prova on line unifacvest direitos humanos e relações etnico raciais
6 pág.

prova on line unifacvest direitos humanos e relações etnico raciais


DisciplinaDireitos Humanos14.216 materiais49.033 seguidores
Pré-visualização1 página
QUESTÃO 1
Sobre a Identidade nacional brasileira assinale a alternativa verdadeira. 
 
a )
 O Brasil apresentou uma identidade baseada na igualdade social dos agentes. 
b )
 O Brasil democrático não alterou sua forma identitária tradicional, adotando ainda modelos da república velha. 
 
c )
 Durante o período getulista o samba e a feijoada ganharam contornos nacionais sendo eleitos os símbolos populares da nacionalidade. 
d )
 O Brasil criou uma identidade miscigenada no século XIX. 
QUESTÃO 2
Os jovens estudantes provenientes da Casa do Estudante do Império em Lisboa e em Coimbra tiveram uma importância crucial na tomada de consciência que levou ao movimento de independência dos países africanos. Dentre as ações mais importantes desses jovens, destacam-se a
a )
 produção artístico-literária e a criação de jornais de oposição.
b )
 criação de jornais de oposição e a organização política.
c )
 criação de jornais de oposição e a luta armada.
 
d )
 produção artístico-literária e a organização política.
QUESTÃO 3
Entre os direitos humanos a serem assegurados às crianças e adolescentes se pode citar o direito ao convívio familiar (art. 19 do ECA). Todavia, quando o convívio com a família natural está impossibilitado, seja em razão da morte dos pais, seja em razão da perda da guarda, suspensão ou destituição do poder familiar, estes serão colocados para conviver com a família extensa ou ampliada (art. 25, parágrafo único do ECA), ou, ainda, caso não haja outra alternativa, nas chamadas famílias substitutas, mediante guarda, tutela ou adoção (art. 28 do ECA).
Sobre o conceito de família extensa ou ampliada, assinale a alternativa correta:
 
a )
aquela que se estende para além da unidade dos pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
b )
aquela constituída pelos pais e seus descendentes, seja o vínculo constituído mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.
c )
a formada para além da unidade dos pais e filhos ou da unidade do casal, ou seja, constituída por parentes próximos, até o quarto grau, com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos biológicos.
d )
a formada pelos pais, conjunta ou separadamente, e por parentes próximos com vínculos constituídos por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.
e )
aquela formada pelos pais e seus descendentes, seja o vínculo constituído mediante escritura ou outro documento particular, desde que o vínculo seja biológico.
QUESTÃO 4
COPS-UEL-2003)
"Aproximadamente 5% do orçamento norte-americano para o Projeto Genoma Humano foi dedicado ao estudo das questões éticas, legais e sociais decorrentes do conhecimento do nosso genoma. Por que tanto investimento nessa área não tecnológica? Todo novo conhecimento confere à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso."
(PEREIRA, Lygia. Seqüenciaram o genoma humano... E agora? São Paulo: Moderna, 2001. p. 98.)
Os resultados recentes das pesquisas sobre o genoma humano provocam uma polêmica discussão sobre os desafios moral, social e legal postos à humanidade pela ciência. Sobre o tema, é correto afirmar:
a )
 o conhecimento científico sobre o genoma humano orienta-se por regras científico-tecnológicas livres de quaisquer valorações.
 
b )
os avanços científicos sobre o genoma humano exigem princípios normativos que permitam tanto a continuidade das pesquisas como a proteção aos direitos dos indivíduos.
c )
os estudos sobre o genoma humano orientam-se pelas leis da neutralidade da ciência e desconsideram a reflexão ética, tida como privada e subjetiva pelos cientistas.
d )
os princípios éticos e as legislações atuais dos países estão adaptados às possíveis consequências geradas pelas recentes descobertas sobre o genoma humano.
e )
Há consenso quanto ao fato de que o conhecimento sobre o genoma humano, por sua natureza racional, esteja livre dos efeitos nocivos aos seres humanos.
QUESTÃO 5
Após a extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), em 1967 - a partir das denúncias de corrupção que recaíam sobre esse órgão - o governo federal criou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e se comprometeu a elaborar uma nova legislação indigenista. Isso se concretizou em 1973, quando entrou em vigor a Lei 6.001, o Estatuto do Índio. O artigo 19 desse Estatuto determinou que as terras indígenas, por iniciativa e sob orientação da Funai, deviam ser demarcadas, de acordo com o procedimento estabelecido em decreto do Poder Executivo. Contudo, essa legislação não foi respeitada na época porque
 
a )
 imperava uma política desenvolvimentista e as terras indígenas eram alvo de projetos de construção de rodovias, hidrelétricas, entre outros.
b )
 faltava a regulamentação de vários dispositivos importantes para a sua aplicação.
c )
 as organizações de apoio ao índio eram contrárias às medidas e procedimentos estabelecidos pela Lei.
d )
 não existiam recursos financeiros para demarcar as terras indígenas.
QUESTÃO 6
O Movimento da Negritude, criado pelo poeta martinicano Aimé Césaire, entre outros, defendia
a )
 a luta dos negros norte-americanos e a música negra.
 
b )
 o respeito à diferença e a valorização da cultura negra.
c )
 a música negra e a literatura feita por negros.
d )
 a luta dos negros norte-americanos e a cultura negra.
QUESTÃO 7
A influência da cultura negra na formação da cultura do Brasil é visível em vários campos. Essa cultura, associando-se à cultura ameríndia e à cultura do colonizador, formou a base da cultura brasileira num processo de sincretismo cultural. Entre as principais contribuições africanas podemos citar:
a )
 a música, a religiosidade, o vestuário.
b )
 a literatura, a religiosidade, a culinária.
c )
 a literatura, a música, a culinária.
 
d )
 a música, a religiosidade, a culinária.
QUESTÃO 8
Ponto estratégico no norte da África, a cidade de Ceuta foi o primeiro local a que chegaram os portugueses no início do século XV. As intenções da Coroa Portuguesa quanto a essa conquista foram
a )
 cultural e econômica.
 
b )
 religiosa e econômica.
c )
 religiosa e cultural.
d )
 econômica e social.