Buscar

Aula 2 - As Organizacoes Internacionais e a ONU

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
Aula 2 – As Organizações Internacionais e a Organização das Nações Unidas (espécies)
03.03.2015
*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
Organização das Nações Unidas (“ONU”) 
O destaque se dá por conta da nova dinâmica da ordem internacional, formada com a criação da ONU e sua estrutura constituída por agências reguladoras, tendo como temas basilares:
(a) Paz e segurança internacionais;
(b) Cooperação internacional entre os Estados, especialmente no plano econômico, social e cultural;
(c) Proteção internacional dos Direitos Humanos; e
(d) Proteção ao meio ambiente.
*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
A ONU foi instituída por meio de um tratado internacional, também conhecido como Carta da ONU. Os objetivos da criação da ONU estão estipulados logo em seu artigo 1º, a saber:
Manter a paz e a segurança internacionais e, para esse fim: tomar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou outra qualquer ruptura da paz e chegar, por meios pacíficos e de conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional, a um ajuste ou solução das controvérsias ou situações que possam levar a uma perturbação da paz;
Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal;
Conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião; e
Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.
*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
ASSEMBLEIA GERAL (“AG”)
Compõe-se por todos os membros da ONU, cada qual com 5 representantes, no máximo, tendo direito a voto único; sua reunião se realiza anualmente, por sessão ordinária, e também por sessão especial, caso seja exigível. Perde o direito de voto o membro que se encontra em atraso no pagamento de sua contribuição financeira, caso o saldo devedor iguale ou exceda a soma das contribuições correspondentes aos 2 anos anteriores completos. Contudo, seu voto pode ser permitido pela AG, caso se denote que o atraso independe de sua vontade.
A Assembleia Geral tem seu funcionamento coordenado por meio de 7 comissões:
1° Comissão (questões de segurança e política, inclusive a regulamentação de armamentos); 
2° Comissão Política Especial (compartilha o trabalho da 1° Comissão)
3° Comissão (assuntos econômicos e financeiros)
4° Comissão (questões sociais, humanitárias e culturais)
5° Comissão (questões de tutela e territórios independentes)
6° Comissão (questões administrativas e orçamentárias)
7° Comissão (questões legais)
* Além das comissões, a AG ainda possui comitês.
*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
A AG apresenta algumas atribuições exclusivas, quais sejam: (i) consideração e aprovação orçamentária da ONU; (ii) eleição dos membros não permanentes do CS; (iii) admissão de novos membros na ONU; (iv) eleição dos membros do CES e do CT; (v) exame dos relatórios anuais do CS.
Competências da AG: (i) discutir questões relativas à manutenção da paz e da segurança internacional que lhe são submetidas; (ii) solicitar atenção do CS para situações que possam constituir ameaça internacional.
CONSELHO DE SEGURANÇA (“CS”)
É o órgão mais importante da ONU. É composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes (China, EUA, França, UK e Rússia) e 10 membros não permanentes. Tem cada membro apenas um representante e também voto único.
Funções: (i) Manutenção da paz e da segurança internacionais (art. 24); (ii) regulamentar os litígios entre os Estados-membros da ONU (arts. 33 a 38); (iii) regulamentação de armamentos (art. 26); (iv) agir nos casos de ameaça à paz e agressão (arts. 39 e 51); (v) decidir sobre as medidas a serem tomadas para o cumprimento das sentenças da CIJ (art. 94, § 2°).
*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL (“ECOSOC”)
É composto por 54 membros, eleitos pela AG para um período de 3 anos, permitindo-se a reeleição. Tem suas decisões auferidas pela maioria dos membros presentes e votantes.
Atribuições: (i) realizar estudos e apresentar relatórios sobre assuntos internacionais de cunho econômico, social, cultural, educacional, sanitário e conexos, facultando-se recomendações; (ii) preparar projetos de convenções a se submeter à AG, sobre assuntos de sua competência; e (iii) convocar conferências sobre tais assuntos.
CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA (“CIJ”)
Representa o principal órgão judiciário da ONU.
Competência:
(a) Ratione materiae: Congrega todas as questões que as partes lhes submetam e também os assuntos previstos na Carta da ONU e em convenções que estejam em vigor.
(b) Ratione personae: Refere-se apenas aos Estados.
*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
Dispõe o artigo 38 do Estatuto da CIJ que compete a ela “decidir, de acordo com o direito internacional, as controvérsias que lhe forem submetidas”, aplicando nesta função: (i) as convenções internacionais; (ii) o costume internacional; (iii) os princípios gerais do direito; (iv) a doutrina e a jurisprudência internacionais; e (v) a equidade. Quanto a esta última, se as partes desejarem e solicitarem uma decisão puramente ex aequo et bono, não deverá a Corte decidir conforme o direito estrito.
SECRETARIADO
É o órgão administrativo da ONU.
Funções: (i) Apresentar um relatório anual à AG, a respeito dos trabalhos da ONU; (ii) ter a faculdade de chamar a atenção do CS para assuntos que, em sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz; e (iii) atuar em todas as reuniões dos demais órgãos especiais supracitados.
*
Professor Doutor Vladmir Silveira Assistente Carolina Fernandes 
Monitor Helder França
CONSELHO DE TUTELA
Composto pelos seguintes Membros das Nações Unidas: (i) Membros que administrem territórios tutelados, (ii) aqueles dentre os Membros mencionados nominalmente no artigo 23, que não estiverem administrando territórios tutelados, (iii) quantos outros Membros eleitos por um período de 3 anos, pela Assembleia Geral, sejam necessários para assegurar que o número total de Membros do Conselho de Tutela fique igualmente dividido entre os Membros das Nações Unidas que administrem territórios tutelados e aqueles que não o fazem.
Atribuições: (i) Examinar os relatórios que lhes tenham sido submetidos pela autoridade administrativa; (ii) aceitar petições e examiná-las, em consulta com a autoridade administrativa; (iii) providenciar visitas periódicas aos territórios tutelados em épocas fixadas de acordo com a autoridade administradora; e (iv) tomar estas e outras medidas em conformidade com os termos dos acordos de tutela.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais