Buscar

Diferenças entre Direito Consuetudinário e Costume, e Direito Consuetudinário e Direito Positivado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Alagoas – Uneal 
Professor: Wellyngton Chaves 
Alunos (as): Débora Cristina, Gislayne Rafaella, Mávia Martins
ATIVIDADE:
Faça uma pesquisa (indique as referências) e apresente as diferenças entre:
a) DIREITO CONSUETUDINÁRIO e COSTUME;
b) DIREITO CONSUETUDINÁRIO e DIREITO POSITIVADO.
(É suficiente de dois a quatro parágrafos para cada item)
Muito se tem discutido, recentemente, acerca do ordenamento jurídico brasileiro que resulta no positivismo, a qual traz consigo a importância do Direito Consuetudinário. Afinal, a positivação é o marco para o conhecimento que vem a ser denominado pelo comportamento estabelecido pela norma. E essas normas não necessitam seguir o padrão que é o processo legislativo pressuposto da forma escrita.
 	É plausível assegurar que uma prática é um costume, e isso, vem resultado de dois elementos: Corpus, e Animus. Tais quais resultam em dados materiais e psicológicos. O Corpus é prática em si que vem a ser repetida diversas vezes dentro do movimento em ação, sociedade; já o Animus, é a persuasão de que a prática é essencial.
Vale salientar que nem todo costume está vinculado ao Direito Consuetudinário. Assim, o Costume tem significado muito amplo, que acaba determinando várias práticas habituais da sociedade. Entretanto, o Direito Consuetudinário é composto por costumes que determinam uma importância à legitimidade jurídica. 
Por outro lado, Direito positivo ou juspositivismo, é nada mais que uma agregação de normas jurídicas, garantidos pelo Estado, por meio das leis. Ele depende de uma manifestação de vontade, seja da sociedade ou de uma autoridade.
O Direito Positivo determina o direito como um fator, e não somente como um valor. Por isso, ele é defendido por uma legislação e a infração será considerada um crime, gerando um sansão jurídica de acordo com o ato cometido. Por outro lado, a transgressão de uma regra vista como direito natural não sofrerá de sansão jurídica, visto que não é previsto por lei. Porém, a sociedade que dá valor a esse direito irá repudiar o ato da pessoa.
Por fim, torna-se perceptível que o Direito Comum junto com o direito Civil, a qual o Brasil segue, vem a ser o Direito Positivado. Porém independente do sistema que o país segue, o Direito Consuetudinário se fará presente, assim sendo divergente do Direito Positivado, pois todos os países seguem a lei (Direito Consuetudinário) e a jurisprudência (Direito Positivado) que tem forte influência no âmbito jurídico.
REFERÊNCIAS
DIREITO CONSUETUDINÁRIO X COSTUME: QUAIS AS DIFERENÇAS. Disponível em: <https://blog.sajadv.com.br/direito-consuetudinario/> Acesso em: 04 de maio 2019.
DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO. Disponível em:< https://www.diferenca.com/direito-natural-e-direito-positivo/amp/> Acesso em 05 de maio 2019.

Outros materiais