Buscar

aula 1 corrigida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Pedagogia
	NOTAS
ATV 1:
	Atividade: ATV 1,2,3 e 4 
	Data: 18/05/2019
	
	Disciplina: Psicologia do desenvolvimento
	Semestre:3
	
	
PROFESSOR (a): Professoras Drª Adriana R. Sordi e Drª Sandra L. Haerter Armôa
COORDENADOR: Profª Natacya Caetano
	Acadêmico (a) Sandra Cristina Giconetti
	RGM:053.17716
	
ATENÇÃO:
1) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 2) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção. 
BOA SORTE!
Atividades para serem enviadas na aula 01. Referentes as aulas 01,02,03 e 04
	02
	AX
	B
	C
	D
	E
	03
	A
	B
	C
	D
	EX
	04
	A
	B
	C
	D
	EX
	05
	AX
	B
	C
	D
	E
QUESTÃO 1 (0,5)
Nos primeiros anos de vida, o apego e a amizade, especialmente com as pessoas que interagem com o bebê são fundamentais para um desenvolvimento saudável. Explique como se dá a socialização primária e secundária.
A socialização primaria tem um valor primordial para o individuo e deixa marcas muitos profundas em todas as suas vidas, já que e ai que se constrói o primeiro mundo da criança, É essencial na construção do mesmo.
Socialização secundária É todo e qualquer processo subseqüente que introduz um individuo já socializado em novos setores,do mundo objetivo da sua sociedade(escola,grupo de amigos,trabalho,etc)existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no individuo.
QUESTÃO 2 (0,5)
Todos nós já ouvimos ou dissemos coisas como: "Ele ainda não tem maturidade para aprender a ler"; "Meu filho tem uma aptidão incrível para a matemática"; "A Marina é tão inteligente! Puxou ao pai!". Maturidade, aptidão, inteligência são temas tradicionalmente abordados pela psicologia numa perspectiva que atribui um papel central a fatores biológicos no desenvolvimento da criança. Essa perspectiva, é denominada: 
Inatista
 Associassionista;
Cognitivista;
Ambientalista;
Sócio-interacionista;
QUESTÃO 3 (0,5)
As abordagens teóricas revelam diferentes concepções e modos de explicar as dimensões biológicas e culturais do homem e a forma pela qual o sujeito aprende e se desenvolve, e mais particularmente, as possibilidades de ação educativa. A abordagem que DESCONSIDERA as interações sócio-culturais na formação das estruturas comportamentais e cognitivas da criança. Nessa visão o desenvolvimento é pré-requisito para o aprendizado. É chamada de:
Cognitivista;
Interacionista;
Interativista;
Construtivista;
Inatista.
QUESTÃO 4 (0,5)
O ambientalismo deriva do corrente filosófico denominado empirismo. Na Psicologia um defensor da posição ambientalista é o norte americano B.F. Skinner. Nessa concepção, é correto afirmar que:
Aprendizagem depende dos processos maturacionais.
Aprendizagem depende da embriologia. 
Aprendizagem depende da inteligência. 
Aprendizagem depende da prontidão. 
Aprendizagem depende do ambiente.
QUESTÃO 5 (0,5)
Em relação às concepções teóricas do desenvolvimento humano: 
A concepção inatista do desenvolvimento humano parte do pressuposto 
De que os eventos, os acontecimentos ocorridos após o nascimento não são 
Essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento humano. 
Para a concepção Inatista todas as características comportamentais manifestadas pelas crianças - por exemplo, agressividade, impetuosidade, sensibilidade ou passividade - são interpretadas como inatas, e, portanto, têm reduzida chance de se modificarem. De modo geral, todo o desenvolvimento do ser humano já está predeterminado
 A concepção ambientalista entende que o homem, ao agir sobre a natureza, modifica sua própria natureza que não pode mais ser entendida mecanicamente, diretamente, fora dos processos complexos que aí têm origem. A partir disso, exigem-se novos métodos e novas estruturas analíticas para que se possa dar conta do fenômeno psicológico humano.
O desenvolvimento humano, para a concepção Inatista compreende um processo dialético, caracterizado pela periodicidade, irregularidade no desenvolvimento das diferentes funções, metamorfose ou transformação qualitativa de uma forma em outra, entrelaçamento de fatores externos e internos e processos adaptativos.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e II
I e III
III e IV
II e IV
I e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais