Buscar

AV2 de ECA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0022_AV2_ » DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 12/06/2015 18:36:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201303162377)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Ocorrendo uma irregularidade em uma entidade de atendimento, poderia o juiz aplicar diretamente uma medida à entidade?
		
	
Resposta: Sim. O órgão judiciário comunica a irregularidade o Ministério Público que poderá aplicar às medidas cabíveis a entidade.
	
Gabarito: Não sem antes observar o procedimento previsto no ECA para apuração da irregularidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Não sem antes observar o procedimento previsto no ECA para apuração da irregularidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303232838)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	LEIA A NOTÍCIA A SEGUIR: "ADOLESCENTE SUSPEITO DE ATEAR FOGO EM ÔNIBUS É APREENDIDO EM TATUÍ. JOVEM DE 17 ANOS TERIA INCENDIADO O PRIMEIRO DE TRÊS VEÍCULOS ATACADOS, DIZ POLÍCIA. MORTE DE UM OUTRO MENOR DURANTE TIROTEIO COM A PM PODE TER MOTIVADO ATAQUES". (DISPONÍVEL EM HTTP://G1.GLOBO.COM) COM BASE NOS ESTUDOS SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE APURAÇÃO PRÁTICA DE ATOS INFRACIONAIS POR ADOLESCENTES, PERGUNTA-SE: CONSIDERANDO O CASO EM QUESTÃO E OUTRAS SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM ATOS INFRACIONAIS GRAVES PRATICADOS POR ADOLESCENTES QUE POSSUAM IDADE PRÓXIMA A MAIORIDADE, AO COMPLETAREM 18 ANOS DEVERÃO ESTES JOVENS SER LIBERADOS PELA JUSTIÇA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE? QUAL PROCEDIMENTO DEVERÁ SER ADOTADO NESTES CASOS?
		
	
Resposta: Não poderá ser liberado pela justiça deverá cumprir a medida socioeducativa, aplica-se a teoria da atividade, pois a época do crime ele era menor.
	
Gabarito: O ECA PREVÊ A POSSIBILIDADE DE INTERNAÇÃO ATÉ OS 21 ANOS QUANDO JUSTIFICADA A SUA NECESSIDADE COMO FORMA DE SE BUSCAR A RESSOCIALIZAÇÃO DO INFRATOR E COMO MEIO DE ASSEGURAR A SEGURANÇA DA SOCIEDADE.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O ECA PREVÊ A POSSIBILIDADE DE INTERNAÇÃO ATÉ OS 21 ANOS QUANDO JUSTIFICADA A SUA NECESSIDADE COMO FORMA DE SE BUSCAR A RESSOCIALIZAÇÃO DO INFRATOR E COMO MEIO DE ASSEGURAR A SEGURANÇA DA SOCIEDADE.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303242258)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	da situação de risco
	 
	da proteção integral
	
	da situação irregular
	
	do direito penal do menor
	
	da proteção parcial
	
	 4a Questão (Ref.: 201303629003)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com o disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação ao direito a proteção à vida e à saúde, podemos afirmar que este direito compreende:
		
	
	o atendimento pré e perinatal da gestante pelo Poder Público, apenas se esta não tiver condições de arcar com as despesas de um estabelecimento de saúde particular.
	 
	o encaminhamento da gestante aos diferentes níveis de atendimento médico, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde.
	
	a assistência psicológica à gestante, no período pré natal, e à mãe, no pós natal, como forma de minorar as consequências do estado puerperal, tanto pelo Poder Público quanto pelos estabelecimentos de saúde particulares, mesmo que não conveniados ao Sistema Único de Saúde.
	
	o atendimento pré e perinatal da gestante tanto pelo Poder Público quanto pelos estabelecimentos de saúde particulares, mesmo que não conveniados ao Sistema Único de Saúde.
	 
	o encaminhamento da gestante aos diferentes níveis de atendimento médico, independente de qualquer critério estabelecido pelo Sistema Único de Saúde.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303076124)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à adoção prevista no ECA, podemos afirmar que:
		
	
	Na adoção, o adotado mantém o direito sucessório em relação aos seus pais biológicos destituídos do poder familiar;
	
	A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, exceto sucessórios;
	 
	Um homossexual pode adotar uma criança, desde que preenchidos os requisitos legais exigidos pelo instituto;
	
	Na adoção, o adotado, além de manter o direito sucessório em relação aos seus pais biológicos, também possui este direito em relação aos adotantes.
	
	A adoção pode ser revogada
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303622716)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório. II - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III - Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	São corretas as afirmativas I e II.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	São corretas as afirmativas II e III.
	
	São corretas as afirmativas I e III.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303622729)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a Política de Atendimento prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	A municipalização do atendimento não configura uma das diretrizes da política de atendimento.
	 
	A integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Conselho Tutelar e encarregados da execução das políticas sociais básicas e de assistência social visa agilizar o atendimento de crianças e de adolescentes inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional.
	
	As políticas sociais básicas não fazem parte das linhas de ação da política de atendimento.
	
	A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações exclusivamente governamentais.
	
	O ECA não prevê serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.
	
	 8a Questão (Ref.: 201303569894)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as assertivas a seguir: I - O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral. II - O Conselho Tutelar é órgão permanente, autônomo e jurisdicional. III - Constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares. Considerando o previsto pelo ECA em relação ao Conselho Tutelar e seus conselheiros, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	São corretas as afirmativas I e III.
	
	São corretas as afirmativas I e II.
	
	São corretas as afirmativas II e III.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303232815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando o disposto pelo ECA em relação as medidas socioeducativas é possível perceber que houve por parte do legislador uma preocupação em estabelecer critérios a serem observados pelo juiz no momento da escolha da medida mais adequada. Assinale dentreas alternativas a seguir a única que NÃO explica corretamente um destes critérios:
		
	
	Necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
	 
	Capacidade do infrator para cumprir a medida, que por ser inimputável, nunca possui discernimento para cumprir a medida.
	
	Antecedentes, referentes ao cometimento de outras infrações.
	
	Circunstâncias e consequências do fato: leva-se em consideração o modus operandi e as peculiaridades do ato.
	
	Gravidade da do ato infracional, diretamente relacionada ao tipo de conduta praticada.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303640957)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as assertivas abaixo: I - Não se aplica às infrações administrativas a prescrição a que alude o art. 109 do Código Penal, mas sim, por analogia, as regras da prescrição de matéria civil. Aplica-se, contudo, o princípio da retroatividade da lei posterior mais benéfica, prevista no art. 2º do Código Penal. II - As infrações administrativas previstas pelo ECA são processadas e julgadas pela Justiça da Infância e da Juventude. As infrações são de natureza administrativa e a pena estabelecida é de multa. III - Além da pena de multa, são estabelecidas penas acessórias para algumas infrações, todas de caráter administrativo, dependendo do ato praticado, como apreensão de publicação, suspensão de programa, fechamento de hotel etc. Com base nas assertivas analisadas, assinale a opção correta:
		
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	 
	Apenas a alternativa II é correta.
	
	As alternativas I e II estão incorretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e III são corretas.

Continue navegando