Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - DIREITO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

Discursiva Direito Empresarial
O juiz condenará simultaneamente o Supermercado Silva Comércio de alimentos, pelo armazenamento inadequado do produto e o fabricante Kenzo pela falha na fabricação.
A lei é clara ao tratar que é dever do fornecedor evitar que a saúde e a segurança do consumidor sejam colocadas em risco.
Sendo assim, existindo mais de um envolvido no dano, ambos responderão solidariamente pela reparação do mesmo.
Analisando a responsabilidade atribuída ao fabricante neste caso, fundamentado segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), Artigo 12:
“O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.”
O fabricante do produto tem responsabilidade objetiva, independente de culpa, pelo produto defeituoso fabricado por ele que trouxe danos ao consumidor.
Analisando a responsabilidade do Comerciante, segundo o CDC, Artigo 13:
“O comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando:
I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados;
II - o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador;
III - não conservar adequadamente os produtos perecíveis.”
Dessa forma, fica claro que o comerciante também tem responsabilidade solidária pelo produto defeituoso.
Referências
BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 22 de Maio de 2019.
GUALDA, Giovanna. A Responsabilidade Solidária da Cadeia de Fornecimento perante o Consumidor. 27 de Abril de 2017. Fonte: Jusbrasil: https://monezigiovanna.jusbrasil.com.br/artigos/451872877/a-responsabilidade-solidaria-da-cadeia-de-fornecimento-perante-o-consumidor. Acesso em: 22 de Maio de 2019.

Continue navegando