Buscar

Educação Ambiental na Legislação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0066_EX_A5_201902382471_V2 
	21/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ALEXANDRE MACHADO DUQUE
	2019.1 EAD
	Disciplina: CEL0066 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
	201902382471
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
		
	 
	A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar.
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política dessa época embora André Rebouças muito tenha feito junto as autarquias superiores visando a preservação ambiental.
	
	A degradação de uma área era considerada um problema ambiental pela classe política, pois o desenvolvimento sustentável sempre foi uma preocupação politica.
	
	Muitas das leis ambientais tiveram origem nas denúncias desses políticos, que podem ser considerados os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais e que, já nas suas origens, apresentavam uma tônica socioambiental dada pela luta contra a escravatura, a monocultura e o latifúndio.
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época porque muitos denunciantes eram políticos ilustres.
	
Explicação:
As dimensões e toda exuberância da natureza de nosso país permitiram a formação de uma cultura perdulária com nossos recursos naturais. Por mais que se desmatasse, se exaurisse o solo ou se comprometesse os rios, sempre haveria terras baratas e novos espaços disponíveis para ocupação. Essa visão levou ao comprometimento de nossa biodiversidade e gerou grandes vastidões de terras hoje degradadas e improdutivas, que compõe um sério passivo ambiental a ser enfrentado.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Podemos apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.
Assinale quais foram os primeiros documentos relativos à gestão de recursos naturais brasileiros:
		
	
	Código de Minas e Energia e Civil
	 
	Política Nacional do Meio Ambiente Humano e Rural
	
	Código de Fauna e Flora e de Reservas e Parques Nacionais
	 
	Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
	
Explicação:
Foi nessa época que a questão ambiental foi iniciada de forma efetiva em termos legais no Brasil.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de (o) __________________ dessa prática educativa por toda a sociedade. A expressão que completa a lacuna corretamente é:
		
	
	do descentralização
	
	de centralização
	
	do momento
	 
	dos políticos
	 
	de universalização
	
Explicação:
A trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de universalização dessa prática educativa por toda a sociedade. Já aparecia em 1973, com o Decreto nº 73.030, que criou a Secretaria Especial do Meio Ambiente explicitando, entre suas atribuições, a promoção do ¿esclarecimento e educação do povo brasileiro para o uso adequado dos recursos naturais, tendo em vista a conservação do meio ambiente¿.
A Lei nº 6.938, de 31.8.1981, que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, também evidenciou a capilaridade que se desejava imprimir a essa dimensão pedagógica no Brasil, exprimindo, em seu artigo 2º, inciso X, a necessidade de promover a 5. As leis só passam a ser obrigatórias e exigíveis, após a regulamentação pelo Poder Executivo, o que ocorre por meio dos decretos. Os decretos têm função de explicar os conceitos, competências, atribuições e mecanismos definidos previamente pelas leis, tornando-as executáveis. miolo_vamoscuidar_cap1:Layout 1 5/16/08 9:57 AM Page 24 25 "educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente¿.
Mas a Constituição Federal de 1988 elevou ainda mais o status do direito à educação ambiental, ao mencioná-la como um componente essencial para a qualidade de vida ambiental 6 . Atribui-se ao Estado o dever de ¿promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente¿ (art. 225, §1º, inciso VI), surgindo, assim, o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros terem acesso à educação ambiental.
Fonte: 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Desde o princípio, o homem interage com o meio ambiente esforçando-se em descobrir as charadas da natureza. A condição rude do homem primitivo não o impediu de ser criativo para melhor viver. Os registros da pré-história revelam sua enorme capacidade organizativa e coordenação motora diferenciada. Fazendo uso desses talentos, no afã de evitar seu próprio aniquilamento ante a natureza selvagem, o homem conquistou o mundo (Pedro e Frangetto, 2009). Para que tivéssemos harmonia entre os homens, surgiu __________________________que deveriam regular o uso desses recursos, necessários para a vida da sociedade, de forma justa e com igualdade. Qual alternativa abaixo completa a lacuna?
		
	
	indústria manufatureira
	 
	comércio
	
	a instituição familiar
	
	escola
	 
	políticas públicas
	
Explicação:
As políticas públicas são estabelecidas pelos governos e podem se tornar políticas de Estado, caso sua relevância e aceitação as faça transpor a barreira das alternâncias de governos. São essas políticas públicas que permitem conter o ímpeto do lucro em nome da preservação de áreas que devem ser destinadas a fins diversos daqueles orientados pelo capital, como a conservação da biodiversidade, a preservação dos corpos hídricos, a manutenção da paisagens e monumentos naturais ou mesmo o planejamento urbano no combate à especulação imobiliária.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação às primeiras políticas de comando e controle (Command and Control Policy) adotadas por diversos países do mundo no início do século XX, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	A razão de ser dessa política demandava uma intervenção maciça por parte do Estado, que não podia mais se apoiar simplesmente na disputa em tribunais, caso a caso (esfera do Direito Civil), sendo necessário dispor de instrumentos vinculados ao Direito Administrativo.
	
	A maior parte das primeiras políticas adotadas estabeleceu que a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propiciem à vida, visando assegurar no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico e à proteção da dignidade da vida humana.
	 
	Nessa modalidade de política ambiental, os padrões de emissão deixam de ser meio e fim da intervenção estatal e passam a ser instrumentos, dentre outros, de uma política que usa diversas alternativas e possibilidades para a consecução de metas acordadas socialmente.
	
	Os países desenvolvidos ainda encontram-se hoje em dia na primeira etapa da política ambiental e que, à falta de melhor nome, poderíamos chamar de política ¿mista¿ de comando e controle.
	
	Mesmo antes do início do século XX, o campo político e institucional brasileiro tinha extrema preocupação com os problemas ambientais, graçasprincipalmente à abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal.
	
Explicação:
É possível identificar três fases distintas da política ambiental: a primeira fases estende-se desde o fim do século XIX até o período imediatamente anterior a segunda guerra mundial. Tem como forma preferencial de intervenção estatal a disputa em tribunais, onde as vitimas das externalidades negativas ambientais entram em juízo contra os agentes poluidores ou devastadores para resolverem seus litígios. A longo prazo, a disputa em tribunais, caso por caso, tornou-se excessivamente custosa, não só em termos monetários, mas principalmente em termos de tempo de resolução dos litígios.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
		
	
	Código de Caça
	
	Código Florestal
	
	Código de Águas
	
	Código de Minas
	 
	Código de Educação ambiental
	
Explicação:
Aquele período histórico de afirmação de um projeto nacional foi marcado pela criação de instituições e pela ampliação do arcabouço legal, com objetivo de criar as condições de um desenvolvimento urbano e fomentar a modernização do país. Nesse contexto, os códigos de caça, florestal, de minas e de águas foram importantes para nortear as relações do país com suas riquezas naturais. A educação ambiental não surge nesse período histórico, mas posteriormente, principalmente a partir de demandas firmadas em conferências internacionais.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Observe as afirmativas a seguir:
I - As vozes que apontavam os problemas socioambientais no Brasil antes do século XX sensibilizavam a política nacional apenas para instrumentos de educação ambiental , sem contemplar o controle ambiental.
II - As políticas de comando e controle representam uma mudança na maneira como as sociedades lidam com os problemas ambientais, a partir de então mais baseadas em maior intervenção do Estado e das políticas públicas para evitar, mitigar e compensar danos ambientais.
III - Desde sempre as políticas ambientais de comando e controle apresentaram um viés plural para as abordagens e caminhos possíveis - contemplando inclusive a educação ambiental -, o que conferia rapidez na sua implantação, razão de seu sucesso e consolidação.
Estão corretas as alternativas:
 
		
	
	Apenas I e II
 
	 
	Apenas II e III
 
	
	Apenas I
 
	
	Apenas III
	 
	Apenas II
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
Antes do século XX, embora houvesse vozes dissonantes e em favor do ambiente na sociedade brasileira, elas não sensibilizavam a política nacional de maneira alguma, inclusive para a EA.
As políticas de controle e comando não ocorreram desde sempre. Além disso, elas se modernizaram para, aí sim, alcançar maior celeridade em sua implantação. Inicialmente, elas se caracterizam como limitadas à regulação de atividades de maneira austera, sem contemplar outras atividades, como a educação ambiental.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Observe o trecho a seguir:
Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização (BARBIERI, 2017).
A respeito da legislação brasileira para a educação ambiental, assinale a alternativa correta:
 
		
	
	As vozes que apontavam os problemas socioambientais no Brasil antes do século XX sensibilizavam a política nacional apenas para instrumentos de controle ambiental, sem contemplar a educação ambiental.
 
	 
	Ainda que não fosse utilizada a expressão educação ambiental, pode-se considerar que ações de conscientização sobre os problemas socioambientais sejam também uma forma inicial de educação ambiental. 
	 
	Os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais não apresentavam uma abordagem socioambiental dos problemas, sempre deixando de lado temas como a escravatura e o latifúndio.
 
	
	Até o momento de promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental, não se pode considerar que havia no Brasil uma educação ambiental na prática.
 
	
	Nos períodos anteriores ao século XX, havia legislação ambiental no Brasil, embora muito ineficaz e, por isso, boicotada pelos ambientalistas.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
O trecho do enunciado esclarece que não havia legislação ambiental no Brasil, mas não aborda boicote de ambientalistas em qualquer momento.
Já havia uma compreensão de inter-relação entre problemas sociais e ambientais antes do século XX, conforme abordado em aula. 
Em sentido amplo, educação ambiental é toda ação de educação que visa incorporar os temas ambientais. Isso se dá inclusive fora das escolas, ou seja, em contexto não-formal. Portanto, havia educação ambiental antes que a mesma constasse na legislação.
O enunciado esclarece que tais vozes não sensibilizavam a política nacional.

Continue navegando