Buscar

AV3 Direitos Humanos 2015 1

Prévia do material em texto

Professor:
	FRANCISCO DE ASSIS MACIEL TAVARES
	Turma: 9021/T
	Nota da Prova: 3,0 de 10,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 30/06/2015 18:20:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201309254124)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo: Os jusnaturalistas compreendem que o papel do estado é garantir os direitos naturais dos indivíduos, não podendo, portanto, violá-los. Esta construção está classicamente formulada na obra de J. Locke. A partir da leitura do texto, responda a qual paradigma de estado corresponde o pacto de consentimento de John Locke?
		
	 
	Estado social
	
	Estado absoluto
	
	Welfare State
	
	Estado pós-moderno
	 
	Estado liberal
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309642854)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a afirmação histórica dos direitos do homem, dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, assinale a opção correta:
		
	
	O fenômeno da internacionalização dos Direitos Humanos tem origem após a Primeira Guerra Mundial, com a criação da Liga das Nações.
	
	Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra, no desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos, foi a cisão dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais.
	 
	A consagração dos direitos individuais nos primeiros documentos constitucionais solenes simboliza a transição entre as fases de reconhecimento dos direitos do homem em direitos fundamentais.
	 
	A fase do Estado Social caracteriza-se pela vitória da proposta econômica liberal, através do triunfo dos direitos individuais, cuja efetivação, em princípio, não exige qualquer interferência do Estado.
	
	A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos fundamentais de primeira dimensão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309150455)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação aos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
		
	
	Direitos de defesa ou negativos (1ª geração) impõem ao Estado uma conduta positiva (um facere)
	 
	Direitos de defesa ou negativos são direitos de 1ª geração e impõem ao Estado uma ação interventiva nas relações jurídicas privadas
	
	Direitos difusos e coletivos são reconhecidos como direitos fundamentais de 4ª geração
	
	Os direitos difusos e coletivos não são reconhecidos como direitos fundamentais
	 
	Direitos sociais, econômicos e culturais (2ª dimensão de direitos) impõem ao Estado uma conduta positiva (facere)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309151065)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais:
		
	
	Dependem de edição de lei delegada.
	
	Dependem de edição de medida provisória.
	
	Carecem de legislação ordinária integradora de eficácia.
	 
	Têm aplicação imediata.
	
	Necessitam de regulamentação através de lei complementar.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309634335)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No âmbito do direito constitucional brasileiro, são direitos sociais. EXCETO;
		
	
	Lazer
	
	assistência aos desamparados
	 
	Liberdade de locomoção.
	 
	previdência social
	
	proteção à maternidade e à infância
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201309577227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o trecho abaixo retirado do voto de Celso de Mello na ADPF 54: A meta central das Constituições modernas, e da Carta de 1988 em particular, pode ser resumida, como já exposto, na promoção do bem-estar do homem, cujo ponto de partida está em assegurar as condições de sua própria dignidade, que inclui, além da proteção dos direitos individuais, condições materiais mínimas de existência. Ao apurar os elementos fundamentais dessa dignidade (o mínimo existencial), estar-se-ão estabelecendo exatamente os alvos prioritários dos gastos públicos. A partir do texto, aponte a única resposta que não corresponde ao conceito de mínimo existencial:
		
	
	No âmbito do direito à saúde, a argumentação de que os recursos públicos são limitados e, portanto, autoriza o gestor público a adotar uma política que atente aos princípios da economicidade das ações e do custo-benefício dos tratamentos não afasta o dever do Estado de garantir o mínimo existencial.
	
	Os direitos sociais, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o conjunto mínimo de condições de vida digna para todos.
	
	a íntima vinculação de diversos direitos sociais com o direito à vida e com o direito à dignidade humana leva à necessidade de se reconhecer que as condições existenciais mínimas representam claro limite à liberdade de conformação do legislador democrático.
	 
	Os direitos sociais ligados ao mínimo existencial, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, não autorizam o ativismo do poder judiciário na sua concretização.
	
	O Supremo Tribunal Federal vem reconhecendo a efetividade dos direitos sociais atrelados ao mínimo existencial, reconhecendo, portanto, que tal mínimo gera um conjunto um direito subjetivo a prestações garantidores de vida digna.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201309169311)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Tendo em vista os remédios constitucionais, assinale a resposta CORRETA:
		
	 
	Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
	 
	A ação popular destina-se exclusivamente à proteção do patrimônio público.
	
	Qualquer pessoa, inclusive não inscrita no rol dos eleitores, é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
	
	Mandado de segurança somente pode ser utilizado para a defesa de direitos e garantias individuais, sendo vedado o seu uso com objetivo de defender atribuições ou prerrogativas de órgãos públicos.
	
	Cabe mandado de segurança contra lei em tese.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201309193478)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com vista aos remédios constitucionais é correto afirmar
		
	
	qualquer pessoa, inclusive não inscrita no rol dos eleitores, é parte legítima, força no princípio democrático, para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural
	 
	Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por ¿habeas corpus¿ ou ¿habeas data¿, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público
	
	conceder-se-á habeas data sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania
	
	Conceder-se-á habeas corpus sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania
	
	não cabe habeas corpus contra ato de Diretor de casa de saúde mental em nítida internação forçada de pessoa
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201309169326)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação ao sistema de proteção universal dos direitos humanos, assinale a alternativa correta:
		
	
	Antes da Segunda Guerra Mundial a África já possuía um sistema de proteção de direitos humanos.
	
	A antiga Liga das Nações, que antecedeu a ONU, aceitou os 14 pontos de Woodrow Wilson e sua concepção idealista de cooperação internacional.
	 
	Visa proteger o indivíduo contraseu próprio Estado e ganhou visibilidade a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação da ONU.
	 
	Antes da Segunda Guerra Mundial já existia o Pacto dos direitos sociais, econômicos e trabalhistas.
	
	O Direito Internacional dos Direitos Humanos busca tornar os direitos humanos um tema apenas regional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201309646783)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O valor dos bens constitucionais não possui uma diferença de hierarquia. Não cabe uma solução com o sacrifício de uns em relação aos outros. Impõe-se o estabelecimento de limites e condicionamentos recíprocos de forma a conseguir uma harmonização entre esses bens. Trata-se do princípio:
		
	
	Princípio da Ponderação Excludente.
	
	Tal possibilidade inexiste no Direito Pátrio.
	 
	Princípio da Proporcionalidade em sentido estrito.
	
	Princípio da Necessidade.
	 
	Princípio da Concordância Prática.

Continue navegando

Outros materiais