Buscar

Caso Clínico - Câncer de colo de Útero - Patologia Geral - Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

J.A.D.S, 45 Anos, Sexo Feminino, solteira, tabagista de longa data, hipertensa, natural de Olinda- PE, com história familiar de Câncer de mama, procura atendimento ambulatorial com queixa principal de sangramento vaginal, e dor no baixo ventre de grande intensidade. Paciente relata que há 3 meses vem tendo sangramento pós-coito e corrimento de um líquido branco de causa desconhecida. Nega ter procurado uma UBS mais próxima ou consulta a uma Ginecologista para possível diagnóstico e tratamento dos sinais e sintomas. Paciente afirma ter se relacionado sexualmente com 3 homens nos últimos 6 meses, sem proteção. Não refere ter contraído DSTs anteriormente. 
Encaminhada pelo Médico de plantão para realização de exames. Através do Exame Especular, foi possível visualizar o Colo ectopiado e sangrante, com conteúdo vaginal sanguinolento. No PPCU, observou-se alteração de células escamosas, esfregaço exibindo hemorragia, necrose, intensa degeneração e células escamosas atípicas. Submetida a Colposcopia e Biópsia dirigida, com fragmento encaminhado para análise histopatológica.
 Na Colposcopia, observou-se uma zona de transformação atípica com epitélio branco grosseiro e vasos irregulares, atípicos, caóticos. Teste de Schiller positivo, prova de iodo negativo.
Através da Biópsia, se pôde diagnosticar Carcinoma de células escamosas microinvasivo em Estágio IV.
Paciente encaminhada para o Hospital Santa Joana, Recife-PE para tratamento no setor de oncologia, para realização de Histerectomia total e sessões de Radioterapia e Quimioterapia de acordo com a indicação médica da instituição.

Continue navegando