Buscar

Relatório de Aulas Práticas - HISTOLOGIA_Aula2 (2)

Prévia do material em texto

VERSÃO:01
	
	RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: HISTOLOGIA – AULA 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Maria Goreth Mangueira
	MATRÍCULA: 01239825
	CURSO:Farmacia EAD
	POLO:Campina Grande
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Vanessa Cavalcanti de Almeida
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
concisa;
O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
Espaçamento entre linhas: simples;
Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
			TEMA DE AULA: TECIDO ÓSSEO
RELATÓRIO:
Identificar e classificar os processos de ossificação.
Ossificação Intramembranosa
Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos. Ocorre na membrana conjuntiva de revestimento e tem início pela diferenciação de células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) em grupos de osteoblastos.
Caracterizar os componentes do tecido ósseo (osteoblastos, osteócitos, osteoclastos, canais de Havers e Volkman, periósteo e endósteo).
Responsável por proporcionar apoio aos músculos esqueléticos que nosso organismo possui, o tecido ósseo é formado de um conjunto de células que age como tradutor das contrações dos músculos em movimentos. E é o tecido ósseo também o responsável por armazenar fosfato, cálcio e outros íons, controlando assim a liberação destes em nosso organismo.A matriz óssea – material extracelular calcificado – aliada às células formam esse tecido. As células que dão origem ao tecido ósseo (osteócitos) são nutridas a partir dos canalículos presentes na matriz, uma vez que esses permitem as trocas de íons e moléculas entre as células ósseas e os capilares.
		TEMA DE AULA: TECIDO MUSCULAR
RELATÓRIO:
Identificar e diferenciar os tipos musculares de acordo com as características morfológicas e funcionais dos seus componentes (esquelético, cardíaco e liso).
O tecido muscular é constituído células altamente especialidadas em realizar contrações. Suas células são alongadas, multinucleadas ou não, contendo em seu citoplasma grandes quantidades de filamentos de proteína contrátil, dentre eles os principais: actina e miosina. É um tecido altamente vascularizado e inervado, grande consumidor de energia e produtor de calor.Suas células têm origem mesodémica e se diferenciaram pelo alongamento das células e pela produção dos filamentos contráteis. São estes filamentos que, consumindo energia proveniente da quebra de ATP, contraem-se, deslizando-se uns sobre os outros.
		TEMA DE AULA: SISTEMA NERVOSO
RELATÓRIO:
Identificar os constituintes do tecido nervoso.
O tecido nervoso é um dos quatro tipos básicos de tecidos presentes em nosso corpo. Ele é responsável por receber e responder aos estímulos internos e externos. O tecido nervoso está distribuído por todo o corpo e apresenta como função receber informações do ambiente externo e do meio interno, processá-las e elaborar uma resposta. Sem esse tecido seria impossível o funcionamento dos órgãos do sentido, a aprendizagem, o pensamento, a memória, a produção de secreções pelas glândulas, a contração muscular e tantas outras funções essenciais para o funcionamento adequado do corpo.
→ Componentes do tecido nervoso
O tecido nervoso é composto por diferentes tipos celulares, além, é claro, da matriz extracelular. Essa matriz, no entanto, é pouco abundante e não apresenta fibras. Entre os tipos celulares, temos os neurônios e as chamadas células da neuróglia ou glia.
Diferenciar os componentes celulares e outros constituintes do tecido nervoso central e periférico.
O tecido nervoso é constituído por dois tipos celulares principais: os neurônios e as células da glia (neuroglia) (MACHADO, 1993).
Os neurônios (figura 01) são os principais tipos celulares do tecido nervoso. São células excitáveis especializadas em transmitir estímulos nervosos graças a uma série complexa de atividades físico-químicas da sua membrana. Podem ter diversas formas, características, comprimentos e funções diversas, segundo o papel desempenhado por cada neurônio. Geralmente não se dividem; os que morrem, seja naturalmente ou por efeitos de toxinas ou traumatismos, não serão substituídos.
		TEMA DE AULA: TECIDO SANGUÍNEO
RELATÓRIO:
Identificar e caracterizar os tipos celulares (glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos). 
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo humano e que tem como finalidade levar o oxigênio e nutrientes a todos os órgãos do corpo humano. Além de sua importante função, o sangue também é composto por grupo e subgrupos, como por exemplo, ABO (A, B, O) e os Rh (positivo ou negativo).
Mas ao falar em sangue, não podemos deixar de falar sobre as células que o constitui e também de suas principais funções.
As células do sangue:
• Glóbulos vermelhos (Hemácias);
• Glóbulos brancos (leucócitos);
• Plaquetas.
Glóbulos vermelhos: são células que carregam a hemoglobina e também são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e da retirada do dióxido de carbono que serão eliminados pelos pulmões.
Glóbulos brancos: são células responsáveis por defender os organismos contra agentes infecciosos como vírus, bactérias e substâncias estranhas. Os glóbulos brancos ou leucócitos com também são conhecidos, são produzidos na medula óssea.
Plaquetas: são fragmentos de grandes células que compõe o sistema de coagulação do sangue e que também é responsável pela formação do tampão plaquetário que age na prevenção de hemorragias.
	TEMA DE AULA: SISTEMA CIRCULATÓRIO
RELATÓRIO:
Identificar e caracterizar os constituintes do sistema circulatório: vasos sanguíneos, artérias e coração.
O sistema cardiovascular é formado por um conjunto de tecidos e órgãos responsáveis pela circulação do sangue e linfa pelo corpo dos animais vertebrados, transportando nutrientes absorvidos, excretas para eliminação e oxigênio para respiração celular, distribuídos pelo organismo ou direcionados a excreção.Desta foram o sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sangüíneo quanto o sistema linfático.
O sangüíneo apresenta três componentes principais: o sangue, o coração e os vasos sangüíneos.
Sangue – formado por uma fração líquida, o plasma, e diversos tipos de células, hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. É chamado de arterial, após hematose nos alvéolos pulmonares (sangue rico em oxigênio), e venoso, quando transporta gás carbônico.
Coração – órgão oco muscular responsável pelo bombeamento do sangue. Pode ser formado por duas, três ou quatro cavidades (os átrios e os ventrículos).
		TEMA DE AULA: SISTEMA TEGUMENTAR 
RELATÓRIO:
Identificar e caracterizar os constituintes das camadas da pele.
A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por diversas funções essenciais ao seu funcionamento. É esse órgão que nos ajuda a não perder água demasiadamente, além de evitar a penetração de diversos patógenos e proteger contra a radiação. Vale lembrar que é na pele que se encontram os receptores de frio, calor, pressão, entre outros. Sendo assim, ela também é responsável pela percepção de alguns estímulos.
Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
Site/ Mundo Educação

Continue navegando