Buscar

PROJETO INTEGRADOR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PNA - ATV 4

Prévia do material em texto

GIOVANE GABRIEL PERE BARBOSA
	Curso
	Bloco 2 - PRO05099 PROJETO INTEGRADOR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PNA (ON) - 201910.255.01
	Teste
	ATIVIDADE AVALIATIVA 4
	Iniciado
	27/05/19 16:48
	Enviado
	27/05/19 17:08
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	20 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	É inegável a contribuição que Michel E. Porter deu às empresas sobre como definir estratégias para vantagens competitivas. Seus estudos, pesquisas, artigos acadêmicos e livros versam a respeito de políticas econômicas afetadas pela competência das indústrias e nessa linha inúmeras empresas puderam se beneficiar do resultado de seus trabalhos. Porter, como ficou mais conhecido, desenvolveu algumas das principias estratégias para vantagens competitivas nas corporações, sempre ligando as estratégias aos estudos do ambiente de negócios para extrair ao máximo elementos diferenciais entre empresas.
 
Com base nesse contexto, relacione a coluna de estratégias ou afirmações de Porter com a perspectiva descrição ou essência.
 
        I.            Estratégia genérica de Porter
     II.            Cinco forças de Porter
  III.            Diamante de Porter
  IV.            Busca da vantagem competitiva
 
(   ) Quando conseguem uma distância relativa no mercado em relação aos seus concorrentes.
(   ) Empresas que não se posicionam confundem os clientes.
(   ) Levanta a questão da competitividade global.
( ) Trata de questões ligadas à rivalidade e ao poder (clientes e fornecedores) 
  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
4, 1, 3, 2.
	Resposta Correta:
	 
4, 1, 3, 2.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Por sua forte atenção às políticas econômicas, procura dar muita atenção à competitividade entre empresas internacionais (globalização), mas está atento às estratégias ligadas diretamente às condições dos concorrentes para anulá-las ou neutralizá-las.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Uma forma de instrumentalizar, ou seja, transformar o planejamento em uma ferramenta acessível a todos os envolvidos, de forma materializável, tangibilizado, de modo que todos possam conhecer suas fases, os desdobramentos, os detalhes dos planos e saber onde se encontram e qual seu papel com suas responsabilidades chama-se Plano Integrado de Metas e Ações (Pima). Ele se faz necessário para tirar todas as ideias, objetivos e metas da mente de seus idealizadores e colocá-los em prática. 
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) O Pima tem a função de fazer toda a gestão do projeto de planejamento.
(  ) A grande vantagem do Pima é a integração dos setores e pessoas envolvidas.
(  ) O Pima se apropria de todas a ferramentas, metodologias e técnicas para formar um único documento de gestão.
(   ) Trata-se de um poderoso software com um grande banco de dados, por isso consegue fazer toda a gestão do planejamento com eficácia.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A missão dessa metodologia de gestão é aglutinar todas as informações, técnicas, ferramentas e dados para formar um grande documento de gestão. Pode ser visto como um processo sistêmico (com começo, meio e fim).
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Muito embora a teoria das cinco forças de Porter possa dizer respeito à concorrência nas indústrias, é um modelo a ser replicado também em outros tipos de empresas e instituições sem fins lucrativos como ONGs e institutos. No caso das ONGs e fundações, elas competem por patrocinadores de recursos – em algumas situações, pelos mesmos doadores, financiadores, geradores de verbas etc. Nessa linha, podem aparecer também outros concorrentes indiretos como templos religiosos.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica corretamente uma das cinco forças de Porter.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Poder de barganha dos clientes.
	Resposta Correta:
	 
Poder de barganha dos clientes.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! O centro da discussão das cinco forças de Porter é a rivalidade entre os concorrentes. Ela não dá poder, e sim reforça os efeitos da disputa em que lançam mão de tudo o que for preciso para superar outros players . Nesse sentido, os clientes também passam a ser estudados, e logo se percebe a influência dos concorrentes ao lhes dar poder de barganhar pelo excesso de oferta de produtos.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A evolução da tecnologia e as constantes mudanças no ambiente de negócios, além de tornarem as empresas cada vez mais eficientes, têm-nas levado a estratégias de novos modelos de gestão administrativa e de produção, a fim de produzir cada vez mais com cada vez menos (recursos). Por conta disso, têm praticado downsizing, outsourcing , reengenharia etc. Essas técnicas ou modelos de gestão geram alterações significativas em seus processos produtivos, atendendo às necessidades de sustentação do negócio, com vistas a não perder espaço no mercado.
 
A partir do texto, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Downsizing é o achatamento da pirâmide organizacional, podendo levar ou não a redução do quadro de funcionários; tem como focos a eficiência e, por consequência, os custos.
  
PORQUE 
  
II.                 A função do achatamento é a redução dos níveis do organograma, revendo todos os fluxos de processos e automatizando ou modernizando a produção.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! O processo de downsizing prevê a eliminação do excesso de burocracia, cortes de cargos, resultando ou não em demissões, levando a redução de custos, a processos de decisões mais rápidas e a aumento da eficiência.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Maximiano (2005), “o estudo das vantagens competitivas (ou bases de diferenciação em relação aos concorrentes) permite entender as razões pelas quais os consumidores preferem um produto ou serviço, em vez de outro, e tomar decisões sobre como a empresa pode distinguir-se dos concorrentes”.
 
Uma vantagem competitiva pode significar vários pontos percentuais de distância dos concorrentes. No entanto, isso não acontece de forma singular ou espontânea, é preciso estudar todas as características do mercado, clientes, concorrentes, entre outras variáveis do ambiente de negócios, e, assim, verificar qual será a melhor estratégia a seguir.
 
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração – da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2005, p. 34.
 
Nesse contexto, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas sobre como conseguir vantagens competitivas utilizando as consagradas teorias de Porter.
 
(   ) Diferenciar-se da concorrência por meio do posicionamento claro.
(   ) Renegar o poder de barganha dos fornecedores.
(   ) Dar maior atenção às condições e aos fatores relacionadas à produção. 
(   ) Por meio de maior participação de ações e interações com o governo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Michel Porter concentrou suas pesquisas nabusca de vantagens competitivas por meio da análise de todas as condições e fatores inerentes à capacidade de produção. Quando respeitadas e trabalhadas em escala, podem alterar a economia de um país.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Entre os dois modelos de gestão – Just in Case e Just in Time 
– existem vantagens e desvantagens. Isso é natural, até mesmo porque geralmente são modelos distintos. Analisando-os percebemos que vantagens e desvantagens são quase antagônicas. Inicialmente, esses modelos já se diferenciam em sua filosofia de produção: uma procura se dedicar à produção enxuta focando a demanda, ao passo que a outra, na produção, aproveitando ao máximo a capacidade produtiva dela, independentemente da demanda gerada.
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma vantagem do Just in Case .
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Maiores chances de vendas por tornarem seus produtos mais visíveis.
	Resposta Correta:
	 
Maiores chances de vendas por tornarem seus produtos mais visíveis.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Quando trabalha com estoques muito altos, ou estoque regulador, a empresa não sofre o risco de perder vendas, além do fato de que os produtos expostos aumentam as chances de vendas. Esse é o grande motor de tal modelo de produção: produzir ao máximo e colocar à disposição da força de vendas.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na disputa por fatias do mercado, a eficiência e a eficácia de uma empresa contam muito na hora de gerar uma vantagem competitiva sustentável e inovadora. Nessa briga, dois modelos de produção reconhecidos trazem bem as suas características orientais e ocidentais: Just in Case e Just in time . Eles surgem inicialmente da necessidade da produção em série para atender a toda a demanda; porém, dadas as condições e fatores das empresas do Ocidente e do Oriente, tomam sentidos opostos na conduta de produção.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) A produção Just in Case trabalha com a antecipação da produção.
(  ) O modelo Just in Time faz a opção por trabalhar a demanda puxada.
(  ) A estratégia de Just in Time ficou muito mais conhecida por gerar melhores resultados.
(   ) A estratégia que gera muito mais lucro é a Just in Case, 
quando se ganha escala na produção em detrimento da qualidade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A estratégia Just in Case se baseia em trabalhar a produção empurrada, ou seja, primeiro produz e depois empurra as vendas. A estratégia Just in Time (demanda puxada), por sua vez, não é a geradora de maior resultado, e sim de produtos com melhor qualidade que, consequentemente, podem gerar até mais resultado.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando se analisam todos os pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens dos modelos Just in Time e Just in Case , logo se percebe que são bem equilibrados entre si e dificilmente pode-se definir qual é a melhor estratégia. Em princípio, não existe estratégia melhor ou pior, e sim aquela que se adapta melhor às condições e aos fatores do ambiente de negócios da empresa. Após essa análise é que a empresa tem consciência das decisões que deve adotar.
 
A partir dessa afirmação, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    As condições e fatores são as verdadeiras variáveis a serem analisadas na pretensão de definir qual estratégia é melhor para uma empresa. As vantagens e desvantagens serão consequências. 
  
PORQUE 
  
II.                 Fatores como cultura organizacional, país, cultura do povo ou colaboradores, hábito de consumos dos clientes e disponibilidade de recursos devem ter um peso significativo na decisão. Os modelos citados podem ser apropriados em uma unidade da fábrica que está em um país e não ser viável para uma filial em outro país. 
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Não existe estratégia melhor ou pior, e sim aquela que melhor se adapta às condições de uma empresa. Nessa análise, deve-se considerar todas as condições e fatores de uma indústria por conta do seu cenário de negócios.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A análise SWOT é uma ferramenta gerencial para estudar de forma integrada todo o ambiente de negócios da empresa e fazer um diagnóstico dela, a visão conjunta dos pontos fortes, pontos fracos e algumas ameaças, permitindo até gerar oportunidades. Ao se identificarem pontos de fragilidades ou possíveis ameaças, estas devem ser eliminadas ou atenuadas. Uma técnica utilizada para elaborar e organizar a execução de ações após a SWOT para esse fim é a 5W2H. Além de organizar as ações, ela tem muitas outras funções ou vantagens.
 
Sobre as funções ou vantagens do 5W2H, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
 
(   ) Atribui responsabilidade àqueles que devem fazer parte do processo de execução das ações.
(   ) Articula-se em tarefas em que todas devem, necessariamente, ser sincronizadas.
(   ) Serve para decomposição de ações envolvendo todos os níveis e setores da organização. 
(   ) Seu ponto fraco é não ter condições de produzir um orçamento com o valor das operações para colaborar na gestão financeira.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! 5W2H é uma excelente ferramenta de gestão de projetos e planos estratégicos por envolver todos os que devem participar do plano por meio da decomposição das tarefas. Trata-se de uma técnica completa, que oferece uma visão orçamentária do plano.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As técnicas e modelos do início do século XX ganharam mais força, notoriedade e respeito com o sucesso da Ford. Seu fundador, Henry Ford, fez todos os ajustes necessários no sistema de produção em massa e linha de montagem, o que lhe rendeu, por mais de 110 anos e até hoje, milhões de veículos vendidos. Ao contrário do modelo Just in Time , o modelo Just in Case , fruto da produção baseada na capacidade máxima sem limites, demonstrou ser muito eficaz no Ocidente. 
 
Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas correspondentes ao Just in Case .
 
(   ) Altos estoques de insumos.
(  ) Primeiro fabrica e depois pensa em como vender.
(   ) Baixo capital imobilizado.
( ) Riscos nas falhas de entrega dos insumos podem comprometer a produção.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A manutenção dos estoques altos ajuda a prevenir qualquer falha na entrega e assim proteger a produção. Além disso, com altos estoques finais é possível atender a qualquer demanda, porém deixa a empresa com alto capital imobilizado (parado).
	
	
	
Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 17h08min12s BRT

Continue navegando