Buscar

Trabalho de Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Direito
	Verificação: 
	
	Trabalho: ------------
	Disciplina: Direito Empresarial
	Nota:
	Turma: Data: 
	Professor: Marlo Thurmann Gonçalves
	Nome legível:
	Rubrica do Professor:
Leia as instruções com atenção e responda as questões.
Responder às questões com base no conteúdo das aulas, doutrina e legislação.
O trabalho deverá ser entregue impresso no dia da prova P2.
Responda as questões fazendo uso de caneta esferográfica.
A interpretação dos enunciados faz parte do processo avaliativo.
Acerca das fontes do direito do trabalho, assinale a alternativa correta:
( ) 	A Constituição Federal não é considerada fonte do Direito do Trabalho, eis que as regras de Direito do Trabalho encontram-se apenas nas leis ordinárias.
(X) 	As Convenções Coletivas de trabalho, por corresponderem à normatização entre sindicatos das relações de trabalho, são consideradas fonte do Direito do Trabalho.
( ) 	Os contratos de trabalho não são considerados fontes do Direito do Trabalho, eis que não podem contrariar o que está disposto em lei.
( ) 	O Código de Defesa do Consumidor é considerado fonte do Direito do Trabalho, por visar a proteger o direito dos hipossuficientes.
( ) 	Os regulamentos de empresa são considerados a única fonte do Direito do Trabalho, por regularem a conduta dos empregados nas empresas em que laborem.
Sobre a relação de trabalho e a relação de emprego, assinale a alternativa correta:
( ) 	Relação de trabalho e relação de emprego são considerados sinônimos.
( ) 	Dentre os requisitos da relação de emprego está o da impessoalidade.
( )	Não há impedimento legal a que se estabeleça uma relação de emprego gratuita, sem pagamento de remuneração, se com isso concordarem as partes contratantes.
( )	A subordinação, como requisito da relação de emprego, significa a necessidade de que o empregador ofereça ou subsidie o transporte do emprego para o local de trabalho.
(X) 	A alteridade, como requisito da relação de emprego, significa o dever do empregador de assumir os riscos decorrentes da atividade.
Assinale a alternativa correta acerca do contrato de trabalho:
(X) 	De acordo com a Constituição Federal, é proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos, exceto o de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade.
( ) 	Para que a relação de trabalho seja válida, é preciso que haja um contrato escrito.
( )	De acordo com a Constituição Federal, é proibido qualquer contrato de trabalho a menores de 18 anos, exceto na condição de aprendiz.
( )	Caso o empregado exerça trabalho proibido (em desacordo com as normas de proteção trabalhista), não serão reconhecidos direitos trabalhistas decorrentes da relação de trabalho.
( ) 	A legislação trabalhista não admite a prestação de serviço por meio de contrato de trabalho por prazo determinado.
A respeito das figuras do fornecedor e do consumidor no Código de Defesa do Consumidor - CDC, assinale a alternativa correta:
( )	Apenas a pessoa jurídica é considerada fornecedor de produtos ou serviços.
( ) 	Os serviços prestados por entes públicos ou por eles concedidos à iniciativa privada não se enquadram como relação de consumo.
(X) 	Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, consumidor é tanto a pessoa física, quanto a jurídica, que utiliza produto ou serviço como destinatário final.
( ) 	Considera-se consumidor todo aquele que adquire produtos ou serviços de um fornecedor, independentemente da destinação dada ao produto ou serviço.
( ) 	Apenas pessoas físicas podem ser consideradas consumidoras.
Acerca da responsabilidade dos fornecedores pelos produtos e serviços colocados no mercado, assinale a alternativa correta:
( ) 	O fornecedor não pode colocar no mercado produtos e serviços que causem risco à saúde ou à segurança dos consumidores, ainda que tais riscos sejam previsíveis em razão da natureza do produto ou serviço.
(X) 	O CDC prevê a responsabilidade objetiva (independente de culpa) de todos os integrantes da cadeia de fornecimento por problemas relacionados à segurança do produto ou serviço.
( )	A responsabilidade dos profissionais liberais por fato do produto ou serviço é objetiva, ou seja, independente de culpa.
( )	O CDC não prevê a responsabilidade do comerciante por fato do produto.
( ) 	O comerciante somente será responsabilizado por fato do produto se o fabricante não for localizado.
A respeito das práticas comerciais, assinale a alternativa correta sobre o que prescreve o CDC:
( ) 	A oferta obriga o fornecedor, mas não integra o contrato.
( ) 	A oferta de peças de reposição pelo fornecedor de produto deve se manter apenas enquanto estiver sendo produzido referido produto. Finda a produção, cessa a responsabilidade de manter peças de reposição no mercado.
( )	O CDC veda qualquer publicidade onerosa por telefone, seja a ligação telefônica onerosa ou gratuita, partindo ou não do consumidor a ligação.
(X)	Havendo recusa de cumprimento à oferta pelo fornecedor, o consumidor pode optar entre exigir o cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto ou serviço equivalente ou rescindir o contrato, podendo postular indenização por perdas e danos.
( ) 	Como a publicidade não se confunde com o contrato firmado entre consumidor e fornecedor, não há qualquer vedação à realização de publicidades que induzam a erro o consumidor.
Assinale a alternativa correta acerca do fornecimento de bens ou serviços no Código de Defesa do Consumidor:
( ) 	A remessa ao consumidor de produtos não solicitados por ele gera a obrigação de que sejam devolvidos ao fornecedor, sem custos ao consumidor.
( ) 	É ilegal a remessa de informações sobre débitos do consumidor a cadastros de restrição de crédito (SPC, SERASA, etc.), ainda que o débito efetivamente exista.
( )	As informações negativas em cadastros de restrição de créditos somente podem ser mantidas pelo prazo máximo de 30 dias.
( )	A cobrança de valores indevidos do consumidor dá o direito a que peça a restituição em dobro do fornecedor, independentemente de o consumidor ter efetivamente pago a quantia indevida.
(X) 	A emissão de orçamento prévio pelo fornecedor vincula-o pelo prazo de 10 dias de seu recebimento pelo consumidor.
A partir do conceito de tributo, constante do art. 3º do Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta:
a.	 (X) 	Tendo o contribuinte praticado fato gerador de renda, é lícito ao Estado fazer incidir o tributo respectivo.
b.	( ) 	O tributo pode ter por objeto uma obrigação de fazer do contribuinte, consistente em prestar determinado serviço anualmente ao Estado.
c.	( ) 	O Estado possui ampla discricionariedade para cobrar tributos, podendo escolher livremente de quais contribuintes cobrará o tributo.
d.	( ) 	A cobrança de multa de trânsito, por ter caráter pecuniário, caracteriza-se como tributo.
e.	( ) 	O Estado pode instituir, a título de tributo, a obrigação de que, anualmente, cada cidadão preste serviço de jurado perante o Tribunal do Júri.
Assinale a alternativa correta acerca das espécies tributárias:
( ) 	Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador situação dependente de atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
( ) 	A instituição de contribuição de melhoria independe da ocorrência de efetiva valorização imobiliária, bastando que haja obra pública que justifique a cobrança do tributo.
( )	Tratando-se de espécies tributárias diversas, a Constituição Federal não veda que as taxas tenham base de cálculo idêntica a de impostos.
(X)	A taxa de serviços pode ser instituída quando houver a utilização efetiva ou potencial de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ou postos à disposição do contribuinte.
( ) 	Ao fazer referência à possibilidade de instituição de taxa de polícia, a Constituição Federal admite expressamente que se instituam tributos sobre serviços de segurança pública, tais como serviçode patrulhamento feito pela Brigada Militar.
Assinale a alternativa correta:
( ) 	É lícito aos municípios instituírem taxa sobre serviços prestados no âmbito da competência dos Estados.
(X) 	A Constituição Federal, ao elencar os diversos tributos de competência dos entes da federação (União, Estados, Distrito Federal e municípios), outorga competência a estes entes para instituírem tributos.
( )	A contribuição de melhoria tem por único limite para sua imposição a valorização imobiliária decorrente da obra pública realizada.
( )	A natureza jurídica do tributo (imposto, taxa, contribuição de melhoria, etc.) é determinada pela denominação dada pela lei.
( ) 	É cabível a instituição de taxa de serviço decorrente de serviço de patrulhamento privado de ruas, desde que o serviço seja prestado especificamente aos moradores que efetuarem o pagamento do tributo.
G A B A R I T O
	
	A
	B
	C
	D
	E
	Questão 1
	
	
	
	
	
	Questão 2
	
	
	
	
	
	Questão 3
	
	
	
	
	
	Questão 4
	
	
	
	
	
	Questão 5
	
	
	
	
	
	Questão 6
	
	
	
	
	
	Questão 7
	
	
	
	
	
	Questão 8
	
	
	
	
	
	Questão 9
	
	
	
	
	
	Questão 10

Outros materiais