Buscar

AV 2 Saúde do Trabalhador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0174_AV2_(AG) » SAÚDE DO TRABALHADOR
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	CLAUDIA MARQUES COMARU
	Turma:
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2015
	
�
 1a Questão (Ref.: 201102150647)
Pontos: 1,5  / 1,5
A CIPA terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com cronograma preestabelecido. Estas reuniões serão realizadas dentro do expediente normal da empresa e em local apropriado. As reuniões terão atas assinadas pelos representantes com encaminhamento de cópias para todos os membros. A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse.Elencar as atribuições dos integrantes da CIPA.
Resposta: Avaliar possíveis riscos, seja químico, físico ou biológico, no ambiente de trabalho da empresa e, criar métodos para minimizar ou excluir esses riscos aos trabalhadores.
Gabarito: - identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação de maior número de trabalhadores, com acessoria do SESMT, onde houver; - elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; - realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores; - realizar, a cada reunião avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas; - divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho; - requisitar a empresa as cópias das CAT (comunicação de acidente do trabalho) emitidas; - promover anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ¿ SIPAT.
�
 2a Questão (Ref.: 201102150776)
Pontos: 1,5  / 1,5
Considera-se equipamento de proteção individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação. Desta forma cabe ao empregador.
Resposta: Fornecer gratuitamente, orientar os empregados quanto a importância do uso, substituir em caso de extravio ou dano e vistoriar se os empregados estão utilizando corretamente.
Gabarito: - Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. - Exigir seu uso. - Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI. - Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado. - Responsabilizar-se pela manutenção periódica.
�
 3a Questão (Ref.: 201102264253)
Pontos: 0,0  / 0,5
Segundo a 1ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores (1986), o conceito de Saúde do Trabalhador não pode ser limitado apenas ao âmbito da fábrica, nem à sua formulação estritamente biológica. É necessário entender a saúde como determinada pelos processos sociais mais abrangentes. Analise as definições a seguir, correlacionando o segundo bloco com o primeiro.
(    ) Saúde como bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença.
(    ) Saúde como direito de todos e dever do Estado.
(    ) Expressam a organização social e econômica do país.
 
A - Definição de saúde da Organização Mundial de Saúde.
B - Definição de níveis de saúde do Ministério da Saúde.
C - Definição de saúde da Constituição Federal, de 1988.
 
Assinale a alternativa com a sequência correta:
C A B
 
B C A
C B A
A B C
 
A C B
�
 4a Questão (Ref.: 201102593338)
Pontos: 0,0  / 0,5
Leia o texto a seguir: A empresa X atua no ramo calçadista e possui atualmente 1000 funcionários. As reuniões de acompanhamento da produção ocorrem semanalmente com todos os gerentes. Na última reunião, o gerente do setor de colagem comentou que alguns trabalhadores vem apresentando coceira nas mãos e no corpo durante a jornada de trabalho. Como ação para esta situação, o gestor decide contratar um médico para diagnosticar os trabalhadores e sanar os sintomas. Considerando a conduta tomada pelo gestor, assinale a alternativa correta:
 
A conduta do gestor responde à visão da Medicina do trabalho, visto que seu foco consiste no pronto retorno do trabalhador ao seu posto de trabalho.
A conduta do gestor indica uma ação preventiva no ambiente de trabalho, que visa a evitar novos adoecimentos.
A conduta do gestor visa a promoção da saúde, pois viabilizará aos trabalhadores conhecerem a causa da coceira.
 
A conduta do gestor mostra uma ação conforme a área da Saúde do trabalhador, pois pretende analisar o processo de trabalho para encontrar as causas do agravo.
A conduta do gestor está pautada na Saúde ocupacional, pois a investigação do agravo é realizada por profissionais de saúde de diferentes áreas.
�
 5a Questão (Ref.: 201102221279)
Pontos: 0,0  / 0,5
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) "a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão de qualidade de vida", e para alcançá-la "o indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e adaptar-se ao meio ambiente"(BUSS, 2000). A partir desse conceito de saúde podemos problematizar a relação saúde e trabalho, uma vez que transcendemos o conceito de saúde apenas como ausência de doença. E então somos capazes de entender que: I- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, um processo entre o homem e a natureza que se determina pela força concreta em que se dá a produção, distribuição, intercâmbio, e consumo dos meios de vida pelos diferentes grupos humanos. O trabalho implica um processo de produção social com dois momentos: produção e consumo, que formam uma unidade; II- O trabalho permite a inserção do indivíduo no mundo, contribuindo para a formação da sua identidade. Através do trabalho o indivíduo estabelece vida social; III- A saúde também depende das condições de trabalho. Quando o trabalho está mal organizado e mal executado pode trazer efeitos negativos para o trabalhador, como o adoecimento e a morte. IV- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, é um processo exclusivo do homem, que existe desde seus primórdios, e não tem correlação com a natureza.
 
Apenas a opção IV está correta;
Estão corretas as opções I e IV;
 
As opções I, II e III estão corretas;
As opções II, III e IV estão corretas;
�
 6a Questão (Ref.: 201102593341)
Pontos: 0,5  / 0,5
Leia o exemplo a seguir, que simula um trecho da ata de uma reunião da CIPA e do SESMT sobre um acidente de trabalho em uma empresa: "Nesta reunião extraordinária em 12/04/2013, representantes da CIPA, SESMT, empregador e testemunhas do acidente no forno elétrico analisam o ocorrido na tarde de ontem. As testemunhas contam que João não gostava de usar a proteção, sempre se queixava do incômodo que sentia com as luvas e o capacete. No momento do acidente, ele estava sem o capacete e um fragmento da produção o atingiu nos olhos, queimando-os. Os colegas relatam que ele sempre retirava o capacete em alguns momentos do dia, pois dizia que suava muito". Acerca dos elementos citados neste trecho, assinale a alternativa correta:
A descrição do processo de trabalho apresentada no trecho ilustra a alta pressão física e psicológica a que estes trabalhadores estão submetidos.
 
O acidente ocorrido aponta para a necessidade de maior investimento em ações de sensibilização para o uso de EPIs.
A este caso se aplica a NR23 que trata da proteção contra incêndios e prevê a sinalização do ambiente de trabalho.
O principal problema apresentadono caso refere à Ergonomia que tem como principal objetivo adaptar o trabalho ao trabalhador.
Este exemplo aborda o que a mídia já ilustra acerca do aumento da incidência dos transtornos mentais no trabalho.
�
 7a Questão (Ref.: 201102221280)
Pontos: 0,0  / 0,5
No que concerne ao conceito legal de acidente de trabalho, podemos afirmar que seja: I- Todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. II- Todo aquele resultante do exercício do trabalho, isto é, cuja ocorrência se verifica na execução do trabalho ou enquanto o empregado é considerado no seu desempenho, ainda, que em certos casos, fora do respectivo lugar e horário. III- Todo aquele que ocorre pelo exercício ou meramente planejamento do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. IV- Todo aquele resultante do exercício do trabalho, isto é, cuja ocorrência se verifica na execução do trabalho ou enquanto o empregado é considerado em seu local e horário de desempenho.
 
As opções I, II e III estão corretas.
 
As opções I e II estão corretas;
Apenas a opção III está correta;
As opções III e IV estão corretas;
�
 8a Questão (Ref.: 201102152906)
Pontos: 0,0  / 0,5
A Norma vigente Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em estabelecimento de Saúde é
 
NR- 6
NR - 10
NR-24
NR-17
 
NR-32
�
 9a Questão (Ref.: 201102133989)
Pontos: 1,0  / 1,0
Luvas descartáveis, avental, máscara facial, viseira ou óculos de proteção, conforme a NR 6, são
Cabe ao empregado substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado.
Medidas de proteção aos microrganismos
 
Equipamentos de proteção individual.
Equipamentos de proteção coletiva.
Medidas de proteção aos acidentes de percurso.
�
 10a Questão (Ref.: 201102258387)
Pontos: 1,0  / 1,0
Leia o trecho destacado: ¿De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão ocupa o segundo lugar dentre as doenças que causam incapacidade no trabalho, e a projeção é que até 2020 ela esteja no topo da lista. Ainda segundo a OMS, a média de falta no trabalho de um indivíduo com depressão é de sete dias por mês, enquanto a média geral é uma vez a cada 30 dias. Em linha com essa afirmação, uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) revela que 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles¿ (Portal do Servidor, maio de 2008). Assinale a alternativa correta sobre a depressão e os demais transtornos mentais no trabalho:
O texto justifica o investimento maciço do Governo nas doenças ocupacionais de ordem física, como asma ocupacional e silicose.
 
Para o estabelecimento do nexo causal para os transtornos mentais, é importante conhecer a trajetória de vida do trabalhador, e não somente sua realidade ocupacional.
A depressão apresenta um baixo índice de afastamento do trabalho, o que justifica a prioridade das ações de Saúde do Trabalhador em outras doenças.
Os transtornos mentais são influenciados unicamente por fatores psicológicos, como autocrítica e medo.
Os transtornos mentais não devem ser pauta para as ações de Saúde do Trabalhador, pois não tem relação com as questões ocupacionais.

Outros materiais