Buscar

AV2 - FUNDAMENTOS DO DIREITO DO PETRÓLEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: » FUNDAMENTOS DO DIREITO DO PETRÓLEO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: --------
	Professor:
	ELAINE DA COSTA RIBEIRO
	Turma: 9001/A
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 12/06/2015 10:01:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201007078496)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a Emenda Constitucional que permitiu à União contratar empresas estatais ou privadas para exercer as atividades econômicas da indústria do petróleo e exigiu a aprovação de uma lei infraconstitucional?
		
	
Resposta: A Emenda Constitucional no 9/95.
	
Gabarito: A Emenda Constitucional no.9/95
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007182468)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Discorra sobre o trabalho em minas e subsolo, exemplificando sobre quais NRs são aplicadas ao tema.
		
	
Resposta: ----//-----
	
Gabarito: TRABALHO EM MINAS E SUBSOLO Trabalhos em minas e subsolos (art. 301, da CLT); Realizado por homens, com idade entre de 21 a 50 anos, com a duração normal de trabalho efetivo não excedente a 6 horas diárias ou 36 horas semanais ( art. 293, da CLT, art. 298, da CLT) Períodos de 3 horas consecutivas de trabalho exercido, dever haver uma pausa obrigatória de 15 minutos, com seu cômputo na jornada de trabalho. NR nº 22. Portaria 3.214/1978 ( trabalhador de Lavra Garimpeira)   NR 23 - Proceder a proteção contra incêndio, com o revestimento de portas, paredes, construções de paredes contra fogo, anteparos, com a sinalização em prol da segurança
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007267739)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compreende a área produtora de petróleo ou gás natural, a partir de um reservatório contínuo ou de mais de um reservatório, a profundidades variáveis, abrangendo instalações e equipamentos destinados à produção;
		
	
	Jazida
	 
	Campo de petróleo
	
	Bloco
	
	Prospecto
	
	Bacia Sedimentar
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007160741)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a Criação do Conselho Nacional de Petróleo ( CNP), órgão responsável na avaliação das jazidas de petróleo e da pesquisa, foi uma época em que as jazidas passam a ser patrimônio da União Federial, havendo perfurações na zona do Recôncavo Baiano, até a perfuração em Candeias, Aratu e Itaparica, na qual a primeira obteve-se êxito, pelo gás natural, em 1941. Mas foi com a criação da Petrobras que houve uma grande inovação na época em relação a atividade petrolífera, tal como se observa na alternativa abaixo
		
	 
	Com o advento da Lei n° 2004, de 3 de outubro de 1953, com a criação da Petrobras, se estipulou o monopólio estatal da atividade petrolífera;
	
	Com a criação da ANP em 1997, houve a abertura do mercado petrolífero e também em tal época criou-se a Petrobras, o que incentivou a economia brasileira.
	
	Com a criação da Petrobras, os riquezas das jazidas petrolíferas passaram a ser de sua propriedade, possuindo então o monopólio do setor;
	
	Com o advento da Constituição de 1988, criou-se a Petrobras para a pesquisa e a lavra de petróleo em território nacional;
	
	Com a Constituição de 1988, abriu-se o mercado privado, no qual se criou a Petrobras, como sociedade sem fins lucrativos para atuar como agente regulador do mercado brasileiro petrolífero;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007048148)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O contrato de concessão deverá refletir as regras e condições do edital, até porque a proposta vencedora terá estas como parâmetros de regras sobre solução de controvérsias, relacionadas com o contrato e sua execução, inclusive a conciliação e a arbitragem internacional. Todavia, incorreto afirmar que:
		
	
	Caberá à ANP, em caso de conflito poderá se comprometer a, sempre que tiver de exercer seu poder discricionário, expor as justificativas do ato, observando a legislação brasileira aplicável e atendendo as Melhores Práticas da Indústria do Petróleo.
	
	No contrato a arbitragem poderá ser instituída por meio de uma cláusula arbitral inserida no texto, pois é um procedimento privado, que trata de direitos disponíveis, podendo ser utilizado para eventuais conflitos em petróleo e gás entre os contratantes.
	
	É permitido que as cláusulas contratuais citem que o idioma a ser utilizado no processo de arbitragem será a língua portuguesa e que as Partes poderão, todavia, instruir o processo com depoimentos ou documentos em qualquer outro idioma, se os árbitros assim decidirem, sem necessidade de tradução oficial.
	 
	O contrato poderá citar que, a arbitragem não é uma atividade que se desenvolve à margem do Estado, já que é um método judicial e estatal de composição de conflitos, inclusive na legislação nacional é um juiz de direito que faz a arbitragem no Brasil.
	
	Os contratos de concessão poderão ter cláusulas prevendo a arbitragem como mecanismo de solução de controvérsias, ainda que seja um caso de arbitragem internacional, mas se a qualquer momento uma parte considerar que inexistem condições para uma solução amigável de disputa ou controvérsia deverá submeter essa disputa ou controvérsia a processo arbitral ad hoc, utilizando como parâmetro as regras estabelecidas no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201007163470)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o dever jurídico originário, que está na lei ou um contrato, assinale a alternativa correta:
		
	
	No inadimplemento de um dever jurídico originário a lei não estipula nenhuma obrigação ao responsável da lesão;
	 
	Em caso de inadimplemento, a lesão ao dever jurídico originário torna uma pessoa física ou jurídica, responsável pelo dano material ou não material;
	
	Em caso de inadimplemento, a lesão ao dever jurídico originário apenas torna responsável pelo dano moral ou material a pessoa física, já que não se pode culpa a jurídica pela lei.
	
	Em relação ao descumprimento do dever jurídico originário, apenas a pessoa jurídica poderá ser responsável de um dano moral ou material.
	
	Em relação ao descumprimento do dever jurídico originário, apenas a pessoa física poderá ser responsável de um dano moral ou material.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201007163489)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a doutrina que trata dos Biocombustíveis e da Lei do Petróleo e Gás, marque a resposta correta sobre o tema que se segue:
		
	
	O biodiesel é um combustível obrigatório que tem a participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional, devendo ser fixado em 80% , em volume, o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final.
	
	biodiesel é um combustível de cunho alternativo que produz uma energia menos limpa e que não é renovável.
	
	O biodiesel é um combustível obrigatório que tem a participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional, devendo ser fixado em 50% , em volume, o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final, em qualquer parte do território nacional.
	 
	Biodiesel é um biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão.
	
	O biodiesel é um combustível de cunho obrigatório que produz uma energia menos limpa e que não é renovável.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201007182121)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O direito do consumidor de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação é de:
		
	
	30 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 120 dias quando o produto/serviço for durável.
	
	Até cinco anos a partir do conhecimento do dano e a de sua autoria.
	 
	30 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 90 dias quando o produto/serviço for durável .
	
	60 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 90 dias quando o produto/serviçofor durável.
	
	90 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 120 dias quando o produto/serviço for durável.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201007182360)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Ministério do Meio Ambiente também atua na Política Nacional do Meio Ambiente, em acordo com o tema, marque a alternativa correta sobre o MMA dentre as alíneas abaixo:
		
	
	Ministério do Meio Ambiente é quem estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente) e o Cadastro de Defesa Ambiental, para realizar a proteção e melhoria da qualidade ambiental e proteger o ecossistema.
	 
	Ministério do Meio Ambiente, que é um órgão central da administração direta pública federal, para a proteção e recuperação dos recursos ambientais, buscando o desenvolvimento sustentável dos recursos, com a competência de atuar na política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos.
	
	Ministério do Meio Ambiente tem a função de Poder de Polícia Ambiental, com a competência para executar ações de políticas nacionais relacionadas ao meio ambiente e atribuições no que concerne ao licenciamento ambiental.
	
	Ministério do Meio Ambiente é um o órgão executor do Sisnama, de suma importância no licenciamento de atividades, no qual o Conama criará critérios para o licenciamento.
	 
	MME foi instituído pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, sendo constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201007041152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A competência tributária dos municípios para instituir o imposto sobre serviços de qualquer natureza é exemplo típico de competência
		
	
	comum.
	
	residual.
	
	concorrente.
	
	extraordinária.
	 
	privativa.

Outros materiais