Buscar

DIFERENTES TIPOS DE MICROSCOPIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Julianna Costa 
RELATÓRIO LABORATORIAL
FEIRA DE SANTANA – BA
2019 
Sabendo que o microscópio óptico tem poder de aumento limitado, como fazemos para estudar estruturas submicroscópicas, por exemplo o vírus? Cite os diferentes tipos de microscópios.
Microscópio óptico de campo brilhante o campo luminoso: Sua operação explica a entrada no microscópio óptico, já que é a base de desenvolvimento dos demais tipos de microscópios existentes.
Microscópio de campo escuro: É, em essência, um microscópio de campo claro, com uma modificação sensível no seu diafragma. Em vez de um diafragma de íris, um diafragma de campo escuro é instalado no microscópio. Este dispositivo impede que os raios de luz que saem do condensador afetem diretamente a preparação, permitindo que apenas raios de luz alcancem a preparação obliquamente.
Microscópio de contraste de fase: Este microscópio permite que você veja objetos transparentes ou incolores que não contrastam com a luz. É usado para visualizar células vivas e revelar detalhes de sua estrutura interna. Sendo assim, é um microscópio de campo claro com duas adições: Diafragma anular: Ao contrário do tipo da íris, este diafragma apenas permite a passagem da luz através de uma linha circular, ao passar por ela, a luz forma um cilindro oco que ilumina a preparação; Placa de fase anular : é uma lente que é adicionada ao sistema de objetiva esta placa retarda os raios de luz provenientes do condensador, e é essencial que seja alinhado com o diafragma.
Microscópio de luz polarizada: Utiliza luz polarizada para obter imagens coloridas, dependendo do grau de rotação que o raio de luz sofre ao atingir cada um dos pontos da amostra. 
Microscópio de interferência: É, em essência, um microscópio de contraste de fase que incorpora uma lente localizada abaixo da preparação. Essa lente separa cada raio de luz em dois raios. Um raio de luz cruza a amostra em um ponto e o outro em um ponto próximo a ela. Ao contrário do microscópio de contraste de fase, o microscópio de interferência é mais sensível à variação dos índices de refração.
Microscópio diferencial de contraste interferencial: Combina os sistemas ópticos de luz polarizada e microscópios de interferência. Raios de luz polarizados são divididos em dois antes de atravessar a amostra. E depois unem-se novamente antes de chegar ao analisador. 
Microscópio de Luz Ultravioleta (UVA): O limite de resolução do microscópio óptico de campo claro, ou brilhante, é de 200 nm. Com o microscópio de luz UVA, duplicamos o poder de resolução anterior. Isso ocorre porque o comprimento de onda da luz UVA é de 180-340 nm. É dificilmente usado porque seu uso é muito difícil, mas tem sido a base para a construção do microscópio de fluorescência. Além disso, a radiação ultravioleta é prejudicial ao olho humano. 
Microscópio de fluorescência: Fluorescência é a luz visível emitida por certas substâncias quando excitada com uma luz de curto comprimento de onda. Este microscópio projetado para observar a luz fluorescente emitida pela amostra. Os componentes deste microscópio são: Lâmpada de mercúrio: emite luz em uma faixa de comprimentos de onda variando de ultravioleta a infravermelho. Filtro de Excitação: Permite apenas a passagem da luz UVA, que finalmente passará pela amostra Filtro de barreira: É colocado entre o objetivo e as oculares. Este filtro não deixa entrar a luz ultravioleta. Desta forma, o observador recebe apenas a luz fluorescente emitida pela amostra após a excitação com raios UVA.
Microscópio confocal: Este microscópio nos permite eliminar o sinal proveniente das áreas fora do plano do foco na amostra. Desta forma obtemos imagens de maior resolução espacial com detalhes volumétricos e de textura que não são alcançados com outras técnicas. Um microscópio confocal tem uma série de elemento	s: Fonte de luz: é um feixe de laser de argônio com um comprimento de onda entre 488 e 514 nm. O laser possui linhas de excitação independentes e pode ser selecionado individualmente. Exemplo de excitação: é feito ponto a ponto, varrendo a área de interesse para obter uma imagem completa. Isso é chamado de excitação de varredura de pontos, ponto a ponto. Emissão de luz: a luz emitida por cada ponto da amostra é decomposta por um prisma dicróico nos diferentes componentes do espectro. Essa luz é focada em um slot, ou pinhole, e é o único que atinge o observador.

Continue navegando