapa da avaliação em que o psicopedagogo coleta informações sobre a história cognitiva, afetiva e social da criança.
III. É por meio da assessoria que o psicopedagogo pode auxiliar as famílias a compreenderem como se dá o processo de desenvolvimento da criança, apresentando as peculiaridades, necessidades e dificuldades escolares específicas da idade.
IV. As oficinas psicopedagógicas são realizadas com as crianças somente com a presença dos familiares, proporcionando situações vinculares afetivo-sociais do aluno com seus pais. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
Comentário: A afirmativa I é incorreta, pois a Observação da Criança refere-se à avaliação psicopedagógica. A afirmativa II é correta, pois é “no momento da entrevista com a família que o psicopedagogo coletará informações acerca da criança e investigará o motivo da queixa realizada por eles e pela escola” (texto-base, p.83. A afirmativa III é correta, pois nesta etapa, “o psicopedagogo poderá auxiliar as famílias na compreensão do momento e do processo de desenvolvimento da criança, suas peculiaridades, necessidades e dificuldades escolares específicas da idade” (texto-base, p.83). A afirmativa IV é incorreta, pois “as oficinas psicopedagógicas são realizadas somente com as crianças ou com elas e seus professores, com o objetivo de auxiliar os professores nos processos de vínculos entre os alunos” (texto-base, p.84).
	
	C
	III
	
	D
	I e IV
	
	E
	II, III e IV
Questão 2/5 - Instrumentos para o Diagnóstico Psicopedagógico Institucional
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Ao chegar numa instituição escolar, muitos acreditam que o psicopedagogo vai solucionar todos os problemas existentes (dificuldade de aprendizagem, evasão, indisciplina, desestímulo docente, entre outros). No entanto, o psicopedagogo não vem com as respostas prontas. O que vai acontecer será um trabalho de equipe, em parceria com todos que fazem a escola (gestores, equipe técnica, professores, alunos, pessoal de apoio, família). O psicopedagogo entra na escola para ver o ‘todo’ da instituição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTES, Idalina Amélia Mota Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300011. Acesso em 04 maio 2019.
 Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Psicopedagogia institucional: sugestões de um roteiro de intervenção no ensino superior sobre o papel do psicopedagogo, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas:
I. ( ) Um dos papeis do psicopedagogo é detectar possíveis problemas no processo de ensino-aprendizagem do aluno.
II. ( ) A preocupação com a qualidade de ensino não dialoga com a atuação do psicopedagogo.
III. ( ) Na psicopedagogia institucional, a prática educativa deve ser repensada apenas pelo psicopedagogo.
IV. ( ) O psicopedagogo pode intervir nos problemas instalados na instituição, produzindo um plano de diagnóstico da realidade institucional e implantando um plano de intervenção baseado nesse diagnóstico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V  
	
	B
	V – F – V - F
	
	C
	F – F – V - V
	
	D
	V – F – F - V
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – F – F – V. As afirmativas I e IV são verdadeiras, pois, conforme o texto-base: “No enfoque preventivo, o papel do psicopedagogo é detectar possíveis problemas no processo de ensino-aprendizagem” e “Bossa concorda com Porto e acrescenta mais dois níveis ao que foi apresentado: intervir nos problemas de aprendizagem já instalados, criando um plano de diagnóstico da realidade institucional e instaurando na escola um plano de intervenção baseado nesse diagnóstico” (texto-base, p. 387). Já as alternativas II e III são incorretas, pois conforme o texto-base “Scoz complementa que, além de intervir nos descompassos da aprendizagem, o psicopedagogo que atua na instituição escolar deve se preocupar com a melhoria da qualidade de ensino” (texto-base, p. 387) e, ainda, conforme elemento-base, o psicopedagogo trabalha em parceria com todos que fazem a escola.
	
	E
	F – V – V - F
Questão 3/5 - Instrumentos para o Diagnóstico Psicopedagógico Institucional
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O CAV consiste em 5 fases bem definidas conforme Lopes e Orofino (2016): 1. Vivência: propiciar a todos os integrantes do grupo a experimentação conforme regras determinadas; 2. Relato: compartilhamento das emoções referente à vivência experenciada; 3. Processamento: permitir a análise e a compreensão do que foi vivido; 4. Generalização: momento de relacionar o que foi vivido com a realidade do indivíduo; 5. Aplicação: propiciar a aprendizagem por meio de novas atitudes e comportamentos diante de uma situação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, S.B.; PACHECO, V.A.; REIS, M.A. Métodos ativos de ensino: Caso de aplicação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) com estudantes de empreendedorismo da educação superior.  https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/63038.pdf. Acesso em 04 maio 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Dinâmicas, jogos e vivências: ferramentas úteis na (re)construção psicopedagógica do ambiente educacional sobre as cinco etapas para a aplicação de jogos de empresa e técnicas vivenciais -  também denominado Ciclo de Aprendizagem Vivencial, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A “Vivência” é definida como o momento da comparação entre o jogo e a realidade da organização.
	
	B
	A “Aplicação”, que é um momento para reflexão, não é importante no processo e pode ser eliminada.
	
	C
	O “Relato” pode ser realizado individualmente ou em grupo e é a etapa de expressar emoções e sentimentos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a reposta correta porque, conforme o elemento-base, o relato é o momento de compartilhar emoções, além disto, conforme o texto-base: “Relato: é o momento de expressar sentimentos e emoções. Os relatos poderão ser individuais ou coletivos, utilizando-se de diversas estratégias” (texto-base, p. 352).
	
	D
	O “Processamento” é o momento da construção individual ou coletiva.
	
	E
	Na “Generalização”, o grupo realiza uma análise de desempenho.
Questão 4/5 - Instrumentos para o Diagnóstico Psicopedagógico Institucional
Leia o seguinte excerto de texto: 
“No Brasil, através do trabalho em Comunidades Terapêuticas, consideramos Grupos Operativos também a atividade grupal realizada com pacientes internados e com pautas predeterminadas. Assim, reconhecemos que os grupos operativos, como ideologia, podem ser vistos também como terapêuticos, dependendo da tarefa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Waldemar José. A importânciados grupos hoje http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702003000100012. Acesso em 04 maio 2019. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon sobre os grupos operativos, analise as seguintes proposições:
I. Grupo operativo é uma estrutura operativa que possibilita formas de compreensão de como relacionar-se com o outro
PORQUE
II. Um grupo operativo tem caráter terapêutico e todo grupo terapêutico pode ser denominado grupo operativo. 
 A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta é correta, porque apesar do grupo operativo ser “considerado como uma estrutura operativa que possibilita aos integrantes meios para que eles entendam como se relacionam com os outros” e grupos operativos terem caráter terapêutico, “nem todos os grupos terapêuticos podem denominar-se de grupos operativos” (texto-base, p. 164 -167).
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Instrumentos para o Diagnóstico Psicopedagógico Institucional
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A teoria dá grande importância aos vínculos sociais, que são a base para os processos de comunicação e aprendizagem, considerando que o ser humano é essencialmente um sujeito social. O grupo se põe como uma rede de relações com base em vínculos entre cada componente e todo o grupo e vínculos interpessoais entre os participantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRAZ, A.F.; SOARES, M.S. Grupos operativos de aprendizagem nos serviços de saúde: sistematização de fundamento e metodologias http://www.scielo.br/pdf/ean/v11n1/v11n1a07.pdf. Acesso em 04 maio 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon sobre o conceito de aprendizagem para Pichon, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A aprendizagem ocorre de forma unilateral, sem a necessidade da relação com o outro.
	
	B
	O grupo operativo é uma técnica que visa promover a aprendizagem para apenas um dos sujeitos envolvidos.
	
	C
	Aprender significa mudar e a aprendizagem em grupo possibilita uma leitura superficial da realidade.
	
	D
	Aprendizagem e saúde mental são sinônimos, uma vez que o sujeito se apropria ativamente da realidade trazida por uma nova experiência.
Você acertou!
Comentário: Segundo o texto-base: “para Pichon-Rivière, saúde mental e aprendizagem são sinônimos na medida em que há uma apropriação ativa da realidade que integra uma experiência nova e um estilo próprio de aprender” (texto-base, p. 168).
	
	E
	A aprendizagem é um processo contínuo em que a comunicação e a interação não estão associadas.

Mais conteúdos dessa disciplina