Buscar

FISIOLOGIA - QUESTOES ONLINE - 5 pgs - IMPRESSO

Prévia do material em texto

MODULO 1 - Sistema Circulatório
1 - Relembrando os conceitos estudados sobe o Coração, preencha as lacunas abaixo, utilizando V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
1.    (  ) O ciclo cardíaco consiste de um período de relaxamento simultâneo dos átrios e ventrículos chamado de diástole, seguido por um período de contração chamado de sístole atrial e outro período de contração chamado sístole ventricular.
2.    (   ) Para impedir o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, as válvulas átrio-ventriculares se fecham.
3.    (  ) O ciclo cardíaco consiste de um período de relaxamento (diástole) dos átrios, após ocorre um período de relaxamento (diástole) dos ventrículos, seguido por um período de contração simultânea dos átrios e ventrículos.
4.    (  ) Apesar de átrios e ventrículos estarem separados por tecido fibroso, os potenciais de ação podem ser conduzidos do átrio para o ventrículo por um sistema especializado de condução elétrica denominado de nó átrio-ventricular (A-V).
5.   (  ) Cada ciclo cardíaco se inicia pela geração espontânea de um potencial de ação nó átrio-ventricular (A-V) que impõe, desta forma, o seu ritmo para o coração.
A ( ) – F,F,V,F,V
B ( ) – V,V,F,V,F
C ( ) – V,F,V,F,V
D ( ) – F,V,F,V,F
E ( ) – V,V,V,F,F
2 - Quanto às características e às funções desempenhadas pelas estruturas que compõem o coração assinale a alternativa com definição incorreta.
Órgão composto por musculatura cardíaca, possui duas valvas átrio-ventriculares: tricúspide e bicúspide e duas válvulas semilunares: pulmonar e aórtica.
Os ventrículos direito e esquerdo são separados por uma formação músculo-membranácea denominada de septo interventricular.
A obstrução de um ou mais ramos das artérias coronárias causa o Infarto do Miocárdio.
Durante a diástole atrial os átrios recebem sangue através das artérias pulmonar e aórtica.
A musculatura do miocárdio é mais espessa no ventrículo esquerdo do que no ventrículo direito.
3 - O sistema de condução elétrica do coração é formado por:
Nó Sinusal – Nó Atrial – Feixe de His – Ramos – Sistema de Purkinje
Nó Atrial – Nó Ventricular – Ramos – Feixe de His – Sistema de Purkinje
Nó Sinusal – Nó Atrio Ventricular – Feixe de His – Sistema de Purkinje
Nó Ventricular – Feixe de His – Ramos – Sistema de Purkinje –  Ventrículos
Nó Atrial – Feixe de His – Ramos – Ventrículos – Sistema de Purkinje
4 - O controle da circulação, de acordo com o texto, envolve diversos órgãos e vasos sanguíneos, além do próprio coração. Desta forma, podemos compreender claramente o conceito de “circulação sistêmica”, além de percebermos também a sua importância. A respeito da circulação, dos vasos sanguíneos e de sua relação com o coração, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: (0,5)
I – A veia cava superior leva o sangue arterial ao coração.
II – A artéria aorta leva sangue arterial para os pulmões.
III – A veia cava inferior e a superior levam sangue venoso ao coração.
IV – As veias pulmonares levam sangue arterial ao coração.
V – O tronco arterial pulmonar leva para o coração o sangue que chega dos braços e pernas.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
I e II.
II e III.
III e IV.
II e V.
IV e V
5 - A hipertensão, se não tratada, pode levar a uma série de problemas, como o infarto e o derrame. Assim sendo, podemos concluir que as artérias coronárias são de extrema importância para o funcionamento do coração como um todo, e em especial dos ventrículos, devendo portanto transportar sangue continuamente. Se eventualmente ocorrer o entupimento de uma artéria coronária, teremos o seguinte:
Teremos um infarto do miocárdio, podendo levar o indivíduo a uma parada cardíaca e à morte.
Teremos uma sobrecarga das demais artérias coronárias, que deverão suprir o trabalho da artéria obstruída.
Teremos alterações graves de pressão arterial, que deverão ser controladas com medicamentos.
Obstruções em artérias nunca são possíveis. Apenas em veias é que isso pode acontecer.
Estas obstruções são normais e reversíveis. Fazem parte do funcionamento normal do coração.
MÓDULO 2 - SISTEMA RESPIRATÓRIO
1 - Com relação ao funcionamento do Aparelho Respiratório qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação incorreta?
O principal músculo da respiração é o diafragma.
A cavidade nasal é dividida em toda sua extensão por um septo, parte ósseo parte cartilaginoso
O ritmo básico da respiração é gerado na área inspiratória
A hematose é a troca gasosa que ocorre nos bronquíolos
O conjunto de ramificações dos brônquios é denominado de árvore brônquica.
2 - O Sistema Nervoso Autônomo exerce influência sobre os Brônquios fazendo com que a passagem do ar que respiramos seja facilitada ou dificultada. Das alternativas abaixo qual a que apresenta o conceito correto com relação a essa influência?
O SNA simpático e parassimpático causam a dilatação dos brônquios e bronquíolos.
O SNA parassimpático causa dilatação dos brônquios e diminui a secreção brônquica.
O SNA simpático causa a dilatação dos brônquios e bronquíolos e o parassimpático constrição brônquica.
O SNA simpático causa a constrição dos brônquios e bronquíolos. 
O SNA simpático e parassimpático causam a constrição dos brônquios e bronquíolos.
3 - Escolha a alternativa que melhor complete a sentença abaixo:
Nos capilares que recobrem os alvéolos, o sangue fica muito próximo do ar. Essa proximidade permite que o ...
...gás carbônico presente em grande quantidade no ar inspirado, passe para o sangue; por sua vez o oxigênio, presente em grande quantidade no sangue, passa para o ar dos alvéolos.
...gás oxigênio, presente em grande quantidade no ar inspirado, passe para o sangue; por sua vez o gás carbônico, presente em grande quantidade no sangue, passa para o ar dos alvéolos.
...gás oxigênio, presente em grande quantidade no ar expirado, passe para o sangue; por sua vez o gás carbônico, presente em grande quantidade no sangue, passa para o ar dos alvéolos.
...gás oxigênio, presente em grande quantidade no ar inspirado, passe para o sangue; por sua vez o gás carbônico, presente em pequena quantidade no sangue, passa para o ar dos alvéolos.
...gás carbônico presente em grande quantidade no ar inspirado, passe para o sangue; por sua vez o oxigênio, presente em pequena quantidade no sangue, passa para o ar dos alvéolos.
4 - Sabe-se que a regulação da respiração é regida por dois processos diferenciados. No primeiro, o controle da respiração se dá através do sistema nervoso. Já no segundo, o controle ocorre através de impulsos emitidos por receptores celulares que são sensíveis à composição química do sangue, estão localizados no bulbo e nas artérias carótida e aórtica e estimulam os centros respiratórios, aumentando ou diminuindo a atividade deles, quando existem alterações bruscas nos índices de O2 e CO2 sangüíneo.
Assim sendo, em um caso onde uma pessoa apresente uma elevação acentuada da concentração de CO2 na corrente sangüínea e outro onde ocorra um aumento da concentração de O2, como o organismo reage aos dois casos? Assinale a alternativa abaixo que responda a questão.
Diminui a atividade dos centros respiratórios no primeiro caso e aumenta no segundo.
Aumenta a atividade dos centros respiratórios no primeiro caso e aumenta no segundo.
Diminui a atividade dos centros respiratórios no primeiro caso e diminui no segundo.
Aumenta a atividade dos centros respiratórios no primeiro caso e diminui no segundo. 
As quantidades de gases continuam as mesmas.
5 - A fisioterapeuta carioca Ana Paula, de 29 anos, não tinha motivo para suspeitar que sua gravidez corria algum tipo de risco. (...) Em agosto deste ano, durante uma consulta de rotina, soou o alerta. O feto parou de se desenvolver no útero e a mãe apresentava ligeira alta de pressão, sintomas de uma complicação chamada pré-eclâmpsia, que atinge 10% das mulheres grávidas. (...) No dia seguinte seus sintomas pioraram, e o filho teve de vir ao mundo às pressas, depois de apenasseis meses e uma semana de gravidez. O pequeno Arthur pesava 385 gramas, um décimo do peso de um recém-nascido normal. Era o menor bebê já nascido vivo no Brasil e o quinto menor do mundo. Ele saiu do parto sem respirar, e foi ressuscitado em seguida pela junta médica com massagens cardíacas. (...) Algumas conquistas foram fundamentais para que Arthur e outros prematuros tivessem chance de sobrevida: (...) A partir da década de 80 foi possível produzir em laboratório uma substância chamada surfactante, secretada pelo organismo e que permite a expansão dos pulmões. Pela falta dela, a grande maioria dos prematuros morria asfixiada. Agora é possível injetar o agente diretamente nos pulmões do recém-nascido. Revista Veja, Edição 1988, 27 de dezembro de 2006. 
Os avanços da medicina são notáveis em todas as áreas. Ao se ler o relato de um caso como o acima, fica patente que a ciência não pode nunca parar de evoluir. Basta lembrarmos que se este caso tivesse acontecido a meio século atrás a morte do bebê seria uma certeza. Dentre outros cuidados que a criança recebeu, o mencionado no recorte de texto acima indica que o medicamento administrado:
Permitiu as trocas gasosas, ao estimular o acúmulo água no interior dos alvéolos.
Impediu o colapso dos alvéolos pulmonares, ao diminuir a tensão superficial da água.
Impediu o colapso dos alvéolos pulmonares, ao diminuir a tensão superficial da água.
Deu início ao reflexo de tosse, ajudando a expelir o líquido amniótico acumulado nos pulmões do bebê.
Ajudou a aquecer o ar que entrava nos pulmões do bebê, permitindo as trocas gasosas.
MÓDULO 3 - SISTEMA DIGESTÓRIO
1 - Imagine que seu café da manhã será um pão francês (carbohidrato), recheado com manteiga (gordura) e salame (proteína).
Assinale a alternativa que melhor explicaria a digestão química destes elementos.
A manteiga inicia a digestão na boca, e após no duodeno; o pão também na boca, duodeno e depois íleo; o salame no estômago e depois duodeno.
O pão inicia a digestão na boca e depois continua no duodeno; a manteiga inicia no duodeno; o salame não é absorvido pelo sistema digestivo.
O salame inicia a digestão pela boca e depois continua pelo estômago e duodeno; o pão inicia na boca e continua no duodeno; a manteiga inicia no duodeno.
O salame inicia a digestão no estômago prolongando-se pelo duodeno, jejuno;o pão inicia na boca, e depois continua no duodeno e íleo; a manteiga inicia e termina no duodeno.
O pão inicia a digestão pela boca e continua pelo duodeno; a proteína inicia no estômago e continua no duodeno; a gordura inicia no estômago, continuando no duodeno.
2 - Considerando a fisiolofgia do Sistema Digestório, assinale a alternativa falsa:
A elevação da úvula impede que os alimentos e líquidos entrem na traquéia.
A vesícula biliar libera a bile para que os sais biliares emulsifiquem a gordura.  
O suco pancreático é secretado para a digestão das proteínas.
A  ptialina contida na saliva auxilia na digestão dos carboidratos. 
A epligote funciona como se fosse uma válvula para que o alimento deglutido não chegue aos pulmões.
3 - Considerando a fisiologia dos processos digestórios do Carboidrato, Proteína e Gordura, escolha a alternativa que apresenta a afirmação correta:
a amilase pancreática participa da digestão das proteínas.
o suco pancreático realiza a digestão das proteínas.
a lípase pancreática participa da digestão dos carboidratos.
a ptialina faz todas as digestões gordura, carboidrato e proteína.
a bile secretada pelo fígado atua na digestão protéica.
4 - Com relação às estruturas do Sistema Digestório e suas funções, relacione as colunas e assinale a alternativa correta. 
A)    Boca:
B)    Esôfago:
C)   Estômago
D)   Duodeno, Jejuno e Íleo:
E)    Intestino grosso:
 
1.     absorção de água
2.     armazenamento do bolo alimentar e digestão
3.     digestão e absorção dos produtos finais da digestão
4.     digestão mecânica de alimentos e início da digestão química através da saliva
5.     passagem do alimento da boca até o estômago
A-4, B-5, C-2, D-3, E-1.
A-5, B-4, C-2, D-3, E-1.
A-4, B-5, C-3, D-2, E-1.
A-4, B-5, C-2, D-1, E-3.
A-5, B-3, C-2, D-4, E-1.
5 -  A respeito do funcionamento do tubo digestivo, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: 
I – As secreções enzimáticas são liberadas conforme os alimentos chegam nos diferentes órgãos do Sistema Digestório
II – existem hormônios que são liberados dependendo da composição química do alimento.
III – o  intestino grosso é o responsável pela absorção dos carboidratos e pela digestão das gorduras.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Estão corretas a I e a II somente.
Estão corretas a II e a III somente.
Estão corretas a I e a III somente.
MÓDULO 4 - SISTEMA URINÁRIO
 1 - Baseado na Anatomia e Fisiologia Renal relacione as colunas de acordo com as regiões dos Rins e suas respectivas funções
   a)       Ureter                            (    ) Conduz o sangue filtrado
   b)       Pelve Renal                  (    ) Conduz a urina
   c)       Arteríola Eferente         (    ) Coleta a urina
   d)       Arteríola Aferente        (    ) Filtra o sangue
   e)       Glomérulo                     (    ) Recebe o sangue a ser filtrado
A, C, E, B, D.
A, B, C, D, E.
C, D, B, E, A.
C, A, B, E, D.
A, C, B, D, E.
 2 - Considerando as funções dos néfrons assinale aquela que reune as funções primordiais: 
Filtrar o sangue.
Eliminar os resíduos tóxicos do organismo.
Filtrar e reabsorver o sangue a fim de excretar as toxinas do organismo.
Nutrir as células para retirar as toxinas.
Retirar as toxinas.
3 - A unidade básica funcional dos rins tem a função de filtar o sangue a fim de eliminar as toxinas do organismo. Aponte em sua resposta qual estrutura executa esta função: 
Cápsula de Bowman.
Glomérulo.
Néfrons.
Túbulo Contornado Proximal.
Alça de Henle.
4 - Os rins desempenham funções importantes no organismo através da filtração do plasma, remoção de substâncias do filtrado em variados graus e dependendo das necessidades do organismo. Na doença renal crônica ou insuficiência renal aguda essas funções homeostáticas encontram-se comprometidas determinando uma rápida ocorrência de graves anormalidades no volume e composição dos líquidos corporais. Considerando um indivíduo normal é CORRETO afirmar que:
A intensidade de excreção das diferentes substâncias no organismo é independente da filtração glomerular, reabsorção de substâncias dos túbulos renais para o sangue dos capilares peritubulares e a secreção de substâncias do sangue dos capilares peritubulares para o interior dos túbulos.
Nos capilares glomerulares da cápsula de Bowman inicia-se a formação da urina com a filtração de grande quantidade de líquido contendo a maioria das susbtâncias do plasma inclusive proteínas.
O túbulo distal reabsorve a maioria dos íons (incluindo sódio, potássio, cloreto) sendo altamente permeável a água e uréia.
O túbulo proximal possui alta capacidade de reabsorção, dentre as substâncias absorvidas incluem-se o sódio, água e uma porcentagem ligeiramente menor de cloreto.
O ramo ascendente da alça de Henle é altamente permeável a água (porção delgada e espessa), e o ramo descendente praticamente impermeável a água.
5 - Um monitor nas aulas de anatomia e fisiologia estava analisando as estruturas do sistema urinário. Relembrando das aulas de sistema urinário afirmou que:  
                      I.    A região do hilo renal apresenta artérias, veias renais, vasos linfáticos, suprimento nervoso e o ureter
                    II.    Na secção do rim observamos 2 áreas distintas: o córtex renal na porção interna e a medula na porção externa. O córtex apresenta estruturas que o dividem em múltiplas massas em forma de cone denominadas de pirâmides renais.
                   III.    O rim é constituído por néfrons e cada um é capaz de produzir urina. Como não há capacidade do rim regenerar novos néfrons, nos casos de doença renal, lesões ou envelhecimento,nota-se gradual diminuição no número de néfrons.
 
É CORRETO afirmar que:
todas as afirmações estão corretas.
apenas afirmações I e II estão corretas.
apenas afirmações I e III estão corretas.
apenas afirmações II e III estão corretas.
nenhuma das afirmações estão corretas.

Continue navegando