Buscar

Avaliação Virtual 1 - Sistemas de Informação Gerencial - Período: 13/05/19 - 03/06/19

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1 - Sistemas de Informação Gerencial
1)
Para o gerente de Sistemas do grupo empresarial ALVES & NASCIMENTO usar uma solução tecnológica somente porque ela está disponível ou porque o concorrente a utiliza não é uma boa estratégia de negócios. É preciso estar consciente quanto às inúmeras oportunidades quando olhamos para a estreita relação entre tecnologia e negócios. As estratégias e processos de negócios devem sempre conduzir suas escolhas em tecnologia. 
Analise a asserção-razão:
I. Quando entendemos que os processos de negócios determinam como o trabalho será realizado na empresa, as ações precisam estar relacionadas de maneira consistente para garantir a qualidade e a satisfação do cliente,
PORQUE 
II. um processo de negócio é um conjunto de atividades logicamente relacionadas que define como tarefas específicas da empresa serão executadas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
b)
As duas afirmações são verdadeiras, porém não existe relação entre elas.
c)
As duas afirmações são falsas, para o contexto da questão.
d)
A segunda afirmação complementa a primeira, sendo que ambas são verdadeiras.
Alternativa assinalada
e)
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
2)
Numa análise rápida feita pelo gestor de Sistemas, ALEXSANDER, percebeu que a quantidade de transações efetivadas diariamente numa empresa de médio ou pequeno porte passa, muitas vezes, da casa dos milhares. Os exemplos dessas transações são os mais diversos: uma venda, o recebimento de uma fatura, a emissão de um pedido de compra de matéria-prima etc. Para que essas transações aconteçam de forma mais rápida, organizada e segura, as empresas utilizam os SI (Sistemas de Informação) conhecidos como______, que são responsáveis por monitorar, coletar, armazenar e processar os dados e informações gerados nas transações das empresas.
Escolha a alternativa que define corretamente o tipo de Sistema de Informação:
Alternativas:
a)
Sistemas de Processamento de Transações (SPTs)
Alternativa assinalada
b)
Sistemas de Transações Comerciais
c)
Operações e Transações Diárias
d)
Transações diretas em Banco de Dados
e)
Transações monitoradas por Sistemas de Informações.
3)
A gestão da informação tanto no âmbito interno quanto no externo é essencial para que a empresa possa posicionar-se e o gestor tenha as condições necessárias para a tomada de decisão, a partir das informações tratadas ao longo dos processos de negócio. Um dos pontos fundamentais para a tomada de decisão consiste em conhecer os recursos internos e a sua gestão. Para isso, a empresa poderá utilizar um sistema conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning).
Assim, podemos afirmar que o ERP:
Alternativas:
a)
Consiste em um sistema de apoio à decisão, com a finalidade de auxiliar de reunir as informações operacionais para a alta administração decidir estrategicamente os rumos empresariais.
b)
Consiste em um sistema de processamento de transações de automatização dos processos operacionais.
c)
Deve ser interfuncional e atuar de forma a integrar e automatizar os processos de negócios executados pelas diversas funções da empresa, considerando, principalmente, os recursos envolvidos no processo de negócios da organização.
Alternativa assinalada
d)
Consiste em um sistema de informação executiva, que apenas busca informação interdepartamental, através dos gráficos devidamente planejados pelas diretrizes ou dos objetivos do Balance Scorecard.
e)
Deve estar contemplando todos os dados de origem do cliente, quanto a transação comercial, financeira e de satisfação, dando foco no tratamento das inovações e tendências dos produtos e serviços indicados pelos consumidores ou potenciais clientes.
4)
Numa situação em que a organização busca ampliar seus controles além dos próprios recursos, existem várias opções no mercado de softwares que podem dar segurança e eficiência. Na produção de churrasqueiras ecológicas, a empresa CHURRAS-ECO o importante é que o cliente seja atendido e satisfeito de forma completa e ampla. Para tanto, esta organização define o SCM (Supply Chain Management) para atender seus processos, juntamente com as aplicações em uso. Analise a asserção-razão:
I. A ferramenta possibilitou a empresa proporcionar um atendimento diferenciado a seus consumidores,
PORQUE
II. conhecia suas necessidades, fornecendo a eles produtos com tecnologia, design e inovação diferenciados.
Escolha a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
b)
As duas afirmações são verdadeiras, porém não existe relação entre elas.
c)
As duas afirmações são falsas, para o contexto da questão.
d)
A segunda afirmação justifica a primeira, sendo que ambas são verdadeiras.
Alternativa assinalada
e)
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
5)
Para o gestor de Sistemas da empresa de cosméticos KLAUS, os sistemas empresariais devem possibilitar não somente uma melhor gestão empresarial em relação a seus suprimentos e matérias-primas, mas também uma forma de conhecer e compreender os consumidores, de interagir e comunicar-se com e eles e até mesmo fidelizá-los quanto aos produtos ou serviços prestados pela empresa.
Escolha a alternativa que define o tipo de sistema empresarial que atende com esta amplitude:
Alternativas:
a)
Gerenciamento de rede sociais.
b)
Customer Relationship Management.
Alternativa assinalada
c)
Balance scorecard e Marketing digital.
d)
Marketing digital e Marketing em rede social.
e)
Supply Chain Management.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais