Buscar

Objetivos da Gestão de Pessoas e Perfil do Gestor de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE -01–PÓS - EAD- MBA EM COACHING E LIDERANÇA,
DISCIPLINA – ESTRATÉGIA EM GESTÃO DE PESSOAS
–valor total da atividade 5,0
1-Dentre os diversos objetivos da Gestão de Pessoas nas organizações, caracterize pelo menos 03 dos apresentados na aula. Argumente sua visão sobre eles;
Facilitar a implantação de mudanças: é importante para que as pessoas das organizações não sofra drasticamente com mudanças que ocorrem na empresa e para elas s e adequarem as mudanças com facilidade. 
Assessorar o crescimento pessoal e profissional das pessoas: Ao capacitar cada vez mais os funcionários, criamos um vínculo entre esses colaboradores e as organizações. Como se fossem parte única e importa dessas empresas.
Desenvolver planejamento de carreira: No m eu ponto de vista esse é o objetivo mais importante, pois faz os funcionários planejar sua vida através de valores, visão e missão. Com o plano de carreira as pessoas conseguem ver claramente o que quer ser no futuro e o que precisa pra chegar até lá. O plano de carreira estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de um a organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição. 
2-Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do GESTOR DE RECURSOS HUMANOS VOLTADO A LIDERANÇA E O COACHING? Argumente sua resposta; 
A habilidade de administrar e de aplicar teorias a situações práticas têm sido as principais competências exigidas no concorrido mundo dos negócios. O Gestor deve possuir competências e habilidades para reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente, negociar, refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, liderar, promover comunicações interpessoais, ter iniciativa, criatividade, vontade de aprender, ou seja, a habilidade de relacionar e usar diferentes tipos de conhecimento. 
Um líder exemplar é aquele que motiva e ajuda os colaboradores a se desenvolver pessoal e profissionalmente. Se você deseja ser um gestor de RH exemplar, o caminho é se tornar um líder coach.
Na liderança coaching, o líder trabalha para identificar as habilidades dos colaboradores, auxiliando-os a liberarem seu máximo potencial. Ele visa à motivação da equipe, criando um clima de confiança, cooperação e crescimento. O líder desse estilo estimula uma visão positiva e trabalha para que seus liderados reconheçam suas expectativas, saibam se auto avaliar e busquem capitalizar seus pontos fortes.
Assim, ele mostra que detém um interesse verdadeiro pelo aumento da performance da equipe, incentivando cada colaborador a estabelecer um plano de ação para melhoria de desempenho. Na liderança coaching, o gestor acompanha a evolução individual dos funcionários e dá feedbacks fundamentados e construtivos, a fim de mantê-lo alinhado aos resultados projetados.
Dessa forma, os grandes gestores de RH possuem um bom background em coaching, o que os torna verdadeiros líderes coaches.
3-Conceitue Planejamento; O planejamento pode ser caracterizado quanto ao tempo, e em níveis. Cite-os e caracterize;
O conceito de planejamento pode ser estabelecido com o sendo à primeira função administrativa, servindo de base para as demais funções; em outros palavras o planejamento de recursos humanos é considerado como processo de decisão, necessários para atingir os objetivos organizacionais dentro de determinado período de tempo, ou seja, trata de se antecipar qual força de trabalho e os talentos humanos necessários para realização de ação organizacional futura. O planejamento quanto ao tempo pode ser caracterizado e ou projetado no curto prazo, no médio prazo e no longo prazo, onde: 
- No curto prazo é projetado para o imediato; nele se envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas especificas.
- No médio prazo é projetado para o exercício anual. Preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
- No longo prazo é projetado geralmente para ser realizados em 5 ou mais anos.
Nele a empresa se envolve como um todo, abrangendo todos os recursos e áreas de atividades.
Quantos aos níveis o planejamento pode ser caracterizado, em estratégico, planejamento tático e o planejamento operacional, onde:
O planejamento estratégico considera a empresa como um todo, é o planejamento maior, o definido pelo alto nível hierárquico da empresa onde neste nível define-se a direção maior o objetivo maior.
No nível de planejamento tático e dado pela atuação de cada área funcional da empresa; através do planejamento de nível tático que se estabelece a organização dos recursos necessários para execução do planejamento.
No planejamento de nível operacional se estabelece cada etapa de execução, ou seja, quais os passos devem ser seguidos. Como exemplos pode citar as etapas do recrutamento, da avaliação do desempenho, etapas de treinamento entre outras.
4-Faça um texto máximo 10 linhas respondendo a seguinte questão: O que ganha? O que Perde? Qual a realidade organizacional para organizações com e sem planejamento? Qual impacto dessa existência ou ausência na ARH? 
Diante das questões propostas, quanto aos aspectos de ganhos e percas, na organização, como fundamentos de ganho pode se ressaltar que um bom planejamento organizacional terá uma empresa mais eficiente, com menos desperdícios de recursos além de uma maior competitividade de mercado. É preciso antecipar-se ás ocorrências e mudanças, não esperando que ela surpreenda os administradores; neste caso pode-se ressaltar que o planejamento de recursos humanos é uma necessidade de toda organização.
Como aspecto do que perde em um planejamento organizacional pode ser pela condução de técnicas complexas, com um fundo cientifico e bastante técnico, e estas técnicas, entretanto proporcionando diversas ferramentas de analises que se mostra detalhadas porem com alto grau de complexidade, onde em alguns casos somente ira atrapalhar, pois não trava nada de concreto para o planejamento organizacional da empresa.
Diante da realidade organizações fica claro e devera estar na mente dos seus administradores a real necessidade do planejamento; com o planejamento pode-se ter uma visão de estratégia de abordagem e tratamento global da administração de recursos humano já por outro lado sendo compreendido, como um processo gerencial de identificação analise das necessidades das organizações.
Há uma existência do planejamento na ARH, o qual proporciona um impacto de importância de grande relevância na organização a qual tem como fundamentos o papel nobre de contribuir com a empresa no alcance de objetivos, com acompanhamento da quantidade e da qualidade do efetivo que estarão com futuras oportunidades de fazer parte do quadro de empregados da empresa, em fechamento final entre outros é esta a proposta do planejamento dentro da ARH.

Continue navegando