Buscar

Iluminação de emergência

Prévia do material em texto

Iluminação de emergência
O sistema de iluminação de emergência são essenciais para manter uma boa visualização, clarear áreas escuras, sinalizando e indicando uma saída rápida e segura, afim de manter a integridade física de todos indivíduos presentes no local. A iluminação de emergência entra em funcionamento quando a instalação de iluminação do local, falha ou deixa de receber alimentação de tensão ativa, vindo da rede de baixa tensão. 
 O projeto de iluminação de emergência e realizado de acordo com a prescrição da Norma NBR 10.898 Sistema de iluminação de Emergência.
A intensidade da iluminação deve ser o suficiente para que a evacuação aconteça de forma segura, levando em consideração a presença de fumaça no local em caso de incêndio.
De acordo com a norma NBR 10.898 o sistema deve permitir o controle visual das áreas abandonadas, afim de localizar outras pessoas que não conseguiram se locomover. Manter a segurança patrimonial, facilitando a localização de estranhos nas áreas de segurança pelo pessoal da intervenção. Sinalizar as rotas de fuga de maneira que leve as pessoas para o local adequado, quando necessário abandono do local.
A iluminação de emergência deve manter o local iluminado o suficiente para evacuação total das pessoas e realização de resgate.
Tipos de Sistemas
Conforme a NBR 10.898, item 4.1, são apresentados os sistemas de iluminação de emergência aceitos pela norma.
a) conjunto de blocos autônomos (instalação fixa);
b) sistema centralizado com baterias;
c) sistema centralizado com grupo motogerador;
d) equipamentos portáteis com a alimentação com- patível com o tempo de funcionamento garantido;
e) sistema de iluminação fixa por elementos químicos sem geração de calor, atuado a distância;
f) sistemas fluorescentes à base de acumulação de energia de luz ou ativados por energia elétrica externa.
O projeto de iluminação de emergência para o Canteiro de Obra
O tipo de sistema de iluminação de emergência a ser utilizado será o conjunto de blocos autônomos. O dispositivo e ligado no mesmo circuito elétrico de iluminação trabalhando como vigia, sendo que, na ausência de tensão, a iluminação de emergência entra em funcionamento iluminando o local.
Os dispositivos de iluminação de emergência serão instalados 1 ponto em cada ambiente fechado próximo a porta de saída e nos pontos onde indicam sinalização de saída. No corredor a distância entre cada ponto ~e e de 15 metros.
Modelo de Iluminação emergência
Empalux modelo IE33005 led
Tensão Alimentação 127V e 220V
Tempo da primeira recarga 48 hrs.
Autonomia máxima 6 horas.

Continue navegando