Buscar

relatorio quimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

usf
Engenharia Química 
Prof. Rosana Baú
ESTEQUIOMETRIA
Gabrielle Tokie Sakaue – RA: 004201300206
Rafaela Trindade Jardim – RA: 004201300500
Campinas, 2018
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo calcular as massas dos precipitados de iodeto de potássio com nitrato de chumbo, através dos cálculos estequiométricos. Os precipitados foram obtidos através dos experimentos baseados nas leis de Proust e Lavoisier, no qual se mistura os reagentes, realiza-se pesagens ao decorrer do processo e se obtém um precipitado para identificar e calcular sua massa.
INTRODUÇÃO
Houve inúmeras tentativas de explicar a constituição da matéria e suas transformações, em 1500 se desenvolveu a alquimia entre árabes e europeus. Deste mesmo conceito surgiu a Iatroquímica que tinha como principal nome Paracelso. Somente no século XVIII a Química obteve caráter científico quando se aliaram teoria e prática a partir de Lavoisier, que criou a lei da conservação da massa. 
Antoine Laurent de Lavoisier, químico francês e considerado o pai da Química Moderna inferiu que dentro de um recipiente fechado, a massa total seria invariável mesmo ocorrendo quaisquer transformações. 
Joseph Louis Proust complementou a teoria de Lavoisier que através de experimentos com substâncias puras concluiu que a composição em massa das substâncias era constante independente do seu processo de obtenção. Ou seja, a soma da massa dos reagentes sempre resultará no mesmo valor da soma da massa dos produtos
A estequiometria se baseia no cálculo das quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química.
Ela utiliza cálculos matemáticos simples para conhecer a proporção correta de substâncias a serem usadas na reação.
A estequiometria relaciona as massas dos elementos químicos dentro das reações químicas, assim como nas Leis Ponderais, são elas:
	Lei de Lavoisier: Também chamada de “Lei de Conservação das Massas”. Baseia-se no seguinte princípio: "A soma das massas das substâncias reagentes em um recipiente fechado é igual à soma das massas dos produtos da reação".
	Lei de Proust: Também chamada de “Lei das Proporções Constantes”. Ela baseia-se em “Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa”.
METODOLOGIA
Materiais e equipamentos:
- Béquer
- Balança
- Papel de filtro
- Funil de Buchner
- Placa de aquecimento
Reagentes:
- Iodeto de potássio - PbI2
- Nitrato de chumbo - Pb(NO3)2
Procedimento:
Foi calculado 2,043 g de massa de iodeto de potássio necessária para reagir com 2 g de nitrato de chumbo. Depois os reagentes foram pesados na balança e dissolvidos em 10ml de água, os béqueres foram pesados ao mesmo tempo, obtendo uma massa de 57,2 g e após os reagentes foram misturados e pesados ao mesmo tempo, obtendo uma massa de 95,8 g. A reação foi transferida para um papel-filtro e colocada em um funil de Buchner, após a filtração o papel-filtro foi secado em uma placa de aquecimento a aproximadamente 50ºC, após a secagem completa foi calculado a massa de precipitado obtida, conforme figura 1. 
Figura 1 – Precipitado de Iodeto de potássio + Nitrato de chumbo
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
É possível concluir que o método de cálculo estequiométrico obteve o resultado esperado, pois foi possível observar o precipitado perfeitamente na placa de aquecimento, assim como também foi possível pesá-lo. Observou-se entretanto que a quantidade de massa obtida foi abaixo do esperado, conclui-se portanto, que houve perda de massa durante o experimento, resultando em um precipitado abaixo do esperado. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.todamateria.com.br/estequiometria/
https://www.infoescola.com/quimica/estequiometria/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando