Buscar

AV 2 Virologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0195_AV2_» VIROLOGIA BÁSICA
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno:
Professor:	CLEIDE
Turma:9001/O
Nota da Prova: 6,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 1 Data: 10/06/2015
1a Questão (Ref.: 201101306725)	Pontos: 0,0 / 1,5
Vírus que escapam das defesas locais para produzir infecção disseminada muitas vezes ofazem pela entrada na corrente sanguínea (disseminação hematogênica - viremia). As partículas virais podem entrar diretamente no sangue através dos capilares, pela replicação nas células endoteliais, ou através da inoculação direta por um vetor. Uma vez que o vírus atinge a corrente sanguínea, normalmente via sistema linfático, este pode, em alguns minutos, se localizar em qualquer parte do corpo. O termo viremia descreve a presença de partículas virais infecciosas no sangue. Explique a diferença de entreviremia primária de viremia secundária:
Resposta: A progênie viral liberada dentro do sangue depois da replicação inicial no sítio de entrada constitui na viremia primária. A concentração de partículas virais durante a viremia primária é normalmente baixa. No entanto, a subsequente disseminação da infecção frequentemente resulta muitas vezes extensa, liberando consideravelmente mais virions. O aparecimento subsequente de uma alta concentração de vírus infeccioso no sangue é denominado viremia secundária.
2a Questão (Ref.: 201101304379)	Pontos: 0,5 / 0,5
Alguns vírus além do envoltório protéico apresentam externamente a este, um envoltório lipoproteico formado por membranas da célula hospedeira. Este envoltório lipoproteico é chamado de:
	espícula viral.
	nucleocapsídeo viral.
	capsídeo viral.
	envelope viral.
	membrana viral.
3a Questão (Ref.: 201101304429)	Pontos: 0,5 / 0,5
(UNIFAL/2008) Os estudos sobre as formas de replicação dos vírus intensificaram-se nos últimos anos, objetivando encontrarmeios mais eficientes de prevenção e tratamento de doenças virais nos seres humanos. Tais estudos têm demonstrado que existem diferentes tipos de vírus e diferentes formas de replicação. Os vírus de RNA de cadeia simples podem ser divididos em três tipos básicos, conhecidos como vírus de cadeia positiva, vírus de cadeia negativa e como retrovírus. Com relação aos diferentes tipos de replicação dos vírus, analise as afirmativas abaixo. I - Os retrovírus contêm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral. II - Os vírus de cadeia negativa possuem RNA genômico com as mesmas seqüências de bases nitrogenadas dos RNA mensageiros (RNAm) formados. Dessa maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese demoléculas de RNA complementares à cadeia molde. III - Os vírus de cadeia positiva possuem RNA genômico com seqüências de bases nitrogenadas complementares às dos RNAm formados. Desta maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese do RNAm. IV - Os retrovírus contêm uma cadeia de RNA dupla hélice que serve de base para a transcrição do DNA necessário à replicação. Marque a alternativa CORRETA:
	Somente I, II e III são corretas.
	Somente IV é correta.
	Todas estão corretas.
	Somente I é correta.
	Somente II e III são corretas.
4a Questão (Ref.: 201101306833)	Pontos: 1,5 / 1,5
Embora o primeiro caso de AIDS tenha sido descrita em 1981, a pandemia aumentou a um ritmo tal que, em 1993 a OMS estimou que mais de 13 milhões de jovens adultos foraminfectados com HIV e 2 milhões já havia desenvolvido AIDS, a maioria dos quais havia morrido. Como se pode observar pelos dados da OMS, o HIV está disseminado por todo o mundo; sendo que o maior número de casos ocorre na África subsaariana, mas um númerocrescente de casos vem ocorrendo em todo o mundo. Explique de forma clara, como pode se dá a transmissão do HIV:
Resposta: A transmissão pode ocorrer através de compartilhamento de seringas e/ou outros objetos perfuro-cortantes que estejam contaminados, por meio de relações sexuais sem proteção, através do contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, como sangue, esperma e leite materno.
5a Questão (Ref.: 201101304421)	Pontos: 0,0 / 0,5
A viremia é o veículo mais importante, não apenas para a disseminação do vírus no organismo, mas também para a transmissão entre hospedeiros. O sangue é a fonte usual onde os artrópodes adquirem vírus; pode ser a rota de transferência de vírus para o feto e pode transmitir os vírus por transfusão e contaminação de aparato hipodérmico. Qual dos seguintes grupos de vírus é transmitido através do sangue?
	dengue, febre amarela, hepatite A.
	HIV, dengue, influenza.
	citomegalovírus, dengue, febre amarela.
	HIV, febre amarela, hantavírus.
	citomegalovírus, febre amarela, rotavirus.
6a Questão (Ref.: 201101841245)	Pontos: 0,5 / 0,5
Os vírus são organismos capazes de causar uma variedade de doenças e todos os seres vivos. No entanto, para que possamos observar os vírus é necessário que:
	seja empregado um microscópio de campo-escuro.
	se utilize um microscópio eletrônico.
	seja empregado um microscópio de campo-claro.
	o uso de uma objetiva de baixa potência é suficiente.
	seja usada a lente em óleo de imersão.
7a Questão (Ref.: 201101841290)	Pontos:0,5 / 0,5
O ciclo vital dos bacteriófagos nas bactérias hospedeiras caracteriza-se em duas fases: ciclo lítico e ciclo lisogênico. Assinale a alternativa que representa o processo ocorrido no ciclo lisogênico.
	Incorporação do DNA do vírus ao cromossomobacteriano, seguida de divisões celulares.
	Síntese das proteínas vivas.
	Formação de um anel pelo DNA viral.
	Surgimento de grande número de novos vírus.
	Destruição da célula (lise) e liberação de novos vírus.
8a Questão (Ref.: 201101305180)	Pontos:0,5 / 0,5
Alguns vírus atacam e destroem bactérias e por isso receberam o nome de bacteriófagos ou simplesmente fagos. Com relação a esses vírus, afirma-se que:
	são constituídos de nucleoproteína, e penetram inteiros dentro da bactéria, multiplicando-se, então, por cissiparidade.
	possuem grandes quantidades de mitocôndrias e ergastoplasma, essenciais para que se possam reproduzir.
	são moléculas procarióticas que parasitam bactérias, terminando por destruí-las.
	são constituídos quimicamente de moléculas de hidrocarbonetos.
	são constituídos de uma cápsula protéica que envolve o genoma, sendo que apenas o ácido nucléico é injetado na bactéria.
9a Questão (Ref.: 201101458111)	Pontos: 1,0 / 1,0
(ENADE) A gripe aviária, provocada pelo vírus influenza do tipo H5N1, tem sido alvo de preocupação mundial. Apesar de infectar principalmente aves, já foi detectada, em alguns países da Ásia, infecção em humanos, levando a uma alta taxa de mortalidade. Sabe-se que os vírus influenza são envelopados e têm o genoma composto por moléculas de RNA simples fita, negativa, segmentado, sendo que esse tipo de genoma pode contribuir para o estabelecimento de uma pandemia em seres humanos, além de dificultar o desenvolvimento de uma vacina. Analise as afirmações abaixo.I - A coinfecção em um mesmo paciente por um vírus da gripe comum (H1N1) e o vírus da gripe aviária possibilita a troca de segmentos dos dois genomas, ampliando as chances de surgir uma cepa altamente patogênica no homem. II - Vacinas para vírus da gripe comum (H1N1) não devem ser eficientes para proteger contra o vírus da gripe aviária. III - Os vírus com genomas de RNA são conhecidos como retrovírus e, por se integrarem ao genoma da célula hospedeira, não há como controlá-los. Está CORRETO o que se afirmaem
	II, somente.
	I, II e III.
	I e II, somente.
	I e III, somente.
	II e III, somente.
10a Questão (Ref.: 201101375789)	Pontos: 1,0 / 1,0
A superfície interna do envelope é revestida por uma proteína de matriz, p17, um produto da clivagem de 55 kDaproduto do gene gag. A mais abundante proteína viral é outro produto do gene gag, a fosfoproteína p24, da qual o nucleocapsídio icosaédrico é construído; as outras duas são p9 e p7, que estão estreitamente associadas com o genoma no core do vírion. Tambémassociada com o genoma no coresão três enzimas virais:
	transcriptase reversa, integrase e protease.
	transcriptase reversa, DNA polimerase e RNaseH.
	transcriptase reversa, DNA polimerase e RNA polimerase.
	transcriptase reversa, RNA polimerase e protease.
	transcriptase reversa, integrase e RNA polimerase.

Outros materiais