Buscar

PPE - PROJETO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
 THAÍS FERREIRA GOMES
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO FUNDAMENTAL
ITU
2019
THAÍS FERREIRA GOMES
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO FUNDAMENTAL
Projeto apresentado como exigência da disciplina PPE- Projeto 
Orientadora: Maria Alejandra Iturrieta Leal
 
ITU
2019
INTRODUÇÃO
 O objetivo primordial deste projeto é evidenciar abordagens teóricas que fundamentam como ocorre o desenvolvimento da escrita, desde sua fase inicial com o desenho até a escrita alfabética propriamente dita.
APRESENTAÇÃO DO TEMA
	 Desde muito cedo a criança entra em contato com o mundo da escrita através de livros, revistas, jornais, placas de sinalização, dentre tantos outros estímulos. Assim ela vai criando suas hipóteses sobre como se dá a escrita. De posse destes conhecimentos, o trabalho irá discorrer sobre como se dá esta aquisição para uma criança, como ela faz a leitura de mundo, quais recursos que ela utiliza, se tem o domínio do sistema de escrita e leitura, dentre outros aspectos. Uma grande pesquisadora que nos proporcionou uma reflexão e discussão sobre essa evolução no sistema da escrita foi Emília Ferreiro, que escreveu o livro: A Psicogênese da Língua Escrita que representou uma grande revolução conceitual nas referências teóricas com que se tratava a alfabetização até então, iniciando a instauração de um novo paradigma para a interpretação da forma pela qual a criança aprende a ler e a escrever.
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
 O ensino inteligente e sensível depende de ensaio e erro, de pesquisa, investigação, experimentação na busca de solução de problemas que geram dúvidas, incertezas. Acaba-se por desconsiderar a caráter social, cultural, histórico e político no qual se encontram inserido. Isto serve para justificar as diferenças de desenvolvimento e rendimento escolar tomados aqui como processos individuais, solitários e meramente orgânicos.
APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DESSA PESQUISA
Observa-se que no começo o homem utilizou o desenho, na sua expressão elementar do traço, para construir e significar o seu mundo circundante, desenvolvendo assim formas de apreensão e transmissão do conhecimento, portanto, de produção da cultura, aperfeiçoando a comunicação escrita através da pictografia.
Esta forma de representação naturalista e figurativa do mundo visível marcaria profundamente a evolução do homem até as formas de escrita ideográfica.
 O professor fornece um “modelo” para ser copiado exclui a possibilidade de a criança selecionar seus interesses e necessidades reais. No ato da seleção está inclusa uma leitura da realidade, que, em si, é um exercício reflexivo e criativo. 
APRESENTAÇÃO DA JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
 A pesquisa que resultou neste projeto foi motivada pela constatação de que o ato de escrever não se torna uma tarefa simples dentro da sala de aula quando não há a oportunidade para que todos os alunos escrevam bem.
Observa-se que no começo o homem utilizou o desenho, na sua expressão elementar do traço, para construir e significar o seu mundo circundante, desenvolvendo formas de apreensão e transmissão do conhecimento, portanto, de produção da cultura, aperfeiçoando a comunicação escrita através da pictografia. Esta forma de representação naturalista e figurativa do mundo visível marcaria profundamente a evolução do homem até as formas de escrita ideográfica.
Perceber o desenho, nessa perspectiva, significa compreender e explicitar a maneira de como o desenho possibilita uma revivência cultural. O desenho, na verdade, sustenta uma cadeia de modelizações na cultura.
APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA
A Pesquisa foi aplicada (quanto à Natureza), qualitativa (quanto à Abordagem), Exploratória (quanto ao Objetivo) e utilizou principalmente de vivências de professores com os quais houve um diálogo e especialmente observação das suas aulas.
LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL OU EMBASAMENTO TEÓRICO DA PESQUISA
Os atos de ler e escrever foram cruciais na formação da sociedade e em sua evolução. Através da escrita e da leitura o ser humano pôde relacionar-se melhor com o meio em que vivia e com seus semelhantes. 
Alguns pesquisadores demonstraram que a criança apresenta noções em relação a linguagem escrita; estas noções vão desde a produção de rabiscos e a aprendizagem da fala, passando por desenhos e o surgimento do jogo simbólico, tentativa de escrita e suas noções rudimentares até a produção e compreensão dos símbolos. 
Desde muito cedo a criança entra em contato com o mundo da escrita através de livros, revistas, jornais, placas de sinalização, dentre tantos outros estímulos. Assim ela vai criando suas hipóteses sobre como se dá a escrita. 
De posse destes conhecimentos, o trabalho irá discorrer sobre como se dá esta aquisição para uma criança, como ela faz a leitura de mundo, quais recursos que ela utiliza, se tem o domínio do sistema de escrita e leitura, dentre outros aspectos. 
Uma grande pesquisadora que nos proporcionou uma reflexão e discussão sobre essa evolução no sistema da escrita foi Emília Ferreiro, que escreveu o livro: A Psicogênese da Língua Escrita que representou uma grande revolução conceitual nas referências teóricas com que se tratava a alfabetização até então, iniciando a instauração de um novo paradigma para a interpretação da forma pela qual a criança aprende a ler e a escrever.
3. REFERÊNCIAS
 LUQUET, G.H. Arte Infantil. Lisboa: Companhia Editora do Minho, 1969.
 MALVERN, S.B. "Inventing 'child art': Franz Cizek and modernism" In: British Journal of Aesthetics, 1995, 35(3), p.262-272.
 MEREDIEU, F. O desenho Infantil. São Paulo: Cultrix, 1974.
 NAVILLE, Pierre. "Elements d'une bibliographie critique". In: Enfance, 1950, n.3-4, p. 310. Parsons, Michael J. Compreender a Arte. Lisboa: Ed. Presença, 1992.
 PIAGET, J. A formação dos símbolos na Infância. PUF, 1948
 RABELLO, Sylvio. Psicologia do Desenho Infantil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.
 READ, HEBERT. Educação Através da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1971.
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Ministério da Educação e do Desporto, secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
 SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a Alfabetização como processo discursivo/7. ed. - São Paulo: Cortez, 1996

Continue navegando