Buscar

questões discursivas- gerenciamentos de projetos

Prévia do material em texto

Quais os critérios de decisão para escolha de um projeto quando utilizamos o método do valor presente líquido? o (Ref.: 201107286162)
Gabarito: Critérios de decisão Se VPL > 0, o projeto deverá ser aceito. Se VPL < 0, o projeto deverá ser rejeitado. Se VPL = 0, é indiferente aceitar ou rejeitar o projeto.
o (Ref.: 201107103584) Em sua opinião, como as empresas brasileiras estão posicionadas no que tange à adoção do gerenciamento de projetos em suas atividades?
Gabarito: Uma das principais pesquisas feitas é o Estudo de Benchmarking Gerenciamento de Projetos Brasil, produzidos pelos consultores filiados ao PMI (Project Management Institute), que conta em 2009 com a participação de 300 organizações de todo o País. Essa pesquisa mostra claramente toda a evolução que acontece no mercado brasileiro desde 2003. Cada vez mais empresas de diversos portes e indústrias investem fortemente no gerenciamento de seus projetos, estabelecendo métodos, adquirindo ferramentas e capacitando seus profissionais. Com isso, vemos uma acentuada melhora no desempenho geral, porém ainda há muito espaço para desenvolvimento. Na edição de 2009, a pesquisa mostrou que 79% das empresas relataram ter problemas de prazo em seus projetos. Parece muito? Em anos anteriores, 96% delas tinham o mesmo tipo de problema, ou seja, apesar de constatarmos uma clara evolução, ainda existe um longo caminho pela frente.
Qual o objetivo da análise de viabilidade econômica de Projetos?
Gabarito: Definir os parâmetros e os cenários que garantirão o retorno para o capital investido.
Cada uma das áreas de conhecimento de um projeto possui um plano e sua execução é controlada para que se atinja os objetivos. Por terem planos separados, no ciclo de vida de um projeto, é importante que exista uma gestão específica para coordenar o trabalho. Qual o nome usado para esta área de conhecimento?
Gabarito: Gerenciamento da Integração do Projeto
Durante a análise das alternativas, cite pelo menos três aspectos que devem ser observados nas propostas de
Projeto
Gabarito: Escopo, objetivo, premissas, análise financeira preliminar, análise técnica, análise legal, análise ambiental
e capacidade de realização
Serviços continuados e projetos diferem principalmente porque enquanto os primeiros são contínuos e repetitivos, os projetos são temporários e únicos. Assim, um projeto pode ser definido em termos de suas características distintas. Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Cite 3 exemplos de projetos:
Gabarito: Desenvolver um novo produto ou serviço; Implementar uma mudança organizacional a nível de estrutura, de pessoas ou de estilo gerencial; Planejar um novo veículo de transporte; Desenvolver ou adquirir um sistema de informação novo ou modificado; Construir um prédio ou instalações; Levar a cabo uma campanha política; Implementar um novo processo ou procedimento organizacional;
A Gerência do Tempo do Projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto será implementado no prazo previsto. Devemos elaborar um documento que apresente atividades de um projeto e suas datas de realização. O nome deste documento é?
Gabarito: Cronograma
Um renomado consultor americano em suas palestras para dirigidas para executivos de grandes empresas, é bastante taxativo em sua recomendação: se você não investe 70% do seu tempo com projetos, você vive no passado. Comente o significado dessa orientação, sob o foco da concorrência no contexto de um economia globalizada.
Na década de 80 , quando se falava em projetos, logo se fazia uma relação com: desenvolvimento de um produto; com a construção de uma usina; com o lançamento de um navio; com a construção de uma rodovia; etc. Eram projetos grandes e de longo tempo de duração. Atualmente, o conceito de projetos é muito mais amplo. Uma das definições diz: um projeto é uma reunião de esforços aplicados de forma integrada na busca de um objetivo bem definido. Segundo com o PMI (Project Management Institute) projeto é: um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único. No ínicio da década de 90, as empresas começaram a perceber que dentro de suas instalações ocorria uma quantidade enorme de projetos, o tempo todo. Por exemplo: selecionar um executivo para um posto de trabalho, é um projeto. Comprar uma nova impressora, é um projeto. Substituir um equipamento, é um projeto. Reestruturar um setor dentro de uma empresa, é um projeto. Padronizar operações de rotina, é um projeto. Assim os projetos vão ocorrendo quase que constantemente e, muitas vezes, sem que a isto se perceba. Mas, se em uma organização ocorrem projetos das mais diversas finalidades, a forma mais eficiente de gerenciá-los é adotar ferramentas e técnicas para realizar estas atividades, juntamente, com o conhecimento e experiência necessários para atingir tal fim. E a isto se chama de Gerenciamento de Projetos. Os ganhos aparecem na melhoria dos resultados operacionais e financeiros, com diminuição de custos fixos e/ou variáveis, eliminação de perdas, aumento de receitas e vendas, aumento da satisfação dos clientes, além de aumentar a agregação de valor para os acionistas.
Justifique a seguinte afirmativa: O gerenciamento da qualidade em um projeto garante que este satisfaça as necessidades pelas quais foi formulado; assim, esse processo deve considerar tanto garantia de qualidade do projeto quanto o controle de qualidade de seu resultado ou produto.
: O gerenciamento da garantia da qualidade do projeto aumenta sua eficiência e o gerenciamento do controle da qualidade do produto resultante de um projeto aumenta a sua eficácia.
Durante a fase de planejamento do projeto foram identificados e analisados diversos riscos. No planejamento das respostas, foram estabelecidas formas de reduzir ameaças ou eliminálas. Tudo devidamente documentado na planilha de Registro de Riscos. Porém, durante a fase de execução, foram identificados novos riscos, que até então eram desconhecidos. Nesta situação, qual o melhor procedimento em relação a estes novos riscos?
Nesta situação, o certo é retornar o processo de planejamento e determinar o que fazer a respeito de cada novo risco. Isto envolve a adequada identificação dos novos riscos, sua análise qualitativa, eventualmente a análise quantitativa, e a elaboração das respostas mais apropriada.
No Brasil, atualmente, existem empresas consideradas modelo no gerenciamento de seus projetos? E o que as torna diferentes das demais?
Gabarito: Atualmente, existem várias empresas que se destacam no gerenciamento de seus projetos. Contudo, vamos mencionar três que têm se destacado, inclusive, foram premiadas pelo Project Management Institute, em 2007, como referência em gerenciamento de projetos: Petrobras, Serasa e Agência Click. Elas foram as únicas instituições brasileiras entre as 24 selecionadas em todo o mundo, e não há dúvidas de que isso se constitui uma grande vitória. O que diferencia essas organizações das demais são seus métodos de gerenciamento, a competência de seus funcionários que são verdadeiros profissionais no assunto e principalmente seus resultados. Para fazer parte desse seleto grupo de empresas, basta reconhecer a importância que os projetos têm para seu negócio e investir no desenvolvimento de seus profissionais. Daí paraos resultados é pura questão de tempo.
Os três principais métodos utilizados na análise econômica de projetos são: método do Payback (tempo de retorno), método do Valor Presente Líquido (VPL) e método da Taxa Interna de Retorno (TIR). Descreva com suas próprias palavras o principal aspecto do método da TIR.
Gabarito: O método da TIR calcula a taxa de juros que torna nula a soma de todas as receitas e custos estimados do projeto na data de início do projeto.
	Uma empresa do setor de consultoria em engenharia e meio ambiente começou a perder clientes para outras empresas. Diante disto, a Diretoria fez um diagnóstico e constatou que o ponto fraco estavalocalizado entre o planejamento e a execução, mas especificamente, na capacidade de gestão da empresa. Para correção desta situação, decidiu implantar um projeto que visasse melhorar a atuação profissional e eficiência operacional, e ao mesmo tempo, cada um em sua área de atuação tivesse a visão do conjunto. Ou seja, trabalhar melhor nas várias equipes a noção de conjunto e todos devem ter em mente o foco no objetivo a ser perseguido e a importância da contribuição de cada um (cada aérea) para atingimento do resultado final. Eficiência e Eficácia devem andar juntos, e a visão do gerenciamento de projetos e sua forma de integração é fundamental para que o sucesso seja atingido. Diante deste contexto, liste pelo menos cinco áreas de conhecimento envolvidas para a implantação do projeto num contexto de acirrada competição.
		
	Gabarito: Áreas de conhecimento: Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisição, Integração
Quais os critérios de decisão para escolha de um projeto quando utilizamos o método do valor presente líquido?
Gabarito: Critérios de decisão Se VPL > 0, o projeto deverá ser aceito. Se VPL < 0, o projeto deverá serrejeitado. Se VPL = 0, é indiferente aceitar ou rejeitar o projeto.
Por que é importante o desenvolvimento do Termo de Abertura do projeto?
Gabarito: Este processo compromete a organização com o projeto e autoriza formalmente sua execução. Énesse momento que o gerente do projeto é designado.
Estudamos que a inovação pode ocorrer de forma radical ou incremental. Dê um exemplo de uma inovação radica
Gabarito: O desenvolvimento de um novo produto ou serviço; a introdução de uma nova tecnologia, etc.
Nas pesquisas para detectar os problemas mais comuns no gerenciamento de projetos, aparece as falhas na comunicação. Como evitá-las?
Gabarito: Segundo boa parte das pesquisas realizadas, os problemas de comunicação estão entre as principais causas de fracasso em projetos. Isso se dá por vários motivos. Um deles é a clara sensação que todos nós temos
de que somos absolutamente capazes de nos comunicar da melhor forma possível. E isso não é verdade. Como seres humanos, tendemos a ser subjetivos durante a comunicação - o que pode causar sérios problemas de interpretação. Um exemplo: em um projeto numa grande multinacional, uma tremenda confusão foi formada, porem uma conversa informal um gerente disse ao seu diretor que o projeto iria atrasar "só um pouquinho". O problema é que, enquanto para o diretor ¿um pouquinho¿ era apenas alguns dias, para o gerente significava "apenas" algumas semanas. Em outras palavras, para garantir uma comunicação efetiva em projetos, o primeiro passo é identificar claramente quem são os atores envolvidos neles, suas necessidades de informação e como ela serão atendidas. Por fim, é preciso colocar nisso tudo uma pitada de objetividade e clareza, além de eliminar qualquer resquício de subjetividade ou juízo de valor. Dessa forma, boa parte dos problemas de comunicação certamente será eliminada.
	Durante uma reunião de status do projeto junto ao cliente, o gerente do projeto é surpreendido por uma solicitação de alteração no escopo do projeto. O cliente quer incluir mais uma funcionalidade (não prevista inicialmente) no sistema de folha de pagamento que está sendo desenvolvido, visando dar maior agilidade ao processo como um todo. Qual a primeira coisa que o gerente do projeto deve fazer?
		
Gabarito: A primeira ação que o gerente do projeto deve realizar é avaliar a mudança antes que qualquer decisão seja tomada, para tal, ele deve: > Identificar o tipo de alteração (prazo, custo, qualidade, escopo). > Descrever a alteração (de/para). > Justificativa para alteração (por que mudar?). > Impactos previstos (no prazo, custos, qualidade, etc.). > Quem solicita. > Quem aprova.
Cite uma das diferanças entre Projeto e Operação contínua.
Gabarito: PROJETO - Temporário: tem um começo e um fim definidos.Produz um resultado ou produto único. OPERAÇÃO - Repetitiva: o mesmo processo é repetido várias vezes.Objetiva produzir os mesmos resultados cada vez que o processo é executado.
Como fazer com que a equipe se comprometa com os projetos da empresa e como lidar com a resistência interna?
Gabarito: Segundo o Estudo de Benchmarking Gerenciamento de Projetos Brasil, produzidos pelos consultores filiados ao PMI (Project Management Institute), que conta em 2009 com a participação de 300 organizações de todo o País, 81% das empresas participantes afirmaram que o principal benefício da implementação do gerenciamento de projetos foi justamente um maior comprometimento com objetivos e resultados. E isso se dá por dois motivos principais: o entendimento da importância dos projetos para a empresa e o incentivo ao cumprimento das metas estabelecidas, já que agora existem práticas e ferramentas disponíveis para apoiar os profissionais nesse item. De fato, a melhor forma de buscar comprometimento é transformar sua equipe em verdadeiros profissionais. Apenas assim eles se sentirão capazes de exercer plenamente a função que lhes foi designada. Nesse contexto, resistências são naturais, afinal temos a tendência de nos mantermos em nossa zona de conforto. Para efetivarmos essa mudança, é preciso lembrar, em primeiro lugar, que ela não acontece do dia para a noite e que temos de criar o ambiente necessário para que ela ocorra, com oportunidades para mostrar os benefícios que podem ser auferidos com aquilo que se pretende realizar e também estabelecendo instrumentos de gestão que permitam uma cobrança efetiva na utilização das práticas implementadas.
	Qual o objetivo da análise de viabilidade econômica de Projetos?
		
	
Sua Resposta: DEFINIR OS PARAMETROS E OS CENÁRIOS QUE GARANTIRÃO O RETORNO PARA O CAPITAL
Seja complexo ou simples, grande ou pequeno, um projeto sempre segue as mesmas fases. Quais são elas?
Gabarito: As fases do ciclo de vida de um projeto são: Iniciação/Concepção, Planejamento/Organização/Preparação, Execução/Implantação/Construção do produto e Finalização/Encerramento.
O ciclo de vida é, geralmente, dividido em fases e possui características gerais, de acordo com o PMI. Explique o fato em que o produto ou resultado final do projeto pode ser mudado mais facilmente no seu início e se complica progressivamente.
Gabarito- As mudanças vão ficando cada vez mais difíceis e custosas conforme o projeto avança, já que o resultado é construído progressivamente. Assim, mudanças no final do projeto muitas vezes implicam grande retrabalho e aumento de custos e prazos.

Continue navegando