Buscar

hp_jogo_dos_22_erros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �
2
Exercício - Jogo dos 22 erros 							Prof. Gusmão
O licenciamento ambiental de atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras foi regulamentado em 1981, tendo sido estruturado em três etapas obrigatórias: licença prévia, licença de instalação e licença de operação, correspondentes às diferentes fases de implementação de um projeto. Cada licença ambiental é um procedimento administrativo, discricionário, unilateral, do poder legislativo, perene, pelo qual os órgãos competentes estabelecem as regras, as condições, as restrições e as medidas de controle ambiental.
Constituiu-se num direito adquirido, e conseqüentemente o licenciador não pode retirar a licença durante o período de validade. A renovação é automática e os prazos de validade são os mesmos independentes da fase do licenciamento. O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, apesar de não possuir caráter obrigatório. Se a renovação da Licença de Operação for requerida com antecedência mínima de 120 dias da expiração de seu prazo de validade, fixado na respectiva licença, este prazo ficará automaticamente prorrogado até a manifestação definitiva do órgão ambiental competente.
A licença é temporal, pois a questão ambiental é dinâmica. É emitida com restrições e condicionantes e representa a garantia que a atividade vai operar sem causar danos ao meio ambiente. Em relação às diferentes fases do licenciamento a Licença Prévia é aquela que mantem as características de um ato vinculado. A Resolução CONAMA nº 01/86 elenca de forma exemplificativa as atividades e tipologias que são obrigadas a apresentar EIA/RIMA nos seus processos de licenciamento ambiental. Portanto, a exigência de apresentação de Estudos Prévios de Impacto Ambiental sempre estará revestida de uma presunção absoluta. Visando uma maior segurança do órgão licenciador o EIA e o RIMA sempre devem ser exigidos para a renovação da Licença de Operação.
A fase anterior de uma licença sempre condiciona a próxima, isto é, a negativa de uma fase encerra o processo. A Licença Prévia está vinculada à fase de definição dos equipamentos de controle de poluição que serão instalados e neste momento que se verifica a obrigatoriedade da apresentação do EIA/RIMA. A Licença de Instalação será concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento aprovando sua localização e concepção. A Licença de Instalação representa a fase técnica, aquela que envolve tecnologia tanto de processo como de controle e consequentemente possui os atributos de uma licença administrativa. 
Na fase de LI não há qualquer menção a determinação legal pré-estabelecida para nortear as ações da Administração. Na fase da LI que o órgão ambiental analisa as alternativas locacionais do empreendimento. No procedimento de licenciamento ambiental deverá constar, obrigatoriamente, a Certidão da Prefeitura Municipal, declarando que o local e o tipo de empreendimento ou atividade estão em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo.
Durante a análise, do pedido da Licença de Instalação, o empreendedor inicia a instalação da obra ou do empreendimento. A Licença de Operação define a viabilidade ambiental do empreendimento e a normalidade do funcionamento da empresa confirma a análise técnica correta no processo de licenciamento. A Licença de Operação verifica se o empreendimento pode definitivamente se implantar naquele local. Finalmente, a Licença de Operação que deve ser requerida quando do término da construção e depois de verificada a eficiência das medidas de controle ambiental autoriza o início do funcionamento da atividade, sendo obrigatória somente para os novos empreendimentos posteriores à vigência do sistema de licenciamento ambiental estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente criada pela Resolução CONAMA 237, de 1997.
Prof. Gusmão: � HYPERLINK "mailto:cajinho@alternex.com.br" ��cajinho@alternex.com.br� - � HYPERLINK "http://www.sitioambientalhp.cjb.net" ��www.sitioambientalhp.cjb.net�

Outros materiais