Buscar

Avaliando Aprendizado III - Direito Constitucional Avançado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201610471081)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A respeito do controle de constitucionalidade disciplinado na Constituição da República, é INCORRETO concluir o seguinte:
		
	 
	As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente ao Poder Legislativo e aos demais órgãos do Poder Judiciário.
	
	Decisão que reconhece o direito de resposta à matéria jornalística inverídica é compatível com a decisão prolatada na ADPF que não recepcionou a Lei de Imprensa e com a Constituição da República, que assegura o direito de resposta, proporcional ao agravo, em norma de eficácia plena e aplicabilidade imediata, independendo o seu exercício, portanto, de regulamentação legal.
	
	O controle concentrado de lei estadual pode ser realizado, ainda que destituída de generalidade, quando for um ato de aplicação primária da Constituição, e há uma controvérsia constitucional a ser examinada
	 
	É função institucional da AGU promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos na Constituição da República.
	
	Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição estadual, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão.
	Respondido em 21/05/2019 14:07:09
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610480782)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEGEP-MA Prova: FCC - 2016 - SEGEP-MA - Procurador do Estado
Lei estadual versando sobre a comercialização de produtos em embalagens reutilizáveis, como medida de proteção ao consumidor, gera grande controvérsia quanto à sua constitucionalidade entre órgãos judiciais de primeira instância, aos quais acorrem as empresas que as produzem e comercializam, visando obter pronunciamentos que as desobriguem de cumprir os mandamentos da lei estadual. Pretendendo solucionar a controvérsia em torno da constitucionalidade da lei em questão, o Governador do Estado
		
	
	não estará legitimado para promover medida judicial diretamente perante o Supremo Tribunal Federal, ao qual a matéria, sob essa ótica, somente poderá chegar por intermédio de recurso extraordinário, desde que comprovada a repercussão geral.
	
	estará legitimado para suscitar conflito de competência, perante o Supremo Tribunal Federal, por terem os órgãos judiciais de primeira instância usurpado da competência deste para apreciar a constitucionalidade da lei estadual.
	
	estará legitimado para ajuizar reclamação, perante o Supremo Tribunal Federal, por terem os órgãos judiciais de primeira instância usurpado da competência deste para a apreciar a constitucionalidade da lei estadual.
 
	 
	estará legitimado para ajuizar arguição de descumprimento de preceito fundamental, perante o Supremo Tribunal Federal, requerendo em sede cautelar a suspensão de todos os feitos em andamento, até pronunciamento final do Tribunal.
	
	estará legitimado para ajuizar ação declaratória de constitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal, requerendo em sede cautelar a suspensão de todos os feitos em andamento, até pronunciamento final do Tribunal.
	Respondido em 21/05/2019 14:06:40
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610465674)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que tange ao controle de constitucionalidade no âmbito estadual, é correto afirmar que:
		
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas. 
	
	cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual, desde que com atribuição exclusiva da legitimação para agir ao Procurador-Geral da Justiça.
	 
	cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão.
	
	cabe aos Estados, por meio da Justiça Comum, o controle difuso da constitucionalidade, sendo vedado expressamente no texto constitucional o controle concentrado da constitucionalidade no âmbito estadual.
	
	cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Federal, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão.
	Respondido em 21/05/2019 14:05:12
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610625047)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca do controle de constitucionalidade de leis municipais, assinale a alternativa correta:
		
	
	Tendo em vista o papel peculiar do Munícipio na Federação Brasileira, somente é possível o controle de constitucionalidade de lei municipal pela via difusa.
	
	A lei municipal somente pode ser objeto de ação declaratória de constitucionalidade junto ao STF, tendo como paradigma a Constituição Federal.
	
	A lei municipal pode ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça local, sendo incabível o controle difuso.
	
	É vedado em qualquer hipótese o controle concentrado e abstrato de constitucionalidade de lei municipal perante o STF.
	 
	É cabível recurso extraordinário, dirigido ao STF, interposto em face de decisão de Tribunal de Justiça local que julga inconstitucional lei municipal contrastada perante a Constituição Estadual, desde que o paradigma de constitucionalidade estadual seja norma de reprodução obrigatória pelo Estado-Membro por força do princípio da simetria.            
 
	Respondido em 21/05/2019 14:04:12
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610504970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos termos da Constituição Federal, dentre os legitimados ativos à propositura da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade, NÃO se encontra:
		
	
	entidade de classe de âmbito nacional.
	 
	o Procurador-Geral de Justiça.
	
	o Governador de Estado.
	
	a Mesa da Assembleia Legislativa.
	
	confederação sindical.
	Respondido em 21/05/2019 14:01:17
	
Compare com a sua resposta:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando