Buscar

Resumo sobre as características do cheque - Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CARACTERÍSTICAS DA LEI DE CHEQUES
DESENVOLVIMENTO
		A Lei nº 7.357, de 2 de setembro de 1985 dispõe sobre o cheque, suas características, o que deve conter, os tipos de cheques dentre outras providências.
		O cheque é uma ordem de pagamento à vista que emitida pelo sacador (emitente) contra um banco (sacado) aonde ele disponha de fundos para quitá-lo em favor de um favorecido.
		O Art. 1º da referida lei nos traz alguns pontos que um cheque deve conter, sendo eles a denominação “cheque” escrita; a quantia a pagar; o nome do banco que deve pagá-lo; o lugar de pagamento; a data e lugar da emissão do cheque e a assinatura do emitente.
		O cheque tem um prazo de apresentação e de prescrição, que não se confundem. O de apresentação destina-se principalmente a assegurar o direito de execução contra os codevedores do título. Esse prazo é de 30 dias se o cheque for emitido na mesma praça e de 60 dias se for de praças diferentes. Já o de prescrição, no Art. 59, nos diz que o prazo prescricional da ação de execução é de 6 meses. Após a prescrição a Lei do Cheque ainda prevê a possibilidade de uma ação chamada ação de enriquecimento ilícito ou de locupletamento.
		Temos dois tipos de cheques: o nominal, no qual está expresso o nome do favorecido e o cheque ao portador, que não possui nome do favorecido, é para quem está com o título em mãos, mas é limitada ao máximo de R$ 100,00.
		Dentre as modalidades do cheque podemos ter quatro tipos:
		O Cheque cruzado que contém dois traços paralelos em seu anverso. Pode ser em branco (cruzamento geral), quando entre os traços não traz nome de nenhum banco e em preto (cruzamento especial), quando entre as linhas traz o nome do banco. 
		O cheque visado, em que o banco confirma a existência de fundos suficientes para pagamento fazendo uma assinatura no verso do título, garantindo o pagamento durante o prazo de apresentação.
		O cheque administrativo, em que o banco assume ao mesmo tempo as posições de emitente e sacado.
		Por fim, temos o cheque para ser creditado em conta, que consiste na proibição anotada na frente do título da expressão “para ser creditado em conta”.
		Não é admitido aceite no cheque, pois o sacado não será o devedor.
		É permitida sua transmissão a outra pessoa diferente da que consta no campo “à ordem de”, chamada de “endosso”. O endosso pode ser em branco quando no verso do título consta apenas a assinatura do endossante com a expressão “endosso”, fazendo com que o título nominal passe a circular como se fosse título ao portador. Também pode ser em preto: é aquele em que o endossante identifica expressamente o nome do endossatário. 
		Há uma forma de garantir que um terceiro, sendo pessoa física, possa garantir o pagamento do cheque com o que chamamos de “aval”.
		A existência de fundos disponíveis é verificada no momento da apresentação do cheque para pagamento. O cheque sem fundo, conforme regulado no artigo 4º, da Lei dos Cheques, é aquele que não tem fundos disponíveis em conta corrente no momento da apresentação para pagamento. Já o cheque pré-datado é aquele em que o emitente lança no título data posterior.
		O prazo para compensação de um cheque que os valores ingressem na conta de favorecidos é de um dia útil.
		A sustação do cheque, ou seja, cancelá-lo, para que não posso mais ser compensado e, caso alguém tente utilizá-lo não ser possível, por razões de roubo ou furto de folha ou talão de cheques. De acordo com o art. 36 mesmo durante o prazo de apresentação, o emitente e o portador legitimado podem fazer sustar o pagamento, manifestando ao sacado, por escrito, oposição fundada em relevante razão de direito.

Outros materiais

Outros materiais