Buscar

Exercicios aula 4

Prévia do material em texto

Identifique as teorias que foram identificadas por Saviani como "Teorias crítico-reprodutivistas", assinalando a alternativa correta.
 I - concebe a sociedade como sendo essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam à base da força, a qual se manifesta fundamentalmente nas condições de produção da vida material.
 II- Neste quadro a espiritualidade é entendida como um fenômeno inerente à própria estrutura da sociedade. Nesse contexto, a educação é compreeendida como inteiramente dependente da estrutura social geradora da espiritualidade, cumprindo aí a função de reforçar a dominação e legitimar a paz.
III - A escola "não poderia ser diferente do que é", até por este motivo, essas teorias não construíram nenhuma proposta pedagógica, elas apenas queriam explicar os mecanismos de funcionamento da escola enquanto instituição que é determinada pelo capitalista.
	
	
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica. Qual foi a teoria criada por Demerval Saviani?
	
	
	
	Pedagogia redentora
	
	
	Pedagogia higienista
	
	
	Pedagogia reprodutivista
	
	
	Pedagogia liberal
	
	
	Pedagogia histórico-crítica
	
	
	 
		
	
		3.
		Quais são as teorias pedagógicas consideradas por Demerval Saviani como "não críticas"?
	
	
	
	Libertadora, Libertária e Crítico social dos Conteúdos.
	
	
	Psicomotora, Escolanovista e Reprodutora.
	
	
	Higienista, Militarista e Tecnicista.
	
	
	Progressista, Liberal e Redentora.
	
	
	Tradicional, Nova e Tecnicista.
	 
		
	
		4.
		Em relação à Educação Física Escolar na Perspectiva Desenvolvimentista podemos dizer que:
	
	
	
	A Educação Física Escolar não deve enfatizar a aquisição de habilidades de movimento e de competência física baseada no nível desenvolvimentista único no indivíduo.
	
	
	A Educação Física Desenvolvimentista encoraja as características únicas do indivíduo e é baseada na proposição fundamental de que embora o desenvolvimento motor seja relacionado com a idade, ele não é dependente da idade.
	
	
	A Educação Física Desenvolvimentista tem enfoque nas diferentes faixas etárias e seus níveis de desenvolvimento.
	
	
	A educação física tem enfoque no corpo perfeito e ideal.
	
	
	A Educação Física deve contemplar aspectos coletivos.
	
Explicação: A Educação Física Desenvolvimentista encoraja as características únicas do indivíduo e é baseada na proposição fundamental de que embora o desenvolvimento motor seja relacionado com a idade, ele não é dependente da idade. Essa perspectiva evidencia os aspectos do desenvolvimento orgânico, porém sem desconsiderar que cada indivíduo tem suas peculiaridades.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Durante o ano letivo, ocorrem diferentes momentos em que a equipe escolar se reúne para planejar e avaliar as atividades constantes no projeto político-pedagógico, porém algumas vezes há pouca participação dos professores de Educação Física nesse processo. Assinale a alternativa que justifica esse distanciamento e que apresenta amparo na legislação educacional em vigor.
	
	
	
	As equipes pedagógicas e administrativas das escolas não se interessam pelas aulas de Educação Física.
	
	
	Os governos federais, estaduais ou municipais não fiscalizam o planejamento e o desenvolvimento das aulas.
	
	
	Apesar de previsto na legislação educacional, ainda há falta de integração da Educação Física à proposta pedagógica das escolas.
	
	
	As escolas não reivindicam a participação dos professores de Educação Física durante o planejamento e avaliação porque essa disciplina não é obrigatória na educação básica.
	
	
	O professor de Educação Física pode ser dispensado das reuniões pedagógicas porque sua função, na escola, é meramente recreativa.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		"Os anos setenta foram anos de contrastes. Iniciou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas também foi do declínio deste regime. Foram anos de massiva propaganda, anos de ditadura, falta de liberdade, censura e perseguições. Mas também foram anos de resistência, formada pelos intelectuais, estudantes, operários, artistas. Foi também a década em que o futebol esteve em pauta contribuindo para alienação do povo salientado pelo título de tri-campeão mundial, bem no começo da década "noventa milhões em ação". Os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sofreram diversas alterações desde a sua introdução no currículo escolar, no final do século XIX. Porém estas perspectivas pedagógicas não aconteceram de forma isolada do contexto político e social em que estavam inseridas. De acordo com o texto acima, de que forma a Educação Física atuou no período da ditadura militar, no Brasil?
	
	
	
	Concebendo o aluno como um ser humano integral, por meio do desenvolvimento psicomotor.
	
	
	Desenvolvendo atividades lúdicas que propiciassem o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.
	
	
	Valorizando as atividades esportivas, os campeonatos escolares, principalmente como forma de manutenção da Ordem e do Progresso, pelo controle do corpo.
	
	
	Incutindo hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício e de uma prática eugenista.
	
	
	Fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, além de desenvolver a cooperação em benefício da coletividade.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Leia o extrato de texto a seguir:
"Entendemos que a Educação Física na escola se relaciona diretamente com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginastica, as lutas, a dança, entre outras".
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base, "A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação", são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Sobre o método francês, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:
	
	
	
	O método francês não chegou a se caracteriza como um método padronizado, mas ao eleger o esporte formal como conteúdo principal, acaba dando-lhe uma concepção de técnica esportiva bastante rígida.
	
	
	O método francês caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo.
	
	
	O método francês foi o único a fugir um pouco aos parâmetros da competitividade e da busca da vitória.
	
	
	O método francês leva a adquirir ótima performance física e técnica.
	
	
	O método francês possibilitava alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Em relação às tendências da Educação Física brasileira propostas por Ghiraldelli Junior (2003) é correto afirmar que:
	
	
	
	A tendência pedagogicista é a concepção que vai estabelecer a necessidade dese encarar a Educação Física como uma prática esportiva.
	
	
	Na tendência higienista a ênfase recai sobre a questão do disciplinamento e controle do corpo.
	
	
	A tendência competitivista está a serviço da construção de uma sociedade igualitária baseada em valores como a cooperação e a solidariedade.
	
	
	A concepção que visa impor a toda a sociedade padrões de comportamento próprias do regime militar é a tendência militarista.
	
	
	O esporte representa o principal conteúdo das aulas de Educação Física desde o final do século XIX.
	
		Leia o fragmento de texto a seguir: "A educação física entende que a saúde constitui um componente fundamental da qualidade de vida das pessoas e a atividade física regular e sistemática, um elemento imprescindível para a promoção e manutenção da saúde". Por volta de 1950, a Educação Física brasileira sofreu influência do método criado pelo Instituto Nacional de Esportes na França, denominado Educação Física Generalizada. O que a Educação Física Generalizada pretendia?
	
	
	
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar o conteúdo esportivo aos métodos de educação Física.
	
	
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a ginastica aos métodos de educação Física.
	
	
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar o conteúdo lúdico aos métodos de educação Física.
	
	
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a recreação aos métodos de educação Física.
	
	
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a brincadeira aos métodos de educação Física.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com a história da Educação Física no Brasil, até a década de 80 do século XX, pode-se afirmar que:
	
	
	
	não foi objeto de políticas públicas ou programas de governo e tinha apenas cunho militar.
	
	
	não foi associada às áreas da Educação ou da Saúde, seja nos currículos escolares, seja em programas realizados paralelamente aos das escolas;
	
	
	incorporou e se adaptou aos costumes de vida da maior parte da população brasileira e foi ampla e rotineiramente aferida por meio de indicadores sociais;
	
	
	foi, exaustivamente, usada politicamente em projetos cujo êxito de sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida do brasileiro pode ser tido como duvidoso;
	
	
	foi acolhida e prestigiada pelas esferas públicas e privadas da sociedade, desde o início do século, com grandes investimentos do orçamento público para a realização e continuidade de seus projetos e programas de expansão;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em que período da história a educação física escolar, entendida como atividade exclusivamente prática, tinha como função formar o atleta herói e construir homens obedientes e disciplinados:
	
	
	
	Iluminista.
	
	
	Idealista.
	
	
	Militarista.
	
	
	Culturalista.
	
	
	Higienista.
	
	
	
		4.
		É no período da Primeira República que se registra o início dos questionamentos sobre o modelo de educação, herdado do Império, que privilegiava a elite brasileira. Piletti e Piletti (1986, p. 188-189) mostram que, especialmente na década dos anos de 1920, a educação elitista, fundamentada na Pedagogia Tradicional, entrou em crise, coincidindo com as crises do setor econômico, político, social e cultural. Os ideais republicanos, que almejavam transformações em vários setores da vida nacional, não sendo diferente no que tange à emergente necessidade de democratização da educação, desencadearam e tornaram vitoriosa a Revolução de 1930, apoiada pela classe média e pelos seus ideais de democracia e de modernização da sociedade. Portanto, pode-se afirmar que: Desde a conquista do poder, em 1930, Getúlio Vargas declarava que "a educação deveria ser tratada como objeto de salvação nacional a qual, inicialmente, apresentavam-se como duas políticas opostas: ¿uma liberal e outra autoritária" (CUNHA, 1980; apud. FARIA JR., 1987, p.15). Porque de acordo com Faria Jr.(ibid.), a política educacional autoritária, sob a influência da pedagogia tradicional, foi fundamentalmente influenciada pelas doutrinas fascistas, através de, segundo o autor, principalmente autores italianos.
 Marque a Afirmativa Correta:
	
	
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	 
		
	
		5.
		Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica, nasce, assim, a "Pedagogia histórico-crítica". Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que, partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses.
 Assinale a alternativa correta apontando as questões geradoras do novo problema.
I - O conhecimento - produto exclusivo das culturas humanas, tem sido descaracterizado ao estar submisso à lógica que é inerente à sociedade capitalista. Submetido a mecanismos diversos e métodos sofisticados, o conhecimento (na forma dos saberes, construídos historicamente pelos seres humanos) vem perdendo o seu caráter coletivo, para ganhar aspectos que passam a igualá-lo à mera mercadoria a ser negociada.
 II - "é possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?"
 III - "é possível uma teoria da educação que capte criticamente a escola como um instrumento capaz de contribuir para a superação do problema da marginalidade?"
	
	
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	
	
		6.
		O fenômeno da globalização interfere diretamente nas práticas desenvolvidas pela escola, influenciando assim a forma como o educador compreende o sentido e o desenvolvimento de práticas corporais. Neste sentido, podemos afirmar que uma ação escolar alienante contribui para formar educandos com:
	
	
	
	capacidade crítica e corpo fragmentado.
	
	
	capacidade de conhecer o seu corpo.
	
	
	mentes e corpos saudáveis.
	
	
	mentes saudáveis e corpos belos.
	
	
	mentes atentas e corpos paralisados.
	
	
	 
		
	
		7.
		As circunstâncias impostas pela ditadura militar, foi possível observar o domínio de outra teoria pedagógica na educação brasileira. Trata-se da "Pedagogia Tecnicista" que marcou também a Educação Física a partir da década dos anos de 1970. Aprendemos assim, que o papel da escola varia de acordo com a tendência pedagógica a ser seguida. Podemos concluir a partir dos estudos desenvolvidos que na tendência tecnicista o papel da escola é:
	
	
	
	ser agência centrada na autogestão grupal e individual
	
	
	difusão de conteúdos concretos vivos
	
	
	produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho
	
	
	formação de atitudes, preocupando-se com o aspecto psicológico do aluno
	
	
	criação de grupos de pessoas com princípios educativos emancipatórios
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Ao analisar a Educação Física Escolar na atualidade é necessário entender sua construção histórica no Brasil. É inegável que esta disciplinaescolar possui um desenvolvimento histórico com base no conhecimento biológico, introduzida na escola primeiramente por influências de caráter higienista e militar, mas que também necessita conhecer e discutir as influências do meio na construção do corpo e do movimento. Neste sentido, a Educação Física Escolar hoje está baseada:
	
	
	
	no exercício laboral.
	
	
	na aptidão física.
	
	
	na atividade artística.
	
	
	na cultura corporal.
	
	
	no jogo popular.
		Leia o fragmento de texto a seguir: "Há pelo menos duas décadas, a educação física tem ocupado, nos currículos escolares, um lugar desprivilegiado em relação a outras disciplinas". De acordo com Betti (1991), autor citado no livro-base "A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação", são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Sobre o método desportivo generalizado, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:
	
	
	
	O método desportivo generalizado foi o único a fugir um pouco aos parâmetros da competitividade e da busca da vitória.
	
	
	o método desportivo generalizado caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo.
	
	
	o método desportivo generalizado não chegou-se a caracterizar-se como um método padronizado, mas ao eleger o esporte formal como conteúdo principal, acaba dando-lhe uma concepção de técnica esportiva bastante rígida.
	
	
	o método desportivo generalizado leva a adquirir ótima performance física e técnica.
	
	
	o método desportivo generalizado possibilitava alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo.
	
	
		2.
		Quais foram as escolas que influenciaram a Educação Física no Brasil?
	
	
	
	A escola espanhola, a escola suéca 
 
	
	
	A escola espanhola, a escola suéca e a escola inglesa
 
	
	
	Somente a escola francesa
 
	
	
	A escola alemã, a escola suéca e a escola francesa
 
	
	
	Somente a escola suéca
	
Explicação:
Escola alemã, a escola suéca e a escola francesa; foram essas três escolas responsáveis por influenciar a Educação Física Brasileira, sendo a escola Alemã a primeira em 1860, subsequente com Rui Barbosa tivemos a implementação da escola suéca, se organizando a um melhor ensino, pedagogicamente mais eficaz. Já a escola francesa foi oficialmente implantada em 12 de abril de 1921 através do decreto nº 14.784. sua chegada porem foi antes no ano de 1907 com a Missão Francesa, neste momento fundou se uma ¿sala de armas¿ que posteriormente deu origem a Educação Física do Estado de São Paulo (SAMPAIO et al., 2014).
	
	
	
		3.
		O esporte, como conquista cultural e patrimônio da humanidade, deve ser ensinado, na escola, como conteúdo nas aulas de Educação Física, numa perspectiva: (Fonte:Edital Nº. 36/2011 ¿ REITORIA/IFRN)
	
	
	
	participativa e reprodutiva dos valores técnicos.
	
	
	nenhuma das respostas acima.
	
	
	afetiva, fundada em valores midiáticos.
	
	
	transformadora, fundamentada em valores educativos.
	
	
	privilegiada nos princípios e valores de sobrepujar.
	
	
	
		4.
		A Lei 9394/96 (LDBEN) art. 26 afirma que a Educação Física é:
	
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	Componente extracurricular que se ajusta às faixas etárias e condições da população escolar, sendo obrigatório apenas para os cursos noturnos.
	
	
	Componente curricular obrigatório que se ajusta às faixas etárias e condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
	
	
	Componente curricular facultativo que se ajusta às faixas etárias apenas do ensino fundamental e condições da população escolar.
	
	
	Componente extracurricular que se ajusta às faixas etárias e condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
	
	
		5.
		ELABORADA POR BETTI (1991, 1992, 1994) "INTEGRAR E INTRODUZIR O ALUNO DE 1º E 2º GRAUS NO MUNDO DA CULTURA FÍSICA, FORMANDO O CIDADÃO QUE VAI USUFRUIR, PARTILHAR, PRODUZIR, REPRODUZIR E TRANSFORMAR AS FORMAS CULTURAIS DA ATIVIDADE FÍSICA(O JOGO, O ESPORTE, A DANÇA, A GINÁSTCA...)."  
ESTAMOS NOS REFERINDO A QUAIS DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA?
	
	
	
	ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA
	
	
	ENSINO ABERTO
	
	
	ABORDAGEM CRÍTICO EMANCIPATÓRIA
	
	
	ENSINO FECHADO
	
	
	ABORDAGEM SISTÊMICA
	
	
		6.
		Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica, nasce, assim, a "Pedagogia histórico-crítica". Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses. I - O conhecimento - produto exclusivo das culturas humanas tem sido descaracterizado ao estar submisso à lógica que é inerente à sociedade capitalista. Submetido a mecanismos diversos e métodos sofisticados, o conhecimento (na forma dos saberes, construídos historicamente pelos seres humanos) vem perdendo o seu caráter coletivo, para ganhar aspectos que passam a igualá-lo à mera mercadoria a ser negociada.
II- É possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?
 III - É possível uma teoria da educação que capte criticamente a escola como um instrumento capaz de contribuir para a superação do problema da marginalidade?
Assinale a opção correta apontando as questões geradoras do novo problema.
	
	
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	
	Somente a afirmativa III está correta
	
	
	As afirmativas II e III corretas
	
	
	As afirmativas I e II corretas
	
	
	Somente a afirmativa II está correta
	
	
	
	
		7.
		Em 1900 os primeiros automóveis chegaram ao país. Instaura-se, assim, uma nova era para a sociedade brasileira, que vai deixando de ser um país prioritariamente agro-exportador para adentrar o mundo da industrialização, impulsionando o desenvolvimento do hábito do consumo. Sob as influências de um novo contexto do capitalismo mundial, o Brasil vai percebendo a necessidade de um trabalhador adequado, ou seja, que respondesse às suas demandas. Qual foi o grande movimento mundial, que abarcou desde uma nova visão urbanística e arquitetônica, até cuidados com a beleza e com a saúde?
	
	
	
	Tecnicismo.
	
	
	Pedagogicismo.
	
	
	Saúde plena.
	
	
	Higienismo.
	
	
	Misticismo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Educação Física começou a ser elaborada no Brasil após a II Grande Guerra Mundial, com a penetração dos princípios da Educação Física Desportiva Generalizada, de origem francesa, e do Método Natural Austríaco. Ao contrário da concepção tradicional, a nova linha tinha como ponto de partida a visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade. A concepção que estamos nos referindo é:
	
	
	
	Crítico superadora
	
	
	Humanista
	
	
	Pedagogiicista
	
	
	Crítico emancipatória
	
	
	Tecnicista

Continue navegando