Buscar

Resumo Doença Endodontica


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FATORES QUE OCASIONAM A DOENÇA ENDODONTICA
 Tamires de Carvalho Abreu 
Curso de Odontologia
Universidade Maurício de Nassau
Alves (2004) esclarece que microorganismos possuem o papel essencial na etiopatogenia das patologias pulpares e perirradiculares. Diante de tais microorganismos fora comprovado que somente as bactérias são as causadoras destas doenças. 
A virulência e produtos produzidos pelo metabolismo das bactérias danificam diretamente o tecido pulpar, enquanto os danos indiretos podem ser causados pelos componentes estruturais da célula bacteriana.
Segundo Passos (2014), os tecidos periapicais e a polpa são locais estéreis, porém a disseminação de microorganismos nessas áreas, têm relação direta com patologias.
Através dos túbulos dentinários e da exposição pulpar, as bactérias acessam o tecido pulpar. Além de tais motivos, o acesso pode se dar pelo periodonto ou pela anacorese hematogênica (apud Siqueira et al., 1996).
O princípio básico para a terapia endodôntica é o tratamento através da limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares com a finalidade de fornecer condição de recuperação dos tecidos, desta maneira fazendo-as retornar ao estado inicial. Porém, em alguns casos, mesmo respeitando o tratamento endodôntico corretamente, não há sucesso na regressão. A medida posterior será o uso de medicação intracanal como medida auxiliar a etapa de preparo do canal radicular para efetuar o controle da doença endodôndica (DOTTO et al., 2006)
Este estudo abordou informações sobre o acometimento da doença endodôntica e como as bactérias penetram no tecido pulpar através dos túbulos dentinários causando lesões patológicas.
Se faz extremamente importante a terapia endodôntica através da precisão na limpeza e higiene da região bucal, e se caso a doença encontrar-se num ponto em que não se obtenha sucesso no tratamento inicial, utiliza-se uma medicação intracanal para tentativa de regressão do problema.
Referências
ALVES, F. R. F. Compreendendo a etiologia microbiana das infecções endodônticas. Rev. Biociên., Taubaté, v. 10, n. 1-2, p. 67-71, jan/jun. 2004.
DOTTO, S. R., TRAVASSOS, R.M.C., FERREIRA, R., SANTOS, R., WAGNER, M. AVALIAÇÃO DA AÇÃO ANTIMICROBIANA DE DIFERENTES MEDICAÇÕES USADAS EM ENDONTIA. Revista Odonto Ciência - Fac. Odonto/PUCRS, v. 21, n. 53, jul/set. 2006.
PASSOS. M. S. Microbiologia das Infecções Endodônticas. Belo Horizonte, 2014, 54 f. Monografia (Pós-Graduação em Endodontia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando