Buscar

TESTANDO O CONHECIMENTO DIREITO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

TESTANDO O CONHECIMENTO DIREITO AMBIENTAL – AULA 10
	 
		
	
		1.
		Em um processo criminal investigatório referente à apuração de furto qualificado foi realizada a diligência pericial pelo Instituto de Criminalística, com a obtenção de fotografias do arrombamento da cerca existente no entorno da indústria química, vítima do furto ocorrido. Compulsando os autos, o juiz verificou que algumas fotografias também revelaram o derramamento de produtos químicos numa faixa ribeirinha, ou seja, numa área de proteção ambiental. O que deve fazer o juiz, no que diz respeito aos danos ambientais?
	
	
	
	No que diz respeito à existência de crime de ação pública, o juiz remeterá ao Ministério Público as cópias e os documentos necessários ao oferecimento da denúncia. Porém, quanto aos danos ambientais nada poderá fazer e dependerá da iniciativa dos legitimados.
	
	
	Deverá oficiar ao IBAMA e às Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, para apurar as causas do derramamento de produtos químicos e adotar as providências cabíveis.
	
	
	Tratando-se de processo criminal de furto qualificado, o juiz mandará desentranhar as fotografias dos autos, por serem peças processuais desnecessárias, que não sejam referentes ao arrombamento ocorrido, restituindo as mesmas ao Instituto de Criminalística com a recomendação de que nas próximas diligências atenha-se ao objeto da investigação.
	
	
	Se, no exercício de suas funções, o juiz tiver conhecimento de fatos que possam ensejar a propositura da ação civil pública, remeterá peças (cópias dos autos) ao Ministério Público para as providências cabíveis.
	
	
	Não fará nada quanto ao derramamento de produtos químicos, uma vez que o processo criminal diz respeito ao furto do qual a indústria foi vítima, até porque a diligência pericial foi específica para o arrombamento ocorrido e o juiz não pode transformar a vítima em acusada.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando a efetivação da proteção normativa ao meio ambiente e o papel do Ministério Público na defesa dos interesses coletivos, marque a ação que este deverá propor.
	
	
	
	Ação de Reparação por danos patrimoniais.
	
	
	Mandado de Segurança.
	
	
	Ação Popular.
	
	
	Mandado de Segurança Coletivo
	
	
	Ação Civil Pública
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A associação de proteção ao meio ambiente propôs ação em face de uma empresa poluidora. O magistrado ao proferir sentença, julgou procedente o pedido condenando a empresa à obrigação de recompor a área degrada e ao pagamento de indenização compensatória. Qual é o nome da ação ajuizada pela associação:
	
	
	
	Ação Direta de Inconstitucionalidade.
	
	
	Ação Popular.
	
	
	Mandado de Injunção Ambiental.
	
	
	Ação Civil Pública Ambiental.
	
	
	Mandado de Segurança Coletivo Ambiental.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Marque a alternativa Correta sobre a Lei que instituiu o inquérito policial e a que o consagra como uma das funções institucionais do Ministério Público:
	
	
	
	A Lei Federal, 7.347/85, Ação Civil Pública institui o Inquérito Civil e o consagra como uma das funções constitucionais do MP
	
	
	A Constituição Federal ,art. 129, III, institui o Inquérito Civil e a Lei Federal, 7.347/85, Ação Civil Pública o consagra como uma das funções institucionais do Ministério Público:
	
	
	A Lei Federal, 7.347/85, Ação Civil Pública institui o inquérito civil e a Constituição Federal, art. 129, III o consagra como uma das funções institucionais do Ministério Público:
	
	
	O Inquérito Civil foi instituído pela Ação Civil Pública e não é consagrado pela Constituição Federal, mas sim pelo Código de Defesa do Consumidor.
	
	
	A Constituição Federal ,art. 129, III institui o Inquérito Civil e o consagra como uma das funções constitucionais do MP
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Marque a alternativa CORRETA sobre a ferramenta processual, utilizada pelo Ministério Público, Defensoria Pública, União, Estados, Distrito Federal, Municípios, autarquia, empresa pública, fundação, sociedade de economia mista ou associação, mais adequada e a mais utilizada para apuração da responsabilidade civil ambiental.
	
	
	
	O mandado ambiental coletivo
	
	
	A ação civil pública ambiental
	
	
	A ação popular ambiental
	
	
	O mandado de injunção ambiental
	
	
	Ação direta de inconstitucionalidade ou ato normativo ambiental.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em relação à Lei 7.347/85, que disciplina a Ação Civil Pública: I- Os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial II- Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente. III- Qualquer pessoa poderá e o servidor público deverá provocar a iniciativa do Ministério Público, ministrando-lhe informações sobre fatos que constituam objeto da ação civil e indicando-lhe os elementos de convicção IV- Só será cabível ação civil pública para veicular pretensões que envolvam tributos, contribuições previdenciárias. Marque a alternativa CORRETA
	
	
	
	II e IV estão corretas
	
	
	I,II e III estão corretas
	
	
	II,III e IV estão corretas
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	I,III e IV estão corretas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A tutela processual está intimamente ligada ao acesso à Justiça. Por tanto, quanto aos meios processuais que tutelam o meio ambiente, informe a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Na ação popular é possível requerer indenização ou obrigações de fazer além da anulação de ato lesivo por qualquer pessoa, órgão, entidade ou agente do poder público.
	
	
	Não é admitida a inversão do ônus probatório nas demandas ambientais por aplicação subsidiária do Código de Defesa do Consumidor
	
	
	As ações civis públicas deverão ser propostas no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência para processar e julgar a causa e, conforme o bem lesado ou em ameaça, a competência poderá ser da Justiça Federal ou da Justiça Estadual.
	
	
	Qualquer cidadão tem legitimidade para propor a ação civil pública, bastando provar sua cidadania com o título eleitoral ou com documento que a ele corresponda.
	
	
	O Ministério Público pode se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil pública, independente de diligências, e promover o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, sem ser necessária uma fundamentação
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		De que forma a sentença da Ação Civil Pública poderá condenar o causador do dano ambiental?
	
	
	
	A sentença da ação civil pública poderá condenar ao pagamento em dinheiro e à obrigação de fazer ou não fazer, não podendo condenar em multa para compelir ao seu cumprimento, podendo, no entanto, prever a conversão da obrigação em perdas e danos caso impossível a tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
	
	
	A sentença da ação civil pública não poderá condenar ao pagamento em dinheiro, devendo determinar a obrigação defazer ou não fazer, sem a condenação em multa cominatória e sem prever a conversão da obrigação em perdas e danos, devendo assim, determinar tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
	
	
	A sentença da ação civil pública poderá condenar ao pagamento em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, aplicando-se multa cominatória para compelir a efetivação da obrigação.
	
	
	A sentença da ação civil pública poderá condenar restritivamente à obrigação de fazer ou não fazer, não condenará à multa cominatória para compelir ao seu cumprimento, podendo prever a conversão da obrigação em perdas e danos caso impossível a tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
	
	
	A sentença da ação civil pública poderá condenar restritivamente à obrigação de fazer ou não fazer, aplicando multa para compelir ao seu cumprimento.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando