Buscar

Projeto Integrador - Planejamento Estrategico - Atividade 4

Prévia do material em texto

Curso
	Bloco 2 - PRO05099 PROJETO INTEGRADOR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PNA (ON) - 201910.255.01
	Teste
	ATIVIDADE AVALIATIVA 4
	
	
	
	
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	
	
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Risco é a possibilidade de ocorrências de problemas ou um resultado indesejável promovido por falhas na execução ou até mesmo no projeto do plano. Podem ocorrer também negligência, mudanças de cenários no ambiente de negócios e outros fatores. Portanto, o risco faz parte do processo. Considerando-o como inerente ao projeto, é de se esperar que os erros serão punidos, e ninguém quer assumir a culpa de algo que pode fugir ao controle. 
 
A partir dessa afirmação, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Todo planejamento é fruto de uma ampla discussão – há várias pessoas envolvidas num objetivo comum e com muita vontade de tudo dar certo. Ao final, forma um grande documento teórico para ser colocado em prática, ficando sujeito a todos os riscos possíveis. Assim, é fundamental obter a aprovação de um órgão colegiado antes de sua colocação em prática.
  
PORQUE 
  
II.                 Não se deve levar em conta os riscos e os erros, já que esses são inerentes ao processo de execução de um planejamento estratégico. A importância de se obter a aprovação de um colegiado se deve ao fato se conseguir apoio em todas as operações e transações do plano de ação.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
	Resposta Correta:
	 
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A proposição I é verdadeira, pois o planejamento estratégico empresarial está sujeito a todas as condições possíveis e inimagináveis. Portanto, os gestores devem se resguardarem para não se comprometer além de suas responsabilidades reais e justas. Já a proposição II é falsa, pois se refere a punições por falhas e erros na execução que com certeza irão causar algum dano ao negócio.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Diante da forte necessidade de preencher ou estar em todos os espaços do mercado, conquistando e atendendo ao maior número de clientes possíveis com seus produtos, uma estratégia para enxergar nichos de mercado foi chamada de Cauda Longa. A teoria de Chris Anderson parte da segmentação de mercados (identificar segmentos); basta entender todo o mercado para perceber que não é possível com um único produto atender a todas as suas necessidades. Nesse sentido, a teoria de Chris Anderson se supera fazendo as empresas aumentarem seus faturamentos se se afastarem, por vezes, do seu produto principal, criando variantes do negócio ou produto principal.
 
A partir da definição sobre a estratégia de Cauda Longa, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    Mercados não são homogêneos, e uma empresa não pode atender a todos os clientes em contextos amplos ou diversificados. Todos os clientes diferem entre si e têm necessidades que não são 100% atendidas.
II.                 Uma segmentação envolve identificar todas as necessidades ainda não atendidas. É possível agrupar esses clientes conforme suas características em relação a essas necessidades. Portanto, a partir daí se consegue desenvolver produtos mais refinados e com maior precisão.
III.              A Cauda Longa é projetada no longo prazo: quase sempre o seu tempo de projeção se limita a desenvolver nichos de mercado que atendam às necessidades temporais e que devem ser analisadas constantemente, daí o nome da teoria.
IV.              A teoria de Cauda Longa, foi desenvolvida partindo da necessidade de focar a inovação e tecnologia como vantagem competitiva.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Quando Chris Anderson criou essa estratégia, focava dar maior diversidade nos produtos da empresa, de modo que aumentasse seu faturamento ao entrar em mercados diversos com o mesmo produto, apenas fazendo apenas variações dele.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	É inegável a contribuição que Michel E. Porter deu às empresas sobre como definir estratégias para vantagens competitivas. Seus estudos, pesquisas, artigos acadêmicos e livros versam a respeito de políticas econômicas afetadas pela competência das indústrias e nessa linha inúmeras empresas puderam se beneficiar do resultado de seus trabalhos. Porter, como ficou mais conhecido, desenvolveu algumas das principias estratégias para vantagens competitivas nas corporações, sempre ligando as estratégias aos estudos do ambiente de negócios para extrair ao máximo elementos diferenciais entre empresas.
 
Com base nesse contexto, relacione a coluna de estratégias ou afirmações de Porter com a perspectiva descrição ou essência.
 
        I.            Estratégia genérica de Porter
     II.            Cinco forças de Porter
  III.            Diamante de Porter
  IV.            Busca da vantagem competitiva
 
(   ) Quando conseguem uma distância relativa no mercado em relação aos seus concorrentes.
(   ) Empresas que não se posicionam confundem os clientes.
(   ) Levanta a questão da competitividade global.
( ) Trata de questões ligadas à rivalidade e ao poder (clientes e fornecedores) 
  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
4, 1, 3, 2.
	Resposta Correta:
	 
4, 1, 3, 2.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Por sua forte atenção às políticas econômicas, procura dar muita atenção à competitividade entre empresas internacionais (globalização), mas está atento às estratégias ligadas diretamente às condições dos concorrentes para anulá-las ou neutralizá-las.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As técnicas e modelos do início do século XX ganharam mais força, notoriedade e respeito com o sucesso da Ford. Seu fundador, Henry Ford, fez todos os ajustes necessários no sistema de produção em massa e linha de montagem, o que lhe rendeu, por mais de 110 anos e até hoje, milhões de veículos vendidos. Ao contrário do modelo Just in Time , o modelo Just in Case , fruto da produção baseada na capacidade máxima sem limites, demonstrou ser muito eficaz no Ocidente. 
 
Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas correspondentes ao Just in Case .
 
(   ) Altos estoques de insumos.
(  ) Primeiro fabrica e depois pensa em como vender.
(   ) Baixo capital imobilizado.
( ) Riscos nas falhas de entrega dos insumos podem comprometer a produção.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A manutenção dos estoques altos ajuda a prevenir qualquer falha na entrega e assim proteger a produção. Além disso, com altos estoques finais é possível atender a qualquer demanda, porém deixa a empresa com alto capital imobilizado (parado).
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Muito embora a teoria das cinco forças de Porter possa dizer respeito à concorrência nas indústrias, é um modelo a ser replicado também em outros tipos de empresas e instituições sem fins lucrativos como ONGs e institutos. No caso das ONGs e fundações, elas competem por patrocinadores de recursos – em algumas situações, pelos mesmos doadores, financiadores, geradores de verbas etc. Nessa linha, podem aparecer também outros concorrentes indiretos como templos religiosos.
 
Com baseno exposto, assinale a alternativa que indica corretamente uma das cinco forças de Porter.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Poder de barganha dos clientes.
	Resposta Correta:
	 
Poder de barganha dos clientes.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! O centro da discussão das cinco forças de Porter é a rivalidade entre os concorrentes. Ela não dá poder, e sim reforça os efeitos da disputa em que lançam mão de tudo o que for preciso para superar outros players . Nesse sentido, os clientes também passam a ser estudados, e logo se percebe a influência dos concorrentes ao lhes dar poder de barganhar pelo excesso de oferta de produtos.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Michel Porter, sem dúvida um ícone especialista em planejamento estratégico e competitividade na atualidade, desenvolveu várias teorias e livros sobre esses temas. Quanto a estratégias genéricas, ele observa que uma empresa deve deixar muito claro seu posicionamento em um desses três pilares: diferenciação, liderança em custos e enfoque.  As corporações que não se posicionam deixam os clientes inseguros sobre o que encontrarão de produtos ou serviços oferecidos e, no mesmo sentido, perdem a oportunidade de deixar marcada na mente deles uma identidade forte.
 
Levando em conta esse texto e o que estudamos, assinale a alternativa que indica corretamente a situação em que determinada empresa se diferencia das demais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Concentra-se em detalhes muito valorizados por uma faixa de clientes não sensíveis a preço.
	Resposta Correta:
	 
Concentra-se em detalhes muito valorizados por uma faixa de clientes não sensíveis a preço.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta!  Empresas que adotam esse posicionamento procuram alcançar uma fatia de mercado de consumidores que valorizam a qualidade, conforto e “mimos”, sem se preocupar em pagar mais pelo serviço ou produto.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Maximiano (2005), “o método Just in Time (expressão que significa, bem na hora, no momento certo ou na hora certa) procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques. O princípio é estabelecer um fluxo contínuo de materiais, sincronizado com a programação do processo produtivo, para minimizar a necessidade de estoques”.
 
Esse modelo de produção, além de trabalhar com baixo nível de estoque, promove um impacto relevante nas questões ligadas à qualidade de seus produtos.
 
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração – da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2005, p. 194.
 
A partir dessa informação e de nossos estudos sobre o modelo de produção Just in Time , associe cada resultado a seguir com os respectivos fundamentos.
 
I. Redução do custo da qualidade
II. Melhora da qualidade
III. Melhor qualidade significa menores estoques
IV. Reconhecimento da qualidade
 
(  ) Insumos de qualidade possibilita a redução de estoque e de todos os custos associados a ele.
(  ) Dão notoriedade à marca e não custam mais por isso.
(  ) Como não há estoque, não há retrabalho, perdas, danos, manutenção de itens em estoque.
(  ) Com os itens de estoque permanecendo pouco tempo em estoque, não há risco de obsolescência ou prazo de validade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
3, 4, 1, 2.
	Resposta Correta:
	 
3, 4, 1, 2.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! De fato, se os itens de estoque são de qualidade e o excesso não deve justificar a falta de qualidade e insumos não confiáveis, então é possível trabalhar estoques reduzidos e se beneficiar de todos as suas vantagens.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Maximiano (2005), “o estudo das vantagens competitivas (ou bases de diferenciação em relação aos concorrentes) permite entender as razões pelas quais os consumidores preferem um produto ou serviço, em vez de outro, e tomar decisões sobre como a empresa pode distinguir-se dos concorrentes”.
 
Uma vantagem competitiva pode significar vários pontos percentuais de distância dos concorrentes. No entanto, isso não acontece de forma singular ou espontânea, é preciso estudar todas as características do mercado, clientes, concorrentes, entre outras variáveis do ambiente de negócios, e, assim, verificar qual será a melhor estratégia a seguir.
 
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração – da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2005, p. 34.
 
Nesse contexto, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas sobre como conseguir vantagens competitivas utilizando as consagradas teorias de Porter.
 
(   ) Diferenciar-se da concorrência por meio do posicionamento claro.
(   ) Renegar o poder de barganha dos fornecedores.
(   ) Dar maior atenção às condições e aos fatores relacionadas à produção. 
(   ) Por meio de maior participação de ações e interações com o governo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Michel Porter concentrou suas pesquisas na busca de vantagens competitivas por meio da análise de todas as condições e fatores inerentes à capacidade de produção. Quando respeitadas e trabalhadas em escala, podem alterar a economia de um país.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Diamante de Porter talvez seja um dos estudos e impactos mais relevantes quanto a competitividade versus a nação. Muito atento às mudanças no cenário mundial, Porter traça um paralelo com tudo o que influencia e pode ser melhorado nas condições micro e macroeconômicas e nos cenários de negócios. 
 
Porter verifica grande influência das condições e fatores produzidos pelo próprio ambiente de negócio, a ponto de tais condições e fatores, quando não observados, limitarem as empresas ao acesso a novos mercados ou até mesmo colocarem-nas e seus negócios em risco. 
 
A partir dessa afirmação sobre a teoria do Diamante, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Analisando cenários (micro e macroambiente), vemos uma organização como consumidora de recursos, os quais são relevantes na articulação e formulação das estratégias e planos de contingência. 
  
PORQUE 
  
II.                 Quanto maior o apoio do governo na disponibilização desses recursos por meio de políticas públicas, negociações internacionais, financiamentos, maiores serão as chances de as indústrias nacionais competirem no comércio exterior.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! O governo é um grande catalizador das demandas internacionais, pode contribuir com muitas ações para elevar as chances da indústria nacional no mercado exterior, mas ainda ficará faltando a estruturação das empresas para uma gestão eficiente e eficaz. O modo como elas administram seus negócios é fundamental para o sucesso.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“[...] não basta escolher a rota; é preciso medir se a empresa está nela. Aqui, se insere a avaliação do desempenho. Para que uma organização seja competitiva, não basta um bom planejamento estratégico. É preciso que o plano traçado seja cumprido. Portanto, é de vital importância a medição dos processos e dos resultados, tanto globais como pontuais, e sua comparação com os objetivos predeterminados”.
 
MÜLLER, C. J. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2013, p. 81.
 
Relacione o tipo de controle promovido pelas técnicas a seguir com as respectivas características. 
 
        I.            BSC
     II.            Mapa estratégico
  III.            FCS
  IV.            Pima
 
(  ) Ações e reflexos, sem indicadores mensuráveis
(  ) Indicadores balanceados mensuráveis
(  ) Controle dos detalhes de forma geral, textuais
(  ) Controle de um ou dois detalhes críticos de sucesso 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 1, 4, 3.
	Resposta Correta:
	 
2, 1, 4, 3.

Continue navegando