Buscar

AV2 - ADM NOVOS NEGOCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0399_AV2_201101179228 » ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	FERNANDO QUERUBIM SARDINHA
	Turma: 9001/A
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 05/06/2015 09:41:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201101794804)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O "mapeamento" de concorrentes serve para:
		
	
	Relacionar a quantidade vendida com o preço de venda.
	
	Guardar mercadoria em locais seguros.
	
	Obter resultados a curto prazo.
	
	Reduzir os desperdícios.
	 
	Entender suas forças/fraquezas e ganhar vantagem competitiva.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101248588)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades de transformação e distribuição, desde a obtenção de insumos até o atendimento aos clientes. Segundo Maximiano (2006), a cadeia de suprimento é uma visão ampliada e sistêmica da função de operação da empresa. Nesse contexto, pode-se afirmar que:
		
	 
	A cadeia de suprimento envolve a coordenação das atividades internas que se relacionam com fluxo de produto e suas informações, bem como os fornecedores, clientes e prestadores de serviços relacionados com o fluxo de produto e de informações.
	 
	A cadeia de suprimentos envolve somente o relacionamento com todos os setores da empresa, como o Recursos Humanos, Marketing, Finanças, além da Operação.
	
	A cadeia de suprimento envolve exclusivamente os relacionamentos com os fornecedores e clientes.
	
	A cadeia de suprimentos envolve o relacionamento com os fornecedores, clientes, mas não envolve os prestadores de serviços.
	
	A cadeia de suprimento envolve apenas os fornecedores diretos da empresa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101770639)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A globalização gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.
	
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
	 
	A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.
	
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.
	
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101794807)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção correta acerca das características do comportamento empreendedor.
		
	
	O empreendedor sonha, realiza e executa tarefas associadas a controle e o monitoramento cabe ao gestor da empresa.
	
	O empreendedor clássico não constrói um negócio a partir de um produto ou ideia.
	 
	Apesar de não estarem subordinados a exigências de formação em gestão, os empreendedores adotam ações de planejamento ao estabelecerem metas e objetivos para seus negócios.
	
	Um empreendedor, quando dono de seu negócio, deve ocupar a posição de chefe e garantir que seus empregados cuidem de tarefas operacionais.
	
	O empreendedor preocupa-se com a realização de suas projeções para o negócio. Questões relacionadas a qualidade, eficiência e eficácia não cabem nesse papel.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101794808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É fundamental, para um bom atendimento a clientes, conhecer os produtos e serviços comercializados pela empresa, pois essa estratégia transmite credibilidade, segurança, respeito e confiança mútua. Porém, o sucesso dessa estratégia depende de pressupostos ligados a técnicas de bom atendimento. Qual alternativa NÃO faz parte da estratégia de bom atendimento a clientes?
		
	
	Buscar satisfazer as necessidades e expectativas do cliente, oferecendo serviços com qualidade, agilidade e presteza.
	
	Um bom relacionamento com a carteira de clientes, oferecendo-lhes promoções de vendas.
	 
	Um bom serviço de marketing para mascarar eventuais fragilidades do produto oferecido.
	
	Produtos e serviços de que a empresa dispõe para negociar com seus clientes.
	
	Conscientização dos funcionários de que o cliente é peça fundamental aos negócios da empresa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101848184)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem inúmeras variações de estratégias competitivas que as empresas podem desenvolver, principalmente porque a abordagem estratégica de cada uma resulta em ações planejadas para se ajustarem a suas próprias circunstâncias e ao ambiente competitivo. No entanto, quando se excluem os detalhes, as maiores e mais importantes diferenças se resumem a: 1) se o alvo de mercado da empresa é amplo ou reduzido, e 2) se a empresa busca alcançar uma vantagem competitiva duradoura ou temporária. Como exemplo de um dos tipos de vantagem competitiva praticada pelas empresas, observemos o exemplo do "sapatênis" (é um tipo de calçado que une a seriedade do sapato social, com o despojamento de um tênis. Caracteriza-se por ser sempre fechado e sem entressola) que é um produto que ganhou preferência de inúmeros compradores em todo o mundo, por ser uma idéia inteligente e simples. As pessoas, que compram esse produto, esperam que ele funcione adequadamente, e que tenham durabilidade e não gastem com facilidade. Os clientes esperam que o produto tenha adequação ao uso. Qual das alternativas a seguir representa a abordagem estratégica adotada pelo produto "sapatênis"?
		
	
	Estratégia qualidade de projeto, operações e dos recursos.
	
	Estratégia de disponibilidade e desempenho da assistência técnica ou serviços pós vendas.
	
	Estratégia de eficiência e baixo custo de serviços pós vendas.
	
	Estratégia de eficiência e baixo custo das operações e dos recursos.
	 
	Estratégia de qualidade de projeto e ausência de deficiências.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101431394)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual é a importância para as empresas no mundo empresarial contemporâneo, das inovações associadas a tecnologia da informação?
		
	
Resposta: As empresas estão cada dia mais se especializando em tecnologia, pois com isso o custo passa a ser baixo por conta da diminuição do desperdicio, melhoria na produção, tempo, etc. Com tecnologia, as empresas podem pesquisar mais, planejar, organizar, etc. Com a globalização, a tecnologia passou ser uma arma muito importante para o desenvolvimento da empresa.
	
Gabarito: No ambiente contemporâneo de negócios, o investimento em novas tecnologias da informação é fundamental para a empresa, pois pode significar o lançamento de um novo produto ou um novo serviço ou uma nova forma de venda. A concorrência é cada vez maior e um produto novo pode levar a uma empresa aumentar sua presença no mercado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101257855)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em uma empresa, encontramos funcionários cujos salários, compatíveis com a qualidade dos serviços a serem prestados, estão em faixa baixa, suficientes às necessidades básicas como: habitação e alimentação. Como o incentivo complementar pode ser encarado com o uso de uniformes e estímulos para estudos em cursos profissionalizantes?
		
	
Resposta: Tendo em vista que o problema apresentado são salários baixos que não proporcionam ao colaborador uma habitação e alimentção de qualidade, oferecer uniformes e cursos não será a solução. A empresa poderá oferecer uma faixa salarial maior, com plano de cargos e salários, com isso cada função será avaliada para receber o referente a sua função. Em contra partida, oferecer qualificação ao funcionários, faz com que o mesmo possa produzir melhor e mais satisfeito, gerando mais lucros.
	
Gabarito: Resposta esperada: Uso de uniforme como forma personalização do pessoal da empresa, masnão constitui incentivo, quanto ao estimulo para estudos em cursos profissionalizantes, constitui incentivo, caso ofereça perspectiva de aumento salarial com a conclusão do curso.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101247263)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Distribuidora de Material de Escritório Rio Bravo S.A. é uma grande distribuidora de material de escritório e escolar, que atua no atacado e no varejo. No varejo opera com cinco lojas próprias. No atacado vende para papelarias e participa de licitações públicas. Além desse mercado, atua ainda com clientes corporativos fornecendo material para escritório, através de pedidos diretos de cada setor das empresas que mantém contrato, efetuando a entrega dos materiais pedidos. O Departamento de Marketing está estruturado com Divisão de Clientes Corporativos, que articula negociações com clientes corporativos, a Divisão de Atacado, que atende as vendas por atacado e participa de licitações públicas, e a Divisão de Varejo que coordena as operações das lojas. Vale lembrar que, além desse Departamento de Marketing, há outros departamentos, como de Logística, de Finanças e o de Recursos Humanos. Considerando as diferentes formas de organização, são, entre outras, a organização por funções, a organização por produto, a organização por clientes, a organização por área geográfica. A Distribuidora de Material de Escritório Rio Bravo está organizada por:
		
	 
	Organização por funções e organização por produto.
	
	Organização por clientes e organização geográfica
	 
	Organização por funções e organização por clientes.
	
	Organização por produto e organização por clientes.
	
	Organização por funções e organização por área geográfica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101794801)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma "empresa incubada", de sensibilizar parceiros e investidores. Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolher a solução mais imediatista de sucesso aparente. O plano de negócios pode também conduzir à conclusão de que o empreendimento deva ser adiado ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso. O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial a serem considerados na criação de um empreendimento. DOLABELA, F. O segredo de Luísa - uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2008. A partir das informações do texto, conclui-se que, ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que:
		
	 
	A análise estratégica de oportunidades e ameaças será útil para a formulação de estratégias de crescimento a partir do terceiro ano de funcionamento do negócio.
	 
	As estratégias iniciais definidas para produto, preço, distribuição e comunicação são suficientes para futura diversificação de mercado.
	
	Os objetivos, as estratégias e as metas estabelecidas no projeto inicial terão que ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica ambiental.
	
	O planejamento das necessidades de recursos humanos para o primeiro ano de funcionamento do negócio é suficiente para atender a estratégia de aumento de participação de mercado.
	
	A escala de operação estabelecida e os recursos necessários identificados no projeto inicial serão suficientes para atender a demanda de um mercado em expansão.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes