Buscar

Exercicio de revisao - Provas no Processo Penal

Prévia do material em texto

X
	EXERCÍCIO DE REVISÃO – PROVAS NO PROCESSO PENAL 
	INFORMAÇÕES DOCENTE
	CURSO:
DIREITO
	DISCIPLINA:
PROCESSO PENAL I
	TURNO
	MANHÃ
	TARDE
	NOITE
	PERÍODO/SALA:
6
	
	
	
	
	
	X
	
	PROFESSOR (A): Laura Maria dos Fernandes Lima
01) Em uma mesma rua da cidade de Palmas, em dois imóveis diversos, moram Roberto e Mário. Roberto foi indiciado pela prática do crime de estelionato, razão pela qual o magistrado deferiu requerimento do Ministério Público de busca e apreensão de documentos em sua residência, sem estabelecer o horário em que deveria ser realizada. Diante da ordem judicial, a Polícia Civil compareceu à sua residência, às 04h da madrugada para cumprimento do mandado e ingressou no imóvel, sem autorização do indiciado, para cumprir a busca e apreensão.
Após a diligência, quando deixavam o imóvel, policiais receberam informações concretas de popular, devidamente identificado, de que Mário guardava drogas para facção criminosa em seu imóvel e, para comprovar o alegado, o popular ainda apresentou fotografias. Diante disso, os policiais ingressaram na residência de Mário, sem autorização deste, onde, de fato, apreenderam 1 kg de droga.
Sobre as diligências realizadas, com base na situação narrada, assinale a afirmativa correta.
Nas residências de Roberto e Mário foram inválidas.
Na residência de Roberto foi inválida, enquanto que, na residência de Mário, foi válida.
Nas residências de Roberto e Mário foram válidas.
Na residência de Roberto foi válida, enquanto que, na residência de Mário, foi inválida.
02) Relativamente ao interrogatório, assinale a opção correta. 
a) O interrogatório constitui meio de defesa e as declarações oportunamente prestadas pelo acusado podem servir de fonte de prova.
b) Trata-se, exclusivamente, de meio de prova.
c) A defesa técnica não pode se manifestar na realização do interrogatório.
d) Somente a autodefesa é exercida quando se presta declarações em interrogatório.
03) Assinale a opção correta com relação ao acusado e seu defensor, de acordo com o CPP.
Se não há possibilidade de identificação do acusado com o seu verdadeiro nome ou outros qualificativos, deve-se retardar a ação penal, ainda quando certa a identidade física do réu.
O acusado que for foragido da polícia será processado ou julgado sem defensor.
A constituição de defensor independerá de instrumento de mandato, se o acusado o indicar por ocasião do interrogatório.
Ao acusado, mesmo que devidamente habilitado nos quadros da OAB, é vedado defender-se a si mesmo.
04) Assinale a opção correta acerca da confissão e do interrogatório, segundo o CPP e a CF.
O réu pode retratar-se da confissão, bem como pode confessar a totalidade ou apenas uma parte do fato que lhe foi imputado.
Se o acusado confessa o crime perante o juiz, na presença de seu advogado, é desnecessário confrontar a confissão com as demais provas do processo para a verificação de compatibilidade ou concordância.
Antes de iniciar o interrogatório, o juiz esclarecerá ao réu que, embora não esteja obrigado a responder às perguntas que lhe forem formuladas, o seu silêncio poderá ser interpretado em prejuízo da própria defesa.
O silêncio do acusado importa em confissão ficta ou presumida.
05) Assinale a opção correta acerca do exame de corpo de delito e das perícias em geral, segundo o CPP.
Se a perícia requerida pelas partes não for necessária ao esclarecimento da verdade, o juiz ou a autoridade policial negará a perícia, exceto na hipótese de exame de corpo de delito.
Se não for possível o exame de corpo de delito por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal não poderá suprir-lhe a falta.
O juiz ficará adstrito ao laudo.
Se a infração deixar vestígios, a confissão do acusado poderá suprir o exame de corpo de delito, direto ou indireto.
06) Com relação ao processo em geral, assinale a opção correta de acordo com o CPP.
Considera-se álibi a circunstância conhecida e provada que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.
Com exceção dos casos expressos em lei, as partes podem apresentar documentos em qualquer fase do processo.
A fotografia do documento, mesmo que devidamente autenticada, não possui o mesmo valor do documento original.
Não é permitida a apreensão de documento em poder do defensor do acusado, mesmo quando constituir elemento do corpo de delito.
07) No que se refere à prova testemunhal, assinale a opção correta de acordo com o CPP.
As testemunhas serão inquiridas uma de cada vez, de forma que umas não saibam nem ouçam os depoimentos das outras, devendo o juiz, na ocasião da oitiva, adverti-las das penas cominadas ao falso testemunho.
As perguntas devem ser formuladas pelas partes, por intermédio do juiz e não diretamente à testemunha.
Admite-se que as partes formulem perguntas que possam induzir a resposta das testemunhas.
São admissíveis perguntas que não tenham relação com a causa.
08) A respeito dos meios de prova e das citações e intimações no âmbito do direito processual penal, assinale a opção correta.
O exame de corpo de delito e outras perícias devem ser feitos, necessariamente, por dois peritos oficiais ou, na impossibilidade de estes o fazerem, por duas pessoas idôneas assim consideradas pelo juiz.
Tratando-se de processo penal, é absoluta a nulidade por falta de intimação da expedição de precatória para inquirição de testemunha.
O procedimento de acareação, objeto de severas críticas por violar o princípio da dignidade da pessoa humana, foi extinto pela recente reforma do CPP.
O oficial de justiça, ao verificar que o réu se oculta para não ser citado, deve certificar a ocorrência e proceder à citação com hora certa, na forma estabelecida no CPC.
09) Considerando a situação hipotética abaixo, assinale a opção correta.
Manoel está sendo investigado pela prática do crime de lavagem de dinheiro. Por meio de testemunhas, a autoridade policial tomou conhecimento de que, em sua residência, constam provas da autoria do crime, tais como dinheiro, registros contábeis e transferências bancárias.
A autoridade policial pode realizar imediatamente a busca e apreensão, visto que, quando realiza a diligência pessoalmente, não necessita de mandado judicial.
Caso Manoel permita que a autoridade policial entre em sua residência, a diligência poderá ser efetuada durante o dia ou à noite, com ou sem mandado judicial.
Cartas particulares encontradas durante a busca e apreensão, estejam elas abertas ou fechadas, poderão ser apreendidas, quando a diligência ocorrer mediante autorização judicial.
Ainda que Manoel, durante a busca e apreensão, se negue terminantemente a abrir gavetas, sob o argumento de que tenha perdido as chaves, os policiais não poderão arrombá-las; caso o façam, estará caracterizado abuso de autoridade, independentemente da existência de mandado judicial.

Continue navegando