Buscar

Questionário de Imunossorologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de Imunossorologia
Aluna: Luciane de Freitas Firmino
1. Como se adquire hepatite C? Marque V ou F?
( ) Compartilhamento de instrumentos para confecção de tatuagens e colocação de piercing
( ) Sangue
( ) Secreções como saliva e suor
( ) Contato sexual 
( ) Via perinatal (de mãe para filho) durante a gravidez e parto
( ) Compartilhamento de instrumentos de manicure ou pedicure.
Resposta: V, V, F, V, V, V
FALSO: saliva e suor não transmite hepatite C.
2. Após o transplante são administrados alguns drogas para evitar a rejeição ao novo órgão, por exemplo, podemos citar a ciclosporina e tacrolimus, qual o seu mecanismo de ação:
a) Liga-se seletivamente ao receptor AT1 (receptor antagonista da angiotensina II) e não se liga ou bloqueia outros receptores de hormônios ou canais iônicos importantes na regulação cardiovascular.
b) Inibe a síntese de prostaglandinas e tem atividade inibitória sobre a agregação plaquetária.
c) Reduz a secreção ácida gástrica através de mecanismo de ação altamente seletivo e inibe especificamente a enzima H+K+-ATPase ("bomba de prótons") nas células parietais.
d) Associa-se a proteínas específicas do citosol formando complexos chamados imunofilinas que se ligam à enzima calcineurina, bloqueando sua atuação, consequentemente inibindo a síntese de IL-2 o que afeta a expansão clonal das células T.
Resposta: D
3. Sobre os testes de HIV responda V ou F:
( ) A imunocromatografia de dupla migração ou DPP - Dual Path Platform é um teste rápido utilizado no mundo inteiro e traz vantagens significativas quanto ao método laboratorial, pois são de simples realização, dispensando a atuação de profissionais especializados e de equipamentos de laboratório.
( ) O DPP é um ensaio imunocromatográfico de triagem que emprega de um lado, a combinação de proteína A conjugada a partículas de ouro coloidal, e de outro, antígenos específicos de HIV ligados a uma membrana de nitrocelulose. Se houver a presença de anticorpos anti-HIV 1/HIV 2 na amostra testada, estes reagirão com os antígenos, e em sequência se ligarão à combinação de proteína A e ouro coloidal, fornecendo o resultado positivo por meio de reação de cor que indica a presença de anticorpos na amostra.
( ) Sobre os testes sorológicos: baseiam-se na detecção de anticorpos e/ou antígenos do HIV presentes ou não na amostra do paciente. Em recém-nascidos, esses anticorpos aparecem no sangue, em média de quatro a 12 semanas após a infecção.
( ) Os testes sorológicos utilizados no diagnóstico da infecção pelo HIV são o Elisa, a imunofluorescência indireta, o western blot, o imunoblot e o imunoblot rápido.
( ) Anticorpos maternos passam via placenta para o bebê, principalmente no 3° trimestre de gestação, e podem persistir até os 18 meses de idade, interferindo no diagnóstico sorológico da infecção vertical. Portanto, os métodos que realizam a detecção de anticorpos não são recomendados para o diagnóstico de crianças menores de 18 meses, sendo necessária a realização de testes moleculares, como a quantificação do RNA viral (carga viral).
( ) Em caso do primeiro teste ser positivo deve ser feito um segundo teste confirmatório do mesmo fabricante para liberação do resultado positivo.
( ) Uma das possíveis explicações para falhas NO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV é a ocorrência de infecções causadas por cepas virais com variações genéticas que não são detectadas pelos testes em uso corrente ou a existência de indivíduos imunosilenciosos que possuem níveis baixos ou mesmo ausência de anticorpos específicos e, dessa forma, não são detectados nos testes sorológicos.
Resposta: V, V, F, V, V, F, V
FALSO: porque em recém-nascidos seria passado de mãe para filho via placentária ou durante o parto, o certo é em adultos.
FALSO: porque o ministério recomenda que utilize o segundo kit teste de fabricantes diferentes do primeiro já utilizado.
4. Sobre a sífilis marque V ou F:
( ) A sífilis é uma doença infecciosa humana produzida por um espiroqueta, o Trypanosoma cruzi. Ela é primeiramente uma doença transmitida sexualmente. Outras possíveis vias de transmissão são a transfusão de sangue infectado, hoje praticamente eliminada através de triagem sorológica de rotina, e a perinatal (sífilis congênita) transmitida, pelos treponemas procedentes da mãe infectada para o feto em desenvolvimento.
( ) Para o diagnóstico da sífilis utiliza-se os testes não-treponêmicos, usados mais comumente para a triagem, como o VDRL (Veneral Disease Research Laboratory) e o RPR (Rapid Plasma Reagin) e os treponêmicos, usados como testes confirmatórios para os soros reativos nos testes de triagem, como o TPHA (Treponema pallidum Hemagglutination), FTA-Abs (Fluorescent Treponemal Antibody Absorption) e ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay)
( ) O VDRL é um teste de floculação, não-treponêmico, para diagnóstico da sífilis, que consiste na suspensão antigênica do VDRL sendo misturada com o soro, plasma ou líquido céfalo-raquidiano (LCR) que contenham anticorpos (reaginas). Quando observados ao microscópio as partículas de antígeno floculam, sendo positivo. A ausência de floculação indica resultado negativo.
Resposta: F, V, V
FALSO: A Sífilis possui como agente etiológico o Treponema pallidum.
5. Para o vírus da Hepatite B (HBV) enumere do 1 ao 6 e marque as alternativas
Anti-HBs ( 1 )
HBsAg ( 2 )
Anti-HBc total ( 3 ) 
Anti HBc IGM ( 4 ) 
( ) Detecta antígenos de superfície do vírus da hepatite B
( ) Indica se existem anticorpos contra a hepatite B, os quais podem ser por causa da vacina ou de uma infecção anterior curada espontaneamente.
( ) Chamado anticorpo "core" da hepatite B indicando uma infecção prévia, sendo o anticorpo total (IgG + IgM) contra o antígeno CORE 
( ) Anticorpo que indica uma infecção que aconteceu recentemente.
a) 1,4, 3 e 2 b) 2, 1, 3 e 4 c) 3, 4, 2 e 1 d) 2, 1, 4 e 3
Resposta: B

Continue navegando