Buscar

ACS - ADF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é situação econômica?
A organização com ótima situação econômica possui grande quantidade de bens e direitos, a constituir seu patrimônio bruto.
Essa situação significa que esses bens não foram obtidos por meio de financiamento ou aporte de terceiros: o que está em seu poder de fato diz respeito ao Patrimônio Líquido (ou riqueza) da empresa.
O que é situação financeira?
Se a empresa tem recursos disponíveis para cobrir suas obrigações mais urgentes e as contas a pagar do período, tudo estará bem com sua situação financeira.
Porém, se a empresa não traz recursos acessíveis ou suficientes para honrar seus compromissos de momento, sua situação financeira vai se mostrar em apuros.
Diferença entre situação econômica e situação financeira
Uma empresa pode ter muitos bens e direitos que não foram adquiridos com o capital de terceiros e ao mesmo tempo não ter recursos suficientes para cobrir as suas despesas mensais. 
Isso significa que, ela tem uma boa situação econômica e uma má situação financeira. 
Comentários
Situação financeira é relacionada aos recursos disponíveis, ou seja, quanto à disponibilidade momentânea de dinheiro. Já a situação econômica é a situação contábil. São análises distintas, mas que se complementam para uma boa análise da real situação da empresa. 
Uma empresa pode por exemplo ter uma boa situação econômica e ao mesmo tempo não ter boa situação financeira (ocasionada por exemplo por excesso de clientes a receber o por estoques elevados) enquanto a situação econômica é o lucro ou prejuízo na posição do ativo.

Outros materiais