Buscar

Trabalho oncogênese

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Oncogênese
Desenvolvimento do câncer.
O que é Oncogênese?
Processo de formação do câncer, assim chamado de carcinogênese ou oncogênese que em geral ocorre lentamente. Podendo levar anos para que uma célula cancerígena se prolifere e dê origem a um tumor.
Responsáveis pela ativação: São os efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos e fatores hereditários, responsáveis pelo início, promoção, progressão.
Conhecidas como protoncogenes – Células normais. (Período embrionário), onde por herdabilidade genética e/ou ambiente ocorre as lesões.
Oncôgenes – Células neoplásicas. (Células já com mutação), depois de acionado o fator genético e/ou fator ambiental.
Estes genes são: Gene RB, Gene P53 e 
O que é o câncer?
O câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que tem em comum o crescimento desordenado de células, que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos.
Tipos de crescimento celular.
Estágios do crescimento celular.
Estágio de iniciação: Onde as células já sofrem ação dos agentes oncoiniciadores.
Estágio de promoção: No qual o agentes oncopromotores atuam na célula já alterada.
Estágio de progressão: Caracterizado pela multiplicação descontrolada e irreversível da célula. (Oncoaceleradores).
Classificação das neoplasias.
Classificações:
Tumor benigno: Tem seu crescimento de forma organizada, geralmente lento, expansivo e apresentam limites bem nítidos. Não invadem tecidos vizinhos e podem comprimir órgãos e tecidos adjacentes. Ex: Lipoma ( que tem origem no tecido gorduroso), o mioma (que tem origem no tecido muscular liso), e o adenoma (tumor benigno das glândulas).
Tumor maligno: Manifestam um maior grau de autonomia e são capazes de invadir tecidos vizinhos e provocar metástases, podendo ser resistentes ao tratamento e causar a morte do hospedeiro. 
Principais diferenças:
Tumorbenigno.
Tumor maligno
Célulasbem diferenciadas(semelhantes à do tecido normal), estrutura típica do tecido de origem, crescimento progressivo, pode regredir, mitoses normais massa bem delimitada(não invade nem infiltra tecidos adjacentes)
Não ocorre metástase.
Células anaplásicas (diferentes das do tecido normal),atípico, crescimento rápido, mitoses anormais e numerosas, localmente invasivo, invade tecidos adjacentes.
Metástase frequente.
Fatores Carcinogênicos.
Hereditários/familiares
Físicos
Químicos
Infecciosos
Principais formas de tratamento.
As principais metas dos tratamentos são: cura, prolongamento da vida útil e melhora da qualidade de vida.
Quimioterapia:
É a forma de tratamento sistêmico do câncer que usa medicamentos denominados “quimioterápicos” (ou antineoplásicos).
Quimioterapia prévia, neoadjuvante ou citorredutora – Indicada para a redução de tumores loco e regionalmente avançados.
Quimioterapia adjuvante ou profilática – Indicada após o tratamento cirúrgico.
Quimioterapia curativa – Tem a finalidade de curar pacientes com neoplasias malignas para as quais representa o principal tratamento (podendo ou não estar associada à cirurgia e à radioterapia).
Quimioterapia para controle temporário de doença – Indicada para tratamento de tumores sólidos, avançados ou recidivados, ou neoplasias hematopoéticas de evolução crônica.
Radioterapia:
É o método de tratamento local ou locorregional do câncer que utiliza equipamentos e técnicas variadas para irradiar áreas do organismo humano, prévia e cuidadosamente demarcadas.
Radioterapia curativa – Principal modalidade de tratamento radioterápico; visa à cura do paciente.
Radioterapia pré-operatória – Procedimento que antecede a principal modalidade de tratamento, a cirurgia, para reduzir o tumor e facilitar o procedimento operatório.
Radioterapia pós-operatória – Segue-se a principal modalidade de tratamento, como a finalidade de esterilizar possíveis focos microscópicos do tumor.
Mitos e verdades sobre o câncer.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais