Buscar

Introdução à Administração: Função de Planejamento e Análise SWOT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1712_EX_A2_201902382471_V1 
	21/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ALEXANDRE MACHADO DUQUE
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1712 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
	201902382471
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção que descreve corretamente a função de planejamento:
		
	
	c) Quando o gerente pensa qual é a melhor forma de comunicar ao grupo de Funcionários o trabalho a ser executado, estimulando o desempenho produtivo, diz-se que ele está exercendo a função de planejamento.
	 
	e) Quando o gerente analisa relatórios relativos à produção e às vendas e os compara com as metas estabelecidas, tomando medidas corretivas, diz-se que ele está exercendo a função de planejamento.
	
	b) Quando o gerente pensa no futuro, decidindo no presente qual a melhor estrutura a adotar, determinando funções e níveis de autoridade, diz-se que ele está exercendo a função de planejamento.
	
	d) Quando o gerente pensa qual é o melhor processo a ser adotado, estabelecendo normas de trabalho, materiais e equipamentos que deverão ser utilizados, diz-se que ele está exercendo a função de planejamento.
	 
	a) Quando o gerente pensa no futuro, decidindo no presente objetivos a serem alcançados, fazendo uma previsão da alocação de recursos, diz-se que ele está exercendo a função de planejamento.
	
Explicação:
O planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingí-los de forma eficiente e eficaz. Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência. O planejamento confere senso de direção, estabelecendo um rumo para todas as atividades organizacionais e integram os esforços organizacionais.  
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No mundo competitivo de hoje, as empresas buscam o sucesso utilizando-se para isto do planejamento. Esta forma assemelha-se ao defendido por Sun-Tzu, general chinês, que escreveu a obra "A arte da guerra", onde observa-se a importância que ele atribui às ações estratégicas para alcançar as vitórias desejadas na guerra. Nas empresas, que tipo de planejamento é utilizado neste sentido:
		
	
	Operacional
	 
	Institucional
	 
	Gerencial
	
	Tático
	
	Executivo
	
Explicação:
O planejamento institucional é definido pelo corpo diretivo da organização, envolve a organização como um todo e é capaz de alterar o seu rumo. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	complete a frase: A estratégia como _______ é entendida como uma manobra ou truque, cuja finalidade é enganar o concorrente direito. A estratégia nesse caso é um blefe, uma forma de iludir os concorrentes quanto ao curso de ação que será tomado.
		
	
	e) Plano
	 
	c) Pretexto
	
	d) Perspectiva
	 
	b) Posição
	
	a) Padrão
	
Explicação:
Mintzberg desenvolveu no final dos anos 80 um modelo conhecido como 5 P´s da Estratégia, com o intuito de esclarecer as diferentes formas de conceituar a palavra "estratégia" (em negócios) e entender em que contexto uma organização está inserida e como ela se transforma, dependendo da força existente em sua estrutura e nas mudanças que ocorrem no ambiente competitivo, obrigando-a a reagir e se adaptar a este novo meio:
Uma das 5 estratégias é: Uma estratégia pode ser um PRETEXTO, ou seja, um truque, uma manobra que engane o seu concorrente.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Julgue os itens a seguir, acerca da administração estratégica. 1)O administrador, ao desenvolver a estratégia de sua organização, pode utilizar a análise SWOT, que contempla a análise do ambiente interno e externo da organização. 2)Na matriz SWOT, as oportunidades são as variáveis externas e não controláveis pela empresa que criam condições desfavoráveis para a mesma. 3)Na análise SWOT, o fato de uma empresa vivenciar problemas de comunicação entre diversas unidades em diferentes países pode ser entendido como uma ameaça. 4) Pontos fracos são fatores internos que de alguma forma deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes.
		
	
	A) FFFF
	 
	E)F,F,F,V
	
	D)V,V,V,V
	 
	C)V,F,F,V
	
	B)F,V,F,V
	
Explicação:
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão criada há décadas e utilizada até hoje para você analisar os ambientes externo e interno que encontra-se a sua empresa. Com ela você levanta as Forças e Fraquezas (ambiente interno) e as Oportunidades e Ameaças (ambiente externo) que afetam o seu negócio.
Fatores internos (Forças e Fraquezas) ¿ aspectos técnicos da equipe, experiência, localização da empresa, parcerias, nível de desenvolvimento da cadeia de fornecedores, carteira de clientes, infraestrutura, vantagens ou desvantagens competitivas em geral.
Fatores externos (Oportunidades e Ameaças) ¿ aspectos inerentes ao mercado, questões legais, aspectos naturais, burocracia, ocorrências prováveis já previstas, como entrada de concorrentes, e qualquer risco positivo ou negativo que possa afetar a decisão.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico é o processo baseado na análise de oportunidades e ameaças que emergiam do ambiente organizacional. O Processo de administração estratégica inclui algumas etapas citadas a seguir. Faça a correlação destas etapas com o seu significado. 1) Diagnóstico da situação atual, 2) Análise estratégica, 3) Formulação estratégica, 4) Implementação estratégica, 5) Controle estratégico. ( ) Tendências do ambiente externo e Capacidades internas. ( ) Administradores devem acompanhar a execução do plano estratégico, direcionando os recursos para o alcance dos objetivos estratégicos previamente estabelecidos. ( ) Identificação da missão, visão, seus objetivos e estratégias. ( ) Monitorar a implementação da estratégia, avaliando o seu desempenho e corrigindo desvios significativos. ( ) Novos objetivos estratégicos (revendo a missão e a visão). A sequência correta da correlação é:
		
	
	1, 2, 3, 4 e 5
	 
	2, 4, 1, 5 e 3
	
	5, 2, 1, 4 e 3
	
	4, 5, 2, 3 e 1
	
	3, 5, 1, 4 e 2
	
Explicação:
O Planejamento Estratégico é um conjunto de decisões interdependentes, que pode ser dividido de diferentes maneiras, mas que interagem entre si:
1. Fins: especificaçãoV dos objetivos e metas.
2. Meios: escolha de políticas, programas, procedimentos e práticas através dos quais se tentará atingir os objetivos.
3. Recursos: determinação dos tipos e quantidades de recursos necessários, como eles devem ser gerados ou obtidos e como eles devem ser alocados ás atividades.
4. Implantação: determinação dos procedimentos para tomada de decisão e de uma maneira de organizá-los, para que o plano possa ser executado.
5. Controle: determinação de procedimentos para antecipar ou detectar erros no plano, ou falhas na sua execução, e para prevenir ou corrigir continuamente estes erros e estas falhas¿
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os planos referem-se as guias que integram e coordenam as atividades da empresa de modo a atingir os propósitos desejados. Os planos com duração de três ou mais anos, e que estão relacionados aos objetivos de longo prazo são denominados de:
		
	
	Plano operacional
	 
	Plano estratégico
	
	Plano tático
	
	Plano intermediário
	
	Plano gerencial
	
Explicação:
A questão define planos, seu objetivo e duração e pede que os relacione a um nível institucional, como a questão diz que esses planos visam atingir os objetivos da organização, tem duração de três anos e se relacionam ao longo prazo a resposta é a que diz planoestratégico, já que essas são suas principais características.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA sobre o horizonte temporal de um Plano
		
	
	Planos táticos estão relacionados aos objetivos de médio prazo
 
	
	A dimensão temporal depende do grau de mudança ambiental
	
	Planos estratégicos estão relacionados aos objetivos de longo prazo
	 
	Em condições de alta variabilidade ambiental os planos tendem a ter maior duração
	 
	Planos operacionais estão relacionados aos objetivos de curto prazo
	
Explicação:
Conforme apresentado na aula 2, quanto maior a variabilidade ambiental os planos tendem a ter menor duração porque será necessário se adaptar as novas condições.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmações a seguir:
I-    A elaboração da análise interna visa identificar as ameaças e oportunidades oferecidas pelo ambiente onde a empresa atua.
II-    A análise PEST é a melhor ferramenta para análise do ambiente interno da empresa.
III-    Devem ser estipulados objetivos impossíveis de serem alcançados para estimular a equipe.
IV-    Um dos elementos básicos de um plano estratégico é a definição de vantagens competitivas, ou seja, são as competências pelas quais a organização pretende diferenciar-se de seus concorrentes.
V-    A elaboração da análise externa visa identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa.
Assinale a alternativa que contenha apenas afirmações verdadeiras:
		
	
	Alternativas I e V
	
	Apenas a alternativa II
	
	Alternativa III e IV
	 
	Apenas a alternativa IV
	
	Alternativas II e V 
	
Explicação:
 I: está incorreta, pois, na verdade, a análise interna visa identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa.
 II: está incorreta, pois, a análise PEST é para análise do ambiente.
 III: está incorreta , pois as vantagens competitivas representam os diferenciais que a empresa terá em relação aos seus concorrentes, portanto, é um item essencial ao processo de elaboração do planejamento estratégico.
 IV: está correta.
 V: está incorreta, pois, na verdade, a análise externa visa identificar as ameaças e oportunidades oferecidas pelo ambiente onde a empresa atua.

Outros materiais