Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário metodologia da pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dos Gêneros Acadêmicos utilizados como forma de se avaliar o conhecimento do aluno, o Paper é um texto pequeno a respeito de um assunto pré-determinado possuindo, assim, características bem peculiares. Qual característica abaixo melhor define o que é um Paper?
	
	a.
	Paper é um trabalho que não reconhece as fontes que foram utilizadas e mostra que o pesquisador não faz parte da comunidade acadêmica.
	
	b.
	Paper é um trabalho que apresenta opinião pessoal não evidenciada, com originalidade quanto às ideias.
	
	c.
	Paper contém ideias de outras pessoas, repetidas não criticamente, copiando outros textos sem reconhecê-los.
	
	d.
	Paper é um resumo de um artigo ou livro, onde contém um conjunto de citações. 
	
	e.
	Paper é uma síntese de descobertas sobre um tema e seu julgamento, avaliação, interpretação sobre essas descobertas, apresentando originalidade quanto às ideias.
1 pontos   
PERGUNTA 2
Durante a elaboração de um estudo científico o embasamento bibliográfico da pesquisa pode ter como fonte, livros, artigos e materiais retirados da internet. Mas, para que o conteúdo seja aproveitado de forma eficiente e de acordo com o que se pretende pesquisar é necessário primeiramente levar em consideração o objetivo da leitura das informações obtidas. Dentre eles pode se destacar quanto a leitura informativa:
I) Para selecionar textos que contenham a informação que procura, basta analisar o título.
II) As etapas desse tipo de leitura dividem se em: identificar a ideia principal e secundárias, refletir sobre o sentido do texto como um todo.
III) Na primeira etapa da leitura informativa deve se ter bem claro a finalidade do estudo, se necessário rever os objetivos.
IV) A leitura informativa resume-se a identificar as ideias principais e refletir sobre o sentido do texto como um todo.
Indique a opção correta:
	
	a.
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	b.
	Todas as opções estão corretas.
	
	c.
	I e III estão corretas.
	
	d.
	Somente a III está correta.
	
	e.
	I e IV estão corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 3
Analise as afirmações a seguir e responda: 
A) O Plágio Acadêmico é considerado crime, pois fere os direitos intelectuais de produção textual e direitos autorais. 
B) Para combater esse tipo de delito, existem várias ferramentas de detecção de Plágio que estão disponíveis na grande rede mundial de computadores, a WEB. 
Com base nas afirmações A e B escolha a alternativa CORRETA:
	
	a.
	Somente a afirmação A está correta.
	
	b.
	Somente a afirmação B está correta.
	
	c.
	As afirmações A e B estão corretas.
	
	d.
	Nenhuma das afirmações estão corretas.
	
	e.
	A afirmação A anula a afirmação B.
1 pontos   
PERGUNTA 4
Um artigo de revisão tem como propósito resumir, analisar e discutir informações já publicadas que, geralmente, resultam de revisão bibliográfica.
Com base na afirmação acima, marque a alternativa CORRETA: 
	
	a.
	No artigo de revisão é importante não apresentar conclusão ou ainda considerações finais, pois esse tipo de trabalho não contempla análises conclusivas.
	
	b.
	O artigo de revisão é um exemplo de Gênero Acadêmico em que se busca a divulgação científica de um conhecimento específico de uma determinada área acadêmica.
	
	c.
	O artigo de revisão não é um Gênero Acadêmico, pois esse tipo de texto circula apenas em revistas e colunas do meio artístico.
	
	d.
	Nenhum texto de revisão apresenta ideias próprias do autor, somente citações ao longo do texto.
	
	e.
	No artigo de revisão pode-se copiar e colar informações de outras fontes, sendo desnecessário citar os devidos autores.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Com o advento da internet a velocidade da troca de informação entre diversas pessoas do mundo se dá de forma rápida. Mas, nem sempre o conteúdo ofertado é de qualidade, no meio acadêmico é crescente a utilização dessa ferramenta a favor da produção de conhecimento científico. Alguns critérios devem ser levados em consideração para uma busca eficiente, que estão descritos em:
	
	a.
	Após localizar e selecionar, as informações devem ser usadas com precisão e criatividade.
	
	b.
	Uma dica para selecionar é, aconselhável realizar uma lista de perguntas para orientar a busca, ajuda a orientar por onde começara busca.
	
	c.
	Do ponto de vista informacional o bom pesquisador deve saber: localizar, analisar e compartilhar as informações obtidas.
	
	d.
	Ao selecionar um texto não é necessário levar em conta se os textos são confiáveis e se  podem ser consultados em estudos acadêmico.
	
	e.
	Ao usar palavras chaves em sites de busca na internet, encontra se materiais de qualidade, não sendo necessário buscar respaldo em outros textos editoriais.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Para elaborar um esquema acadêmico, a primeira meta deve ser identificar as ideias-chave do texto e ordená-las, escolhendo para isso o modelo mais adequado para a situação. A respeito do Gênero Acadêmico “ESQUEMA”, qual das alternativas abaixo é FALSA?
	
	a.
	A utilização dos esquemas ajuda a compreender e recordar os acontecimentos.
	
	b.
	Entre os principais tipos de esquemas estão os lineares, circulares, sistemáticos e piramidais.
	
	c.
	O esquema permite visualizar melhor o assunto, mas sua reformulação é difícil e demorada.
	
	d.
	O esquema representa uma enorme economia de palavras e oferece a vantagem de destacar o essencial do assunto em análise. 
	
	e.
	Os esquemas são enunciados de palavras-chave em torno das quais é possível organizar grandes quantidades de conhecimento.
1 pontos   
PERGUNTA 7
Em um projeto de pesquisa deve estar bem definido, o tema, problema, objetivos e hipóteses. As suposições levantas no projeto irão ser testadas, a coleta dados é uma fase de extrema importância, pois irá fornecer dados qualitativos ou quantitativos para serem discutidos posteriormente. São várias as maneiras de se colher dados, para escolher o que mais se adeque o pesquisador deve levar em consideração o tipo de pesquisa em questão. Geralmente as informações são colhidas de fontes primárias ou secundárias. Com relação ás fontes de pesquisa e seus instrumentos, julgue as assertivas abaixo identificando a correta:
	
	a.
	A fonte de pesquisa é primária quando utiliza como instrumentos para coletar as informações, questionários, formulários e entrevistas.
	
	b.
	A fonte de pesquisa é secundária quando utiliza como instrumentos para coleta das informações, questionários, formulários e arquivos.
	
	c.
	Uma fonte é primária quando o autor colhe os dados de uma fonte inédita, arquivos, relatórios e entrevistas.
	
	d.
	Uma fonte é secundária quando o autor não tem contato direto com o objeto da pesquisa, arquivos, formulários e entrevistas.
	
	e.
	A fonte de pesquisa é secundária quando se utiliza de instrumentos para coleta das, banco de dados, questionários e arquivos.
1 pontos   
PERGUNTA 8
Uma pesquisa científica parte da inquietação a respeito de uma temática e do desejo de produzir material científico, para dar início ao projeto de pesquisa primeiramente deve - se ter em mente sobre o que se quer pesquisar, o assunto principal, denominado “tema”. Mas para uma pesquisa de qualidade deve-se levar em consideração alguns critérios para que o estudo atinja a devida relevância. Julgue a alternativa correta a respeito da escolha do tema de pesquisa.
	
	a.
	Pesquisadores iniciantes devem optar por temas que já foram bastante explorados e que possuem inúmeros estudos a respeito.
	
	b.
	Para contribuir com o avanço da ciência o pesquisador deve levar em consideração uma temática que seja comum, pois não exigirá o rigor técnico de um tema pouco estudado.
	
	c.
	A produção científica deve partir de um assunto que seja de interesse coletivo, que irá gerar material que beneficiará a população geral não importando a afinidade do pesquisador com o tema.
	
	d.
	O ideal é que o pesquisador realize pesquisasque não são compatíveis com sua área de formação e que aborde temas totalmente inexplorados se for iniciante em pesquisas.
	
	e.
	O profissional deve manter - se sempre atualizado a respeito do que está sendo estudado na sua área profissional e de pesquisa, assuntos ultrapassados não despertam o interesse do leito e não contribuem cientificamente.
1 pontos   
PERGUNTA 9
Os gêneros acadêmicos são os tipos de trabalhos de curta duração, que servem para o aluno desenvolver seu conhecimento sobre determinado assunto durante o curso e reforçar seu aprendizado. Abaixo você poderá saber as peculiaridades dos gêneros mais utilizados tanto durante a graduação como na pós-graduação. Marque a opção incorreta:
	
	a.
	A prática contínua do fichamento contribui para que o estudante aprimore pontos de vista e julgamentos, percebendo que é possível reverter um pequeno trabalho inicial em ganho de tempo futuro, quando for preciso escrever sobre determinado assunto. Os fichamentos podem ser os seguintes: de citação, de resumo, de esboço e de indicação bibliográfica, entre outros.
	
	b.
	Os propósitos de um paper são quase sempre os de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir. Também pode ser definido como um resumo de um artigo ou livro (ou outra fonte) ou um conjunto de citações.
	
	c.
	Esquema são enunciados de palavras-chave em torno das quais é possível organizar grandes quantidades de conhecimento. Representam uma enorme economia de palavras e oferecem a vantagem de destacar e visualizar o essencial do assunto em análise, podendo ainda ser facilmente reformulados.
	
	d.
	A resenha crítica é elaborada por um cientista que, além do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juízo crítico. Mas naturalmente, como no caso desta disciplina, também pode ser realizada por estudantes, como um exercício de compreensão e crítica. A resenha visa apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.
	
	e.
	Resumo é a condensação de um texto, colocando em destaque os elementos de maior interesse e importância. Sua finalidade é difundir as informações contidas em livros, artigos ou outros documentos e auxiliar o estudante nos seus estudos teóricos, assim como ajudar o profissional a relembrar o assunto e praticar da melhor forma possível.
1 pontos   
PERGUNTA 10
O Resumo é um Gênero Acadêmico que tem como principal objetivo apresentar, de forma concisa e coesa, pontos relevantes de um texto. Com base nessa afirmação, qual das alternativas está INCORRETA no que se refere ao "resumo"?
	
	a.
	O resumo possui sua estrutura com introdução, desenvolvimento, problematização e conclusão.
	
	b.
	Um dos objetivos do resumo é fornecer elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto original.
	
	c.
	Resumo é a condensação de um texto, colocando em destaque os elementos de maior interesse e importância.
	
	d.
	A finalidade do resumo é difundir as informações contidas em livros, artigos ou outros documentos.
	
	e.
	Resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.

Outros materiais