Buscar

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA REMIXADA NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS (IDOSOS) DA HIDROGINÁSTICA

Prévia do material em texto

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA REMIXADA NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS (IDOSOS) DA HIDROGINÁSTICA
Daiane Torres 
Geovani Xavier
Ingrid Cristiana
Luana Monaco
Resumo
Trata-se de uma pesquisa experimental sobre a influência da música remixada, no que diz respeito a motivação dos alunos na prática de exercícios físicos na hidroginástica. Foi feita uma pesquisa com dois grupos, cada grupo contendo x idosos com idades entre yy e xx. O resultado foi que um ambiente de atividade física com música, se estruturado
adequadamente, favorece bastante na motivação para executar as tarefas e a permanência em atividade por tempo prolongado. A música interfere na focalização da atenção durante a atividade física, afastando os sinais desagradáveis provenientes da fadiga. Os indivíduos idosos, demonstraram alterações positivas nos estados de ânimo, e com isso a auto-eficácia nos exercícios, obtendo assim uma vida mais saudável para enfrentar as situações estressantes e desafiadoras do
dia a dia.
PALAVRAS-CHAVE: música, motivação, idoso, hidroginástica
Introdução
A presença da música em nossas vidas antecede o nascimento. Por nos acompanhar ao longo de nossas fases, é importante para a psicologia compreender a relação entre a música e o comportamento que temos perante a elas. O objetivo deste trabalho foi compreender qual era a influência da música na prática dos exercícios físicos durante as aulas. As músicas que são utilizadas nas aulas de hidroginástica foram as remixadas, tiveram elas alguma influência na motivação dos alunos? 
Acreditava-se que os alunos da hidroginástica eram motivados pela música remixada durante as aulas.
Revisão da literatura 
Atividade física, em geral, é uma variável constantemente mencionada na literatura como sendo de grande relevância para a qualidade de vida, inclusive na velhice. Se manter ativo é se manter afastado do sedentarismo, uma das principais causas de quase todas as doença na velhice. E a atividade física com música pode criar um contexto positivo e agradável, e torna se uma ‘’intervenção’’ adequada para que os alunos permaneçam em atividade. Um ponto relevante a considerar é que a atividade física com música, por ser mais agradável, poderia reforçar a sensação de “desligamento”, na qual o aluno estaria intrinsecamente motivado e totalmente envolvido com a atividade, e assim tornando-a prazerosa. Muitos profissionais de Educação Física observam, que o ambiente com música é mais favorável para os alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como a música pode motivar os alunos na prática de exercícios físicos na água.
2 Atividade física com música
 	Há tempos reconhece-se que a utilização da atividade física com música pode beneficiar os estados psicológicos do indivíduo, criando um contexto positivo e agradável e, desta forma poderá favorecer a motivação para executar as tarefas e a permanência em atividade por tempo prolongado, pois a música pode interferir na focalização da atenção durante a atividade física, afastando os sinais desagradáveis provenientes da fadiga.
3 A música e a atividade física para idosos
 
Os exercícios físicos acompanhados por música ocorre com bastante freqüência, seja em situação grupal, com música ambiente ou até mesmo individual com a utilização de fones de ouvidos. Em ambas situações, os movimentos executados pelos alunos podem estar sincronizados com a música, ou simplesmente funcionar como fundo musical. Muitos a consideram como uma forma de prevenção contra a monotonia existente nos exercícios físicos sistematizados. E em se tratando de alunos idosos, a música tem um papel significante no sucesso das sessões de exercícios, tornando prazeroso estar naquele ambiente, e para haver motivação na prática da atividade. 
‘’Pesquisadores de diferentes áreas têm buscado respostas relacionadas aos efeitos que a música pode ter sobre a atividade física. Procura-se entender, por exemplo, quando ocorre realmente essa influência, como ela se processa, ou quando a resposta ao exercício é devida a outros fatores que não a música. As pesquisas existentes apontam para a idéia de que a música pode beneficiar a atividade física. De acordo com Gfeller, o benefício pode ocorrer ao favorecer o desenvolvimento de capacidades físicas como força e resistência, ou contribuindo para uma atitude mental positiva, pela motivação para a atividade e da distração do desconforto que acompanha, freqüentemente, o esforço físico.’’
4 A Hidroginástica
Uma atividade física aquática, trazido para o Brasil no ano de 1980 por J.Cleber. Constituída de exercícios específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água, logo, não causa impactos fortes evitando lesões nas articulações e ligamentos. 
“a hidroginástica como uma atividade física aquática, realizada na posição vertical, constituída de exercícios específicos, baseados no aproveitamento da resistência da agua e que através das características e benefícios dessa, melhora os aspectos bio-psico-sociais”.
A hidroginástica é atividade muito estimulante e motivadora, sendo procurada por púbicos com finalidades diversas. De fato a música provoca um relaxamento físico e mental, levando o praticante ao relaxamento e ao melhor desempenho das atividades da vida diária. 
4.1 Como funciona? 
As aulas de hidroginástica possuem aproximadamente 50 minutos de duração. Basicamente, se iniciam com um aquecimento, seguida da parte principal e em seguida de relaxamento. Para o acompanhamento dos exercícios é utilizado músicas com ritmos e gêneros diferentes.
Resultado e Conclusão
No dia dezenove de maio de 2017, os pesquisadores foram á academia Ilha Point em turnos diferentes. No turno da manhã, de nove horas ás dez horas, realizou-se a pesquisa do grupo de controle. Com uma turma de aproximadamente 10 alunos de idades entre 55/70 anos, iniciou-se a aula com uma sequência de três músicas remixadas, em simultaneidade com as instruções do professor, os alunos realizaram uma série de movimentos ritmados dentro d’água.
No turno da tarde, no mesmo dia ,de três horas ás quatro horas, a mesma pesquisa foi realizada com um outro grupo de idosos com idades aproximadas do primeiro grupo, com o mesmo professor e a mesma sequencia de movimentos. Contudo, sem a presença de música remixada ou de qualquer natureza.
Ambas as aulas correram com normalidade e sem interrupções de qualquer forma.
Concluiu-se que, a primeira turma apresentou mais disposição e ânimo para realizar os exercícios pedidos pelo orientador. Houve uma manifestação de divertimento e presença de catarse. Os idosos garantiram que se sentiram muito mais motivados, com sensações de juventude após uma rápida e informal entrevista para coleta de dados da pesquisa. Já no segundo grupo experimentado, foi possível perceber um maior desgaste e quase nenhuma manifestação catártica. Os idosos, posteriormente entrevistados, revelaram que se sentiram muito cansados e postergaram a entrevista por motivos de desejos de voltarem para casa. 
O resultado apresentado da experimentação do projeto foi à mudança de comportamento apresentada pelos grupos. Demonstrando que a tese da música remixada, de fato, motiva os alunos é válida.
Discussão
Não foram observadas variáveis passiveis de erro, na prática. O clima poderia, de fato, atrapalhar a motivação dos alunos, contudo o ambiente possuía uma climatização controlada e temperatura ambiente. Alguns alunos do grupo de controle demonstraram uma motivação menos assídua do que os outros, por motivos de saúde e pessoais. Mesmos que, em alguns momentos, apresentaram um ânimo em decorrência residual do ambiente reforçador da motivação.
Em uma pesquisa futura, poderiam eliminar pessoas com o emocional e físico abalado para não interferirem no ambiente. Poderia ser observado, no futuro, trabalhar a tese em outras faixas etárias mais familiarizadas com esse tipo deindústria fonográficas ou até mesmo com crianças e gestantes.
Referências

Continue navegando